fbpx

Motivos para o banho do bebê após 24h de nascimento

por Thainá Halac

Esse é um dos meus arrependimentos na maternidade, mas que aconteceu por falta de informação, infelizmente: o primeiro banho do bebê assim que saiu do útero.

Sempre achei agressivo para um recém-nascido que estava no escuro, em temperatura elevada, ser levado imediatamente para longe da mãe, naquela claridade habitual de centros cirúrgicos e hospitais. O primeiro banho então é traumático: os bebês berram, gritam, e são esfregadas com força para que o vérnix seja removido.

Contudo a prática deve ser repensada e alguns pediatras que seguem a linha humanizada já orientam as famílias quanto a isso. O embasamento é científico: o Advocate Sherman Hospital (EUA) indica que adiar o primeiro banho por 24 horas pode reduzir de maneira significativa o risco de que o recém-nascido apresente hipotermia (perda de calor) e hipoglicemia (queda de glicose), ao passo que facilita a amamentação. Os pesquisadores acreditam que o vérnix (material branco e gorduroso que cobre o corpinho na vida uterina) seja o responsável pelos bons resultados.

Conheça o Curso de Amamentação Online Método Vitalia Mamãe Bebê feito por especialistas no assunto e aprenda como amamentar o seu bebê sem dor e sofrimento >> CLIQUE AQUI <<

motivos-para-deixar-verniz-24h

Ou seja, essa gordura é fundamental para a boa saúde do bebê e a melhor proteção logo que sai do útero. O primeiro banho deve ser dado no quarto, junto com a mãe, se possível cobrindo o corpo do bebê com fraldas para trazer mais proteção e conforto dentro da água.

A Sociedade Brasileira de Pediatria também já recomenda aguardar esse período para o primeiro banho, mas infelizmente as maternidades brasileiras ainda não seguem essa diretriz, cabendo ao pediatra indicar e acompanhar.

Produzido até a 38ª semana de gestação, o vérnix caseoso é absorvido naturalmente nas primeiras horas de vida, mantendo a impermeabilidade da pele.

Seguindo essa linha, devemos apenas secar o bebê para asfatar o risco de hipotermia e caso deseje que o bebê fique limpo, há a alternativa de retirar o excesso com água morna e compressas, sem esfregar a pele.

Por fim, um spoiler da maternidade: eu lembro até hoje do cheiro de vérnix assim que Felipe saiu da barriga. Se eu pudesse, guardaria em um potinho! Pode parecer algo muito animal (é o que somos de verdade, né?), mas inexplicável!

Se quiser saber outras práticas que revi ao longo da minha jornada materna com Felipe, clique nesse texto aqui.

Divulgar Curso de amamentação online Método Vitalia Mamãe Bebe em vídeo passo a passo feito por especialistas em aleitamento materno

Esse post ajudou a esclarecer sobre o primeiro banho do bebê? Compartilhe!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais