fbpx

Texto para uma amiga recém mãe

por Isa
texto-para-uma-amiga-recem-mae

Há menos de um mês uma grande amiga virou mãe. Clarice nasceu há pouco e esse texto é dedicado à Rosane.

O que eu gostaria de te dizer

A maternidade é incrível e desafiadora.

Todos os seus limites serão colocados à prova. Horas sem dormir, choros que nos parecem intermináveis e inexplicáveis, dores do leite empedrado ou da má postura na hora de dormir ou amamentar. Por isso, divida as tarefas que puderem ser divididas com o Leandro. O padrão que temos hoje não é humano com as mulheres e nem sustentável. E ainda: peça ajuda a quem puder te ajudar. Para facilitar, diga como elas podem, ou melhor, como nós podemos te ajudar. Uma pausa para dormir, para tomar um café naquela padaria que você adora, saborear um almoço quentinho, uma saída a dois… são fundamentais para uma mãe e uma família equilibrada.

Você provavelmente sentirá saudades das horas livres, do sono abundante, da possibilidade de passar o dia de bobeira, sem fazer nada. É normal. Sinto falta até hoje. Procure, desde agora, reservar alguns momentos para você, para fazer o que te dá prazer, para não se perder de você mesma. Queria ter feito isso desde o início, desde sempre.

Você, provavelmente, sentirá medo, terá dúvidas sobre qual corrente seguir, se o que está fazendo está certo e se questionará constantemente sobre suas atitudes em relação à Clarice. Procure se informar, consuma textos, vídeos e o que mais fizer sentido para você e, principalmente, siga o seu feeling, o que parece certo para vocês.

Você provavelmente se sentirá esgotada física e mentalmente em alguns dias. Todas nós temos esses dias. Dá vontade de sumir. Procure conversar com outras pessoas assuntos que te interessam. Pode ser sobre isso que você está sentindo e vivendo, para se sentir mais acolhida ou sobre qualquer outra coisa que te dê prazer e que não esteja relacionada à maternidade porque é ótimo falar sobre outra coisa que não esteja relacionado a esse novo mundo.

Você provavelmente se sentirá sozinha durante as mamadas da madrugada. Aproveite para admirar a sua filha, ler um livro, pensar na vida, meditar, ouvir um podcast ou passear pelo Instagram.

Você provavelmente vai ouvir choros enquanto toma banho. Desligue o chuveiro para ouvir com mais clareza e, se for o tal do choro imaginável que muitas costumam ouvir durante o primeiro ano do filho, volte para o seu banho relaxante.

Você certamente vai errar. Somos humanas e imperfeitas. Mas tenho certeza que vai ACERTAR muito. Muito mais! A Clarice não poderia ter escolhido mãe melhor!

Virar mãe é descobrir uma força sem igual, é rever conceitos e preconceitos, é desejar ainda mais um mundo melhor, é querer mudar para ser melhor, é fazer mais com menos, é se transformar constantemente sempre desejando fazer o melhor.

A maior experiência da sua vida acaba de iniciar. Viva ela intensamente e divirta-se!

Gostou do texto? Compartilhe com uma grande amiga!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais