fbpx

Correção de cicatriz de cesárea: saiba mais

por Isa
como-corrigir-cicatriz-de-cesarea

Quando uma mulher se submete à cesárea, já sabe que irá ter uma marca para sempre em sua pele. O grande problema é que nem sempre essa linha fica fininha e clareia com o passar do tempo. Quando ela começa a ficar espessa, endurecida ou com um aspecto desagradável, pode mexer com a autoestima da mulher.

Mas graças aos avanços da medicina, já é possível solucionar o problema das cicatrizes de cesárea por meio de correções plásticas.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Cirurgia de correção de cicatriz de cesárea:

Para tentar minimizar as cicatrizes de cesárea com aspecto indesejado, muitas mulheres recorrem a procedimentos estéticos como injeções, uso de ácidos,  radioterapias, compressão e uso de cremes e pomadas específicas. Porém, em alguns casos, as alternativas de tratamento não apresentam resultados satisfatórios, sendo necessária uma intervenção cirúrgica para correção da cicatriz.

A cirurgia de correção da cicatriz é uma cirurgia plástica que tem por objetivo melhorar a aparência da cicatriz de cesárea, uniformizando a pele. É importante saber que os resultados nem sempre garantem o total desaparecimento da cicatriz e variam de acordo com a pele e processo cicatricial de cada pessoa.

Para quem a cirurgia é indicada?

A cirurgia de correção de cicatriz é indicada para todas as mulheres que, após o parto, apresentaram:

·        Cicatrizes alargadas (rasa e frouxa) ou com estética indesejável;

·        Cicatriz discrômica, que apresenta alteração da cor da pele ao redor da cicatriz;

·        Cicatriz atrófica, que se mostra mais funda que a pele ao redor;

·        Cicatriz retraída, que causa aproximação da pele ao redor e dificulta a movimentação da pele e de articulações próximas;

·        Cicatriz queloideana (com formação de queloide), que possui elevações que tendem a crescer, deixando a cicatriz bastante volumosa, ultrapassando a linha da cesárea.  Geralmente gera coceira, dor e ardor;

·        Cicatriz hipertrófica, que se mostra elevada, porém, diferente do queloide, se limitada a bordas da ferida. Geralmente rosácea e que pode gerar coceira e dor;

Quais são as contraindicações da cirurgia?

A correção da cicatriz não é indicada para pacientes que apresentam dificuldades de cicatrização, fazem uso crônico de medicamentos corticoides, possuem doenças do tecido conjuntivo ou infecção ativa na área da cicatriz.

Além das condições específicas para este tipo de cirurgia, é importante ficar atento a demais problemas de saúde que podem ser impeditivos de realizar uma cirurgia plástica, como: diabetes não controlada, problemas de coagulação, problemas cardíacos, tendência a trombose, câncer, obesidade, dentre outros. Cabe ao cirurgião avaliar cada caso específico e verificar se a paciente apresenta-se apta a realizar a cirurgia.

Como é feito o procedimento?

O profissional apto para realizar a correção é um cirurgião plástico capacitado. A técnica consiste em incisões por toda a extensão da cicatriz, podendo ser feitas na parte de dentro ou fora da cicatriz, dependendo de cada caso. Após as incisões, a cicatriz é removida pelo cirurgião.

Os pontos internos são absorvíveis e a parte externa pode ser feita com pontos simples ou intradérmicos – que ficam alojados dentro da incisão. Além da opção com pontos, o cirurgião e paciente também podem optar pelo uso de uma fita biológica com cola – que permite à paciente molhar a região operada no mesmo dia.

O procedimento é realizado com anestesias (geral ou local) e sedação. A duração da cirurgia depende do tamanho da região acometida pela cicatriz. Em geral, cicatrizes pequenas (de até 4 centímetros) levam 30 minutos e as maiores (de 4 até 15 centímetros) podem demorar cerca de uma hora.

 

O pós-operatório:

O pós-operatório deve ser prescrito pelo cirurgião, (incluindo o uso de pomadas, cremes e até mesmo compressão local) e rigorosamente seguido pela paciente, para que os resultados sejam efetivos. Afinal, como a cicatriz será removida e substituída por uma nova, os cuidados em cima desta deverão ser redobrados para evitar os mesmos problemas. Em geral, a cicatriz pode levar até um ano para se maturar.

No período de recuperação é recomendado evitar atividades físicas intensas, evitar exposição solar intensa durante os primeiros 30 dias e nunca se esquecer de usar o filtro solar na região da cicatriz (mesmo após sua completa cicatrização).

As complicações cirúrgicas ocorrem raramente, mas podem incluir infecção, abertura dos pontos e sangramento – complicações comuns a quase todos os tipos de cirurgias plásticas. Em caso de ocorrência de algum sintoma relacionado ou febre, deve-se contatar imediatamente o seu médico ou procurar um serviço de emergência médica.

O resultado final (antes e depois):

Nos primeiros meses é normal que a cicatriz se apresente com aspecto avermelhado. Seu aspecto irá melhorando com o tempo, mas, em alguns casos, nem sempre é possível sua remoção completa.

No período entre dois à três meses de pós-cirúrgico já é possível observar melhora visível no aspecto da cicatriz. Porém, o completo resultado final poderá ser visto após um ano.

Em alguns casos um procedimento é suficiente para garantir resultados satisfatórios, porém, casos mais complicados necessitam de repetições ou realização de novos tratamentos.

Outros aspectos importantes

Apesar de algumas cesáreas trazerem consigo cicatrizes com aspecto desagradável, é bom saber que existem soluções para corrigir este tipo de problema!

Além do aspecto indesejável, se a cicatriz se apresentar com queloides e/ou hipertrófica, é possível optar pela cirurgia plástica de correção de cicatriz para devolver a autoestima e o aspecto mais natural da pele.

É importante saber que nem sempre será possível a retirada completa da cicatriz original, mas com certeza o seu aspecto geral será melhorado. Os resultados da cirurgia já podem começar a ser sentidos após os 2 meses de pós-operatório, tendo seu resultado definitivo no período de um ano após a cirurgia.

Para mulheres que se sentem incomodadas com o aspecto de sua cicatriz, a correção é uma ótima opção!

Esse foi um Guest post da Mariana Schneider, do AesCare.

Gostou do conteúdo sobre a cirurgia de correção de cesárea? Comente logo abaixo suas dúvidas – nosso convidada está pronto para respondê-la!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais