Como fica a Barriga pós parto? O dia do parto chega e acreditamos que a barriga desaparece logo após o parto. Não. Não é bem assim.
Durante a gestação o nosso corpo muda. Muito. Barriga e peito crescem, o quadril se alarga e o peso aumenta. Gerar um bebê, uma pessoa dentro da outra, é punk! Um processo que provoca transformações profundas no corpo de uma mulher.
O dia do parto chega e, se não tivermos lido nada a respeito ou vivido a experiência de uma pessoa próxima, acreditamos que a barriga desaparece logo após o parto. Não. Não é bem assim.
A criança nasce, mas a barriga fica. Não mais o barrigão de 9 meses, mas uma barriga de 5 ou 6 meses. É normal que muitas de nós tenhamos dificuldades em se reconhecer neste novo corpo que passa por um momento de transição. Muitas mães podem estranhar a barriga pós parto e sofrer ao se olhar no espelho.
Além da barriga que não volta, tem as estrias que surgiram quando não deveriam dar as caras ou a cicatriz que teima em ficar evidente, mesmo com todo o ritual de cremes e fitas cicatrizantes do pós-parto. Para completar esse quadro, tem a línea nigra, aquela linha vertical escura que aparece na barriga de algumas grávidas por conta da concentração hormonal. E também o melasma, a chamada mancha da gravidez. Não é mole não.
A gente se aperta na cinta, mas a verdade é que ela não faz milagre. Pode até ajudar, mas não resolve o problema.
Escrevemos também: Cinta pós-parto modeladora: qual o melhor modelo?
São marcas que mostram que as mudanças chegaram. Mudanças profundas. Já não somos mais as mesmas. Nem por dentro e nem por fora.
O puerpério, com sua mistura de emoções, novas rotinas e desafios, privação de sono, responsabilidade e insegurança torna ainda mais difícil retomar os cuidados com o corpo. E, mesmo depois que as emoções se acalmam, a rotina mantém seu ritmo frenético.
Levamos dias, semanas, meses e até anos para nos recuperarmos de tantas mudanças. É um período e eu acho que o objetivo deve ser torná-lo o menos desconfortável possível. Tentar passar por ele sem sofrimento, entendendo que as prioridades, pelo menos por um bom tempo, são outras.
Por aqui, sempre me preocupei em manter um corpo com o qual me sentisse confortável e sempre pratiquei esportes. Por isso, confesso que a ausência deles estavam me fazendo falta. Ensaiei muitas vezes o retorno à prática esportiva e, só agora, consegui uma regularidade. Dessas de ir toda semana, pelo menos 2 dias (parece pouco, mas para mim já está valendo muito). Enquanto escrevo esse texto, minhas filhas gêmeas estão com 3 anos e 3 meses.
Muito tempo, né? Mas não se desespere. Lembre-se, essa é a minha história. Pode ser que você consiga voltar antes. Muito antes.
E, aqui eu tenho uma dica para quem quer voltar ao corpo de antes da gravidez e ter uma rotina mais saudável: o programa Mamãe Sarada, que faz parte da Queima Diária, a maior e mais completa plataforma online da América Latina dedicada à saúde e ao bem-estar.
O Mamãe Sarada é um programa específico para mães que querem voltar a ter o corpo de antes da gravidez mas não tem tempo para cuidar do corpo por causa dessa nossa rotina louca! São 14 minutos de aulas gravadas em vídeo para vc assistir na TV, no celular, no pc ou no tablet. É um programa feito de mãe para mãe. Com conhecimento dos desafios do período que a maternidade traz para a mulher.
Tem treino voltado para afinar a cintura e o Xô Diástase. Enfim é muita entrega por menos de R$1/dia. Chega de desculpa, entre em ação e seja mais feliz e saudável!
O sentimento que tenho é que se eu tivesse conhecido a Queima Diária antes (só conheci em 2020) teria conseguido retomar aos treinos e ao meu corpo antes.