fbpx

Como e por que fazer lenço umedecido caseiro?

por Thainá Halac

Desde que Felipe nasceu, sempre busquei usar produtos mais naturais para evitar alergias e problemas de saúde à longo prazo associados a substâncias utilizadas em industrializados, e a receita do lenço caseiro surgiu em uma dessas pesquisas.

Quando era muito bebê, a minha opção para limpá-lo era sempre um algodão com água morna, como nossas avós faziam. E se fosse uma evacuação que sujasse mais, eu optava por lavar com água e sabão neutro mesmo.

Sempre prestei atenção em embalagens, evitando principalmente produtos com parabenos na fórmula – que são cancerígenos e podem provocar doenças endócrinas -, largamente usados para conservar não só cosméticos como também alimentos.

Li também muitos artigos atribuindo à metilisotiazolinona, um dos componentes dos lenços industrializados, o aumento de alergias que provocam coceiras e feridas na pele dos recém-nascidos. E pasmem, a indústria aumentou o uso dessa substância em 25 vezes nos últimos anos.

Comprei lenços umedecidos na farmácia, sim, mas passei a usá-los com mais frequência depois que meu filho fez um ano e em viagens, por exemplo, já que o industrializado é mais fácil de estocar. Mas ainda continuo preferindo água e sabão!

O caseiro além de ser uma opção mais segura e sustentável ainda é econômico!

Se quiserem testar, aqui está a receita:

  • Corte um rolo de papel toalha na medida no recipiente – eu cortava sempre pela metade!
  • Coloque o rolo de papel toalha dentro do recipiente.

 Misture:

  • 1 1/2 xícara de água quente
  • 2 colheres de sopa de xampu de bebê
  • 2 colheres de sopa de óleo de bebê

Como fazer:

  1. Despeje a mistura líquida ao longo do topo do rolo de toalha papel.
  2. Feche o recipiente com a tampa e deixe repousar até que todo o líquido seja absorvido. Em seguida, vire o recipiente de cabeça para baixo e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Tudo pronto, abra e inicie o uso puxando uma toalha do centro do rolo.
  3. À medida que o papel absorve o líquido, a umidade vai soltar o centro de papelão, tornando mais fácil para puxá-lo para fora.
  4. Pronto, agora para utilizar você vai puxando a quantidade de lencinhos necessários e fechando em seguida a tampa para não ressecar.
  5.  Se os lenços não estiverem molhados o suficiente, basta acrescentar mais água.
  6. Se os lenços ficarem muito úmidos, deixe um pouco destampado.

 

Gostou dessa dica? Compartilhe esse post!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais