fbpx

Os benefícios de se organizar – Parte II

por Marina Gabaglia
beneficios-de-organizar

Olá queridos leitores!

Nas postagens anteriores iniciamos a nossa viagem ao mundo da organização falando de sua definição e de dois grandes benefícios que ela proporciona: Ganho de Tempo Economia de dinheiro

No post de hoje, vamos falar sobre outros dois benefícios: a redução do estresse e o aumento da produtividade.

Vamos lá!

 

Redução do Estresse

UMA HISTÓRIA PARA CONTAR…

Bruna chegou ao trabalho às 9 h e iniciou seu dia respondendo seus e-mails e WhatsApps. Ela participará de uma reunião às 10 h para apresentar um relatório de um grande projeto. Este relatório já estava pronto, era só pegá-lo e ir à reunião.

O tempo passou e quando Bruna olhou, o relógio já marcava 9:50h. Ela não se preocupou, pois ainda tinha dez minutos.

O que o leitor não sabe é que, nas gavetas, armário e mesa de Bruna, todas as coisas são guardadas sem critério de organização.

  • Ela não tinha uma caixa de entrada e saída para os documentos
  • As pastas não eram organizadas por assunto
  • Havia pilhas de papéis e livros sem identificação em cima da mesa e dentro de gavetas.

beneficios-da-organizacao

 

Bruna não encontrava o documento. Passou alguns minutos e ela não conseguia mais raciocinar direito, estava muito estressada e não adiantaria imprimir um novo relatório, pois ele não teria as fotos e documentos que ela havia anexado ao relatório original e que faziam toda diferença.

Às 09:58h finalmente encontrou o relatório e correu para a reunião.

Bruna chegou atrasada, estressada e demorou algum tempo até que se recuperasse do desgaste físico e emocional.

Essa foi uma historinha que criei para mostrar como as técnicas e ferramentas de organização ajudam a evitar o estresse, seja no trabalho, em casa ou nos estudos.

 

Aumento da Produtividade

Aproveitando a mesma história, vamos exemplificar sobre o aumento da produtividade:

Bruna refletiu bastante no que tinha acontecido e concluiu que não havia necessidade de passar novamente por aquele estresse, era hora de mudar!

Preparou uma lista de providências, entre elas, a compra de pastas, arquivo e caixas organizadoras.

Em alguns dias, Bruna conseguiu:

  • Setorizar os materiais de trabalho, separando por tipo de documento, livros, material de papelaria, entre outros.
  • Subdividir os documentos por assuntos, colocando em pastas plásticas ou suspensas, nos arquivos.
  • Guardar os livros no armário, organizados de forma que pudesse encontrar o título de forma rápida.
  • Colocou em sua mesa uma caixa de entrada, onde ficavam os documentos que chegavam e uma caixa de saída, que ficavam os documentos que seriam despachados ou utilizados em breve.

beneficios-de-se-organizar

Bruna percebeu como estava produzindo mais em seu dia de trabalho!

  • O tempo foi otimizado, pois as coisas estavam em seus devidos lugares, ela sabia onde encontrar.
  • Estressava-se menos, pois não precisava mais ficar procurando objetos e chegar atrasada às reuniões
  • Sentia mais satisfação e alegria.

Ela aumentou a sua qualidade de vida, pois produzia mais e sentia satisfação no trabalho, e, ao chegar em casa, refletia essa energia positiva para sua família, aproveitando melhor esse tempo, que é tão precioso, com as pessoas que ama!

 

PENSE NISSO…         

** É muito importante fazermos do nosso ambiente de trabalho um lugar limpo, organizado e agradável, porque é um lugar onde passamos muitas horas!

 

Em nosso próximo post falaremos mais sobre os benefícios da organização em nossas vidas!

Até lá!

Agradeço aos leitores do Sacada de Mãe por nos acompanhar nessa jornada da organização! Vocês são muito importantes para nós!

Para ver os outros 2 textos que publicamos:

O que é Organização?

Os benefícios de se organizar

Lembrou de alguém que goste ou precise de uma ajudinha na organização? Aproveite e compartilhe esse texto!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais