Quando você está grávida do seu primeiro filho ou filha, você pode sentir uma série de emoções diferentes, desde excitação e expectativa até medo e ansiedade.
Muitas mulheres vivenciam mudanças emocionais durante a gravidez, à medida que seus hormônios flutuam, seus corpos mudam e elas se preparam para a transformação de suas vidas.
Neste post, discutiremos as diversas emoções que você pode sentir durante a gravidez e como lidar com elas de forma saudável.
Mudanças hormonais e a gravidez
É perfeitamente normal que as mulheres experimentem mudanças de humor na gravidez.
As oscilações de humor na gravidez, costumam iniciar algumas semanas após a concepção ter ocorrido. Isso ocorre porque níveis mais altos de estrogênio e progesterona são produzidos pelo corpo para sustentar uma gravidez saudável. No entanto, embora importante, esse influxo de hormônios pode fazer com que as mulheres se sintam emocionalmente desequilibradas – com oscilações de humor.
Muitas mulheres sentem choro, irritabilidade e sobrecarga. Se não forem gerenciados adequadamente, esses sentimentos podem se transformar em sintomas mais sérios, como ansiedade e depressão. De acordo com Olivia Marcellino, VP de Pesquisa da Recovery.com , a gravidez pode causar depressão “devido a uma mudança repentina nos hormônios, estresse e privação de sono após o parto. Entre 10-20% das novas mães desenvolvem depressão.”
Se você deseja evitar os efeitos colaterais emocionais mais sérios da gravidez, como a depressão, estar ciente das mudanças emocionais que podem acontecer durante a gravidez é o primeiro passo para proteger seu bem-estar emocional agora e no futuro.
Mudanças de humor na gravidez: emoções que você pode sentir
Veja algumas das emoções que você pode sentir durante a gravidez e as melhores estratégias de enfrentamento.

Choro
Quando você descobre que está grávida, é o começo de uma montanha-russa emocional. Você pode sentir de tudo, de excitação a nervosismo, de medo a sobrecarga. Esses sentimentos são todos perfeitamente normais.
No entanto, sentir essas emoções junto com a náusea intensa e o aumento de hormônios comuns durante o primeiro trimestre pode levar a tantos momentos de choro quanto momentos de felicidade.
Irritabilidade
Seu corpo está gerando um bebê. Do gerenciamento de suas emoções ao gerenciamento de seus cuidados é comum se sentir mal-humorada e irritada de vez em quando. Você não é a única.
Muitas mulheres descobrem que, à medida que a gravidez avança, elas ficam cada vez mais desconfortáveis. Fica mais difícil dormir e os medos e preocupações que eram enfiados em uma caixa rotulada como “preocupação para depois” agora estão expostos.
Com todos esses pensamentos e emoções girando em sua mente, pode ser fácil se sentir sobrecarregada. Você pode se ver ficando cada vez mais frustrada e impaciente com as pessoas ao seu redor. A irritabilidade é comum durante a gravidez e geralmente é o resultado de estresse e ansiedade reprimidos.
Instinto de aninhamento
À medida que você percebe que seu mundo inteiro está prestes a mudar, você pode sentir uma forte vontade de se preparar para a chegada do seu bebê. Esse desejo poderoso de se organizar e se preparar para o bebê é frequentemente chamado de “aninhamento”.
O instinto de aninhamento é muito comum e geralmente é um reflexo de como você está se sentindo emocionalmente. Muitas mulheres durante a gravidez se sentem fora de controle. Com tudo prestes a mudar, elas tentam encontrar pequenas coisas em suas vidas que podem controlar (como fazer a mala da maternidade , decorar o quarto do bebê e encontrar espaço para todos aqueles presentes de chá de bebê).
Aninhar é bem normal (até certo ponto), mas se você perceber que seus instintos de aninhamento estão ficando um pouco exagerados (provavelmente não é necessário que você limpe atrás do freezer neste exato momento), é importante tirar um tempo para si mesma.
Ansiedade
Se você está se sentindo ansiosa durante a gravidez, você não está sozinha.
Não importa se você está ansiosa com o parto, preocupada em se tornar mãe ou incerta sobre como sua vida mudará quando seu bebê chegar, esses tipos de ansiedade são normais e esperados.
No entanto, se você estiver sofrendo de ansiedade intensa durante a gravidez, o que dificulta suas atividades diárias, converse com seu médico ou médica.
Como lidar com as emoções durante a gravidez
Então, agora que você conhece as emoções que são comuns durante a gravidez, como você as administra para proteger seu bem-estar mental? Algumas ótimas maneiras de administrar esses momentos de alta emoção durante sua gravidez incluem:
Dormir o suficiente: durante o primeiro trimestre, o que seu corpo mais precisa é de sono (e muito!). Além de ajudar seu bebê a crescer, dormir o suficiente é uma ótima maneira de controlar as oscilações de humor da gravidez. Isso garante que você esteja bem descansada e pronta para enfrentar o dia.
Fale com outras pessoas: ninguém deveria ter que passar pela gravidez sozinha. Obter apoio de amigos e familiares ou online de grupos locais e conexões sociais é uma ótima maneira de administrar suas oscilações de humor na gravidez. Também garante que você receba o apoio emocional de que precisa durante esse momento emocionante e assustador.
Mantenha-se fisicamente ativa: muitas mulheres grávidas acham difícil permanecer fisicamente ativas durante a gravidez. No entanto, manter seu corpo grávido em movimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Existem muitos exercícios suaves, de caminhada a natação, que têm pouco impacto em seu corpo enquanto fazem seu coração bombear.
LEIA TAMBÉM > Exercícios na gravidez: Conheça o Grávida em Forma
Peça ajuda: estar grávida pela primeira vez é uma experiência única e maravilhosa. No entanto, também pode parecer extremamente avassaladora. Em vez de deixar o estresse tomar conta de você, é importante pedir ajuda. Você não precisa fazer tudo sozinha. É ok (e bom!) pedir apoio a outras pessoas. Seja ajuda com limpeza ou cozinha ou simplesmente um ouvido atento, todos nós precisamos de pessoas ao nosso redor que possam oferecer o incentivo e o amor de que precisamos.
Esperamos que as dicas deste post tenham te ajudado e desejamos muita sorte na sua gravidez e na sua jornada rumo à maternidade.
Leia também > Mamãe Cream: novo creme para cuidar da pele no pós gestação
Veja nossas dicas para o Enxoval do Bebê, CLICANDO AQUI