fbpx

Livro Não me toca, seu boboca

por Isa
nao-me-toca-seu-boboca

O livro  “Não me toca, seu boboca!”, trata com a delicadeza que merece, uma tema que pode ser difícil de ser abordado: a prevenção de violência e abuso sexual na infância.

A história

A coelhinha Ritoca, ajuda pais e educadores a abordarem o tema contando uma “história difícil de entender e muito mais difícil de falar…”

A história de “Não me toca, seu boboca!” se desenrola a partir do encontro com um tio gentil e sorridente, chamado Tio Pipoca. O tio acaba ficando amigo de Ritoca e seus amigos e os convida para passarem à tarde em sua casa, desde que não contassem nada para ninguém. Primeiro sinal de alerta!

Enquanto a turma se divertia, o vilão pede para Ritoca ajudá-lo e a leva para longe de todos. Quando Ritoca sente o perigo, começa a gritar: NÃO ME TOCA, SEU BOBOCA!”

Felizmente, ela e seus amigos conseguem escapar do encontro que se tornou um pesadelo. Ufa!

Exemplos de situações de risco

Ao longo do livro, a autora Andrea Taubman, apresenta exemplos de situações que podem representar risco para criança: “Se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, Ritoca logo reconhece.

O livro aborda de maneira simples e direta o tema “abuso sexual infantil”, ensinando como lidar com a situação. Mas tudo isso, sem deixar de lado a linguagem lúdica.

Texto rimado e boas ilustrações

Além disso, o texto é rimado, prática que as crianças (e, por que não os adultos) costumam adorar.

Não me toca, seu boboca! Também traz dicas de como lidar com situações de risco.

Uma leitura extremamente importante para meninas e meninos e ótimo instrumento para pais que desejam abordar o assunto com os filhos e para educadores.

O livro traz belas ilustrações de Thais Linhares.

Consulta a diversos especialistas

Em entrevista ao site Childdood a autora conta que consultou diversos especialistas até a chegar a versão final do livro.

A educação é um pilar importante da prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, e livros como esse nos ajudam nesse processo de orientação e educação.

Para comprar o livro, clique no link abaixo.

Mais sobre o assunto

Já resenhamos outro livro sobre o assunto: Pipo e Fifi, clique aqui para ler.

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais