fbpx

A mudança na relação familiar com a chegada do bebê

por Isa
a-chegada-do-bebe-e-a-mudanca-na-vida-do-casal

Desde que iniciamos o programa Pulse da B2Mamy, a única aceleradora que prepara e conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação, temos conhecido pessoas maravilhosas. Uma delas foi a Kamila Domith, empreendedora criadora da startup Mães Bem Resolvidas, uma rede de fortalecimento de mães que desejam empreender em cidades pequenas.

Aproveitamos e convidamos a Coach de Famílias, formada em Expert Parent Coaching Brasil, com mais de 250 horas de atendimento, para escrever um texto para o blog e o tema escolhido é super pertinente. Aproveitem!

 

Por Kamila Domith

Oie querida mamãe! Vem bebê novo por aí? É o primeiro ou segundo?

Tenho certeza que vários pensamentos estão passando pela sua cabeça, não é mesmo? Qual nome escolher, como será o quarto, o chá de bebê, o tamanho das fraldas que mais irão usar, quem serão os padrinhos, como será o rostinho da criança, se ela está se desenvolvendo bem…Ufa, será que no meio disso tudo, você ainda consegue pensar que a relação familiar irá mudar?

Olha, acredito que não! Pelo menos eu e mais umas 20 grávidas que acompanhei durante algum tempo (de 2015 até os dias de hoje) – me disseram que pouco pensaram que passariam por mudanças na estrutura familiar, mais especificamente na relação conjugal. Nessa fase, o foco está, praticamente, todo sobre o bebê, e está tudo bem nisso! Mas é muito importante e viável se preparar para algumas mudanças que irão acontecer entre a esposa e o marido.

Assim, podemos evitar uma triste realidade: de seu casamento se transformar em um divórcio, como tem acontecido com 25% dos casais que estão se separando após a chegada do primeiro filho, de acordo com esse artigo do site Metrópoles.com.

 

5 mudanças comuns na vida do casal com a chegada do bebê

Vamos juntas ver 5 mudanças que podem acontecer e como se preparar para diminuir esses desafios?

 

1) Haverá diminuição dos cuidados e atenção entre marido e mulher

Sim, antes vocês viviam um para o outro. Tudo bem, eu sei que tinha o trabalho, a vida social, as atividades esportivas, mas fora isso, era só vocês dois, e agora são vocês três e muitas dúvidas, mudanças, coisas novas. A esposa, agora mãe, volta 90% da sua atenção para o bebê, principalmente no seu primeiro ano de vida, e o marido, agora pai, fica ali, meio perdido, não sabendo o que fazer. Amigão, é hora de você cuidar de sua esposa, dar a ela todo suporte, carinho, segurança e atenção para ela cuidar do bebê. E saiba, que muitas vezes, você não será retribuído. Mas fique calmo, vai passar, aos poucos as coisas irão voltando ao normal, até mesmo melhorando.

 

2)  O papo

Nessa hora, mamãe vai querer falar, falar, falar quase não deixando tempo para papai abrir a boca. Tenha paciência caro amigo, ela passará grande parte do seu dia, conversando com alguém que só sabe chorar e fazer grunidos. Ela vai precisar, vai querer ter um papo mais cabeça quando você chegar em casa. Ok, você passou o dia todo conversando com alguém, mas ela não! Paciência e empatia são as chaves para este momento.

 

3) Os passeios familiares

A saída para um restaurante, a ida ao shopping ou até mesmo na padaria da esquina pode virar um acontecimento sobrenatural. Antes do bebê nascer, os dois saiam juntos, voltavam na hora que queriam, passavam a noite sentados, em volta dos amigos, conversando! Agora, vocês irão procurar lugar com brinquedos, com recreadores, animais, ou seja, a diversão, muitas vezes, será em prol da criança. Uma dica para este momento é fazer as atividades em casa, chame os amigos e deixe a criança brincando em local seguro, onde ela já está acostumada. Assim, vocês evitam a cena: mamãe comendo sozinha e papai correndo atrás da criança e vice-versa. Programem também um dia só para vocês dois e chame alguém de confiança para cuidar do bebê em casa ou até mesmo no restaurante, quando os dois estão juntos, conversando e namorando.

 

4) A união familiar

Em alguns casos, o nascimento de um filho traz o companheirismo e aproxima o casal, que precisa agir junto para garantir o bem-estar do pequeno. Marido e mulher crescem juntos, se aproximam mais para cuidar de um bem comum e indefeso.

A fonte principal para isso acontecer, é o diálogo, companheirismo e respeito! Assim ambos irão conseguir enxergar o lado bom da transformação da vida familiar, com amor e gratidão.

 

5) O sentido de ser família

Isso é algo inexplicável. É daquelas coisas, daqueles momentos que você não consegue explicar, apenas sentir. Apenas sentir até diminui esse momento, pois, após o nascimento dos filhos, a família ganha um sentido inexplicável, emocional, forte. A vontade de estar todos juntos, de comemorar as conquistas de cada um, conversar sobre as dificuldades do dia, saber se todos estão bem, ganha um sentido maior. Um sentido de arrepiar.

Aproveite a gravidez para comunicar, planejar, ter paciência, aprimorar a empatia, aumentar a união familiar. Assim, a chegada de um filho, vai aumentar abundantemente o sentido de ser família.

Cada minuto com a família, com os filhos, só o casal, é único, é cheio de incertezas, é feito com muito amor, é uma escolha, é cuidar de algo precioso, é demonstração altruísta de carinho, é tudo!

Aproveite cada momento a dois, aproveite cada momento da chegada do bebê. Se inspire, aprenda e seja treinado para isso, afinal, vocês não nascem pais e mães e muito menos possuem manual. Somente o dia a dia vai ensinar para vocês!

Tenham fé em Deus, tenham fé na vida, na família! Tentem outra vez! Confie que você é capaz, que Deus escolheu vocês para formar essa família.

 

Kamila Domith é casada e mãe da Manu. Fundadora da startup Mães Bem Resolvidas uma rede de fortalecimento de mães que desejam empreender em cidades pequenas. Coach de Famílias, formada em Expert Parent Coaching Brasil. Contadora de Histórias. Facilitadora do método Grow in Group – atendimento de crianças e adolescentes. Formada em Direito e Turismo. Professional Coach – Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e Analista Comportamental Disc pelo Instituto Nacional de Análise Comportamental (INAC).

kamilla-domith-coach-parental

Acompanhe Kamila nas redes:

Instagram: @kamiladomith

Facebook: Kamila Domith

www. kamiladomith.com.br

email: contato@kamiladomith.com

Whats (35) 9 9250-8089

 

Lembrou de alguém que está grávida ou vivendo uma fácil difícil? Compartilhe o texto com ela!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais