O Mini Mundo de Gramado é um dos passeios mais interessantes e clássicos de Gramado. São réplicas de construções em miniatura 24 vezes menores que as originais. Tudo isso em um jardim ao ar livre e céu aberto.
Todas as reproduções expostas foram construídas pelo próprio parque. E, a escolha de cada obra que irá compor o acervo é analisada por uma equipe que leva em conta o valor histórico e cultural de cada obra.
As miniaturas representam diversas partes do mundo e são construídas com muito capricho e alto nível de realismo. Algumas peças são renovadas de tempos em tempos. No Parque Mini Mundo de Gramado, os visitantes podem conhecer um pouquinho das construções da Alemanha, castelos europeus com riqueza em detalhes, o aeroporto de Bariloche e a Cordilheira dos Andes. Há ainda uma réplica da Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto-MG e o Museu do Ipiranga, de São Paulo. Lá você ainda encontra praia, clubes, carros de polícia, carros de corpo de bombeiro, ônibus, trens, aviões e embarcações em miniatura.
Vale visitar o Mini Mundo em Gramado?
Em nossa opinião sim!
As crianças (e os adultos) costumam ficar encantadas com o Parque Mini Mundo e por aqui não foi diferente. As meninas, com quase 3 anos na época (janeiro de 2019) se encantaram com todas as construções e mini pessoas. Falam da viagem e desse passeio até hoje.
Sem dúvida Gramado é um destino especial para famílias com filhos pequenos. Pelas atrações, pela segurança e pela facilidade. Mas um destino caro se você for entrar na maioria dos parques.
Dicas
Para quem gosta de conhecer mais a história dos locais visitados, vale fazer a visita guiada, que é gratuita e faz toda a diferença no passeio.
Por ser ao ar livre, o passeio não é uma boa opção para os dias chuvosos. E, pela mesma razão, vale passar protetor solar nos dias mais ensolarados.
A História do Mini Mundo
O parque foi idealizado por Otto Hoppner e seu filho. Otto era alemão e veio morar no Brasil em 1952. Fixou moradia em Gramado, onde inaugurou o Hotel Ritta Hoppner em 1958.
Com a chegada dos netos eles projetaram em uma pequena área de lazer, as primeiras miniaturas. A ideia era que os netos e os hóspedes pudessem brincar com mais liberdade.
As minis construções foram se multiplicando e, em 1983 inauguraram o parque temático Mini Mundo.
O local conta com um Café Mini Mundo, onde você encontra chocolates quentes, cappuccinos, tortas alemãs e sorvete de chocolate.
Quanto custa o ingresso do Mundo a Vapor?
Quando fomos em altíssima temporada – dezembro de 2018 e janeiro de 2019 – os valores do ingresso eram R$21 meia entrada e R$42 a inteira. Crianças até 2 anos não pagam (exceção, já que quase todas as atrações de Gramado e Canela isentam crianças até 5 anos).
Confira os outros textos que escrevemos sobre Gramado e Canela e o Natal Luz de Gramado: