fbpx

Como escolher a creche para o seu filho?

por Thainá Halac

A escolha da creche na qual os filhos irão estudar é sempre muito difícil para os pais. Fatores como proximidade de casa ou do trabalho do pai ou da mãe (ou de qualquer outro responsável que fique com a incumbência de levar e buscar a criança, como os avós) devem ser preponderantes, contudo há ainda mais aspectos que devem ser observados.

Sempre que possível peça referências e indicações de amigos – aqui conto a minha experiência com Felipe – sobre os estabelecimentos. Ao pesquisar os preços, não esqueça de perguntar, além da mensalidade, sobre taxas (matrícula, material) e custos de atividades e horas extras. A Isa fez uma lista com o valor de mensalidade de várias creches aqui no Rio. Fundamental também verificar se os horários disponibilizados estão de acordo com as suas necessidades.

Um dos primeiros questionamentos deve ser se a creche é legalizada pela prefeitura local. Isso permite que uma série de normas elaboradas pelo Ministério da Educação e pela secretaria municipal de ensino sejam respeitadas e fiscalizadas por estes órgãos, assegurando conformidade aos serviços oferecidos.

Outro ponto importante a ser observado é a linha pedagógica. Piaget, Construtivismo e Montessoriano são alguns dos mais utilizados no Brasil atualmente. Há uma série de métodos e cada escola deve escolher o seu para que o ensino tenha coerência e a criança seja estimulada corretamente. Aqui cabe observar também que cada método deve se adequar ao tipo de vida, aos anseios da família e, claro, à personalidade da criança.

A legislação atual define berçário como o primeiro período escolar, até 3 anos e onze meses de idade – na qual a frequência do aluno não é obrigatória e sim facultativa. No Rio de Janeiro, as creches municipais oferecem o serviço desde os seis meses, mediante uma fila de inscritos. As particulares costumam aceitar a partir de quatro meses, data na qual termina a licença maternidade segundo as normas trabalhistas do regime CLT, adotado pela maioria dos empregadores.

O que observar ao escolher a creche?

Após escolher as creches que se adequam à sua logística e ao seu bolso, é chegada a hora de agendar as visitas para conhecer de perto as instalações. Aqui temos 22 questionamentos que devem ser feitos para embasar sua decisão:

  1. Número de crianças por turma: quanto menor a turma, melhor. O número máximo permitido por sala no berçário são 24 bebês, sendo que precisa ter uma professora e uma auxiliar a cada seis crianças. Acho este número por turma um exagero. Creio que no máximo 12 bebês é o ideal;
  2. As instalações são adequadas e ventiladas para receber bebês?
  3. Se tiver ar condicionado, o ideal é que mantenham pelo menos uma janela aberta (com tela de proteção!) para que a proliferação de doenças seja evitada, mantendo ainda o ambiente em temperatura agradável para os pequenos;
  4. Exigem caderneta de vacinação atualizada para a matrícula?
  5. Se os brinquedos são limpos e com qual a periodicidade é feita a limpeza;
  6. Quantidade de refeições e se há cardápio (peça uma cópia!) elaborado por nutricionista;
  7. Se os profissionais do berçário usam tocas descartáveis na cabeça para não deixar cair cabelos;
  8. Se as pessoas que frequentam o berçário entram descalças e/ou com proteção descartável nos pés;
  9. A sala das crianças é adequada? Oferece algum risco de segurança? Há tapetes de EVA para absorver o impacto em caso de queda? Quinas? Proteção com grades e telas?
  10. O trocador é um espaço limpo e higienizado?
  11. Como é feita a higiene (banho e troca de fraldas) das crianças? Com qual frequência ou critério?
  12. Há berço para que os bebês possam dormir? Importante verificar também se a cabeceira é inclinada para evitar refluxos e também se não há tecidos que possam provocar sufocamentos nos berços. Pergunte também sobre a troca da roupa de cama: periodicidade ou se deve ser levada de casa por cada responsável e devolvida ao final da semana para limpeza
  13. Há médico responsável pelo estabelecimento que faça o acompanhamento das crianças e afaste-as em caso de suspeita ou diagnóstico de doenças, alertando os demais pais de alunos?
  14. Há seguro-saúde em caso de acidentes?
  15. Peça para visitar a cozinha. As instalações são limpas? As comidas são frescas ou congeladas?
  16. Verifique a qualidade da água. Há filtros? Compram água mineral?
  17.  Há espaços externos, como solários? São extremamente importantes para que criança pegue sol todos os dias, o que evita doenças e ajuda na absorção de vitamina D;
  18. Qual é o protocolo para afastar o aluno por febre ou doença?
  19. Há atividades extras para estimulação? Psicomotricidade, Natação, Sala de Leitura, Horta, Aula de Música, Areal?
  20. Como é a rotina da criança na creche?
  21. Para que possa se planejar, pergunte sobre o funcionamento em feriados municipais e estaduais e também sobre recessos de final de ano;
  22.  Último e talvez mais importante: observe se as crianças e profissionais parecem felizes no local e como todos abordam as crianças, principalmente nos momentos difíceis, como choros.

O que diz a legislação?

Cada município tem a sua legislação, sempre em conformidade com o Ministério da Educação. Destacamos aqui partes importantes das deliberações previstas em Lei para o Rio de Janeiro. Importante verificar quais são as da sua cidade, que precisam estar disponíveis nas publicações do Diário Oficial ou até mesmo na secretaria de Educação ou Conselhos Regionais:

  • A modalidade creche organiza-se, conforme a faixa etária de: a) zero até 11 (onze) meses – Berçário I; b) 1 (um) ano até 1 (um) ano e 11 (onze) meses – Berçário II; c) 2 (dois) anos até 2 (dois) anos e 11 (onze) meses – MaternaI I; d) 3 (três) anos até 3 (três) anos e 11 (onze) meses – Maternal II
  • Os critérios para a organização de grupos decorrerão das especificidades do Projeto Político-Pedagógico, atendida a seguinte relação criança/profissional, considerando professor e auxiliar: I – Na faixa etária de zero a um ano e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte quatro crianças, em espaços físicos distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para cada grupo de até seis crianças. II – Na faixa etária de dois anos até dois anos e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte quatro crianças, em espaços físicos, distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para um grupo de até quinze crianças e dois auxiliares a partir da décima – sexta criança. III – Na faixa etária de três anos até três anos e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte quatro crianças, em espaços físicos, distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para um grupo de até vinte crianças e dois auxiliares a partir da vigésima – primeira criança.
  • A equipe pedagógica nas instituições privadas de Educação Infantil será composta por Diretor, Coordenador Pedagógico e Professores.
  • Os espaços utilizados pelas crianças do Berçário I e II – sejam os destinados a atividades, ao repouso, às instalações sanitárias, à recreação e ao lazer- deverão ser claramente definidos, de maneira a ser garantido o seu uso com exclusividade ou que, havendo necessidade de serem compartilhados, o sejam, apenas, com as crianças das demais faixas etárias da Educação Infantil.
  • O berçário para crianças com até um ano de idade, deve ser provido de berços individuais, área livre para movimentação das crianças, locais para amamentação e para higienização, com balcão e pia, e espaço apropriado para o banho de sol;

 

Este post esclareceu suas dúvidas sobre como escolher a creche? Comente como foi a sua experiência! Compartilhe em suas redes, ele pode ajudar muitos pais por aí!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais