fbpx

Resenha do livro infantil MICO MANECO

por Isa
avaliacao-livro-mico-maneco-ana

O livro MICO MANECO, de Ana Maria Machado e com ilustrações de Claudius, da editora Salamandra, é sem dúvida um sucesso: já está na oitava impressão. O primeiro texto foi lançado em 2011.
O livro tem dois personagens principais o Mico Maneco, que é um macaco muito levado, e Mona, a macaca meio de miolo mole, e integra a coleção que leva o mesmo nome do livro.

opiniao-livro-mico-maneco-ana-maria-machado

avaliacao-mico-maneco-ana-maria-machado
Já resenhamos outro livro da coleção Mico Maneco em Resenha do livro infantil NO BARRACO DO CARRAPATO.

Na parte do livro reservada à biografia, Ana Maria Machado revela:

Não estudei pedagogia. Meu negócio é contar histórias. … Já fiz uma porção de livros, mas poucos me dão tanta emoção como estes: para muitas crianças, o primeiro livro na vida. Uma espécie de chave mágica para a literatura! Vocês nem imaginam como isso esquenta o coração….

Na parte reservada à biografia de Claudius Ceccon ele escreve:

como Ana Maria, meu negócio também é contar histórias, só que as minhas eu conto visualmente. Foi gostoso dar uma cara a ideia maravilhosa que Ana Maria teve, de criar histórias divertidas para que as crianças aprendam a ler e a gostar da leitura.

O texto é bem simples e apresentado em expressões curtas que se repetem e facilitam a leitura pelos iniciantes. Ele só não é escrito em caixa alta. O livro está entre o grupo dos livros destinados às primeiras leituras na Coleção Mico Maneco.

avaliacao-livro-mico-maneco-ana-maria
Mico Maneco é um macaco muito levado como todo mico é. Mona é uma macaca meio de miolo mole que adora se enfeitar (como pode ser visto nas ilustrações).

Mico Maneco pede banana e Mona maluca dá bananada. Mico Maneco acaba se enrolando na hora de carregar a bananada muito mole e fica todo melado.

Mona maluca pede o caneco de bananada.
O levado do Mico Maneco dá uma canecada.
De bananada?
Nada.
Canecada na cuca de Mona Maluca.

opiniao-mico-maneco-ana-maria-machado

O livro abusa das rimas e dos trava-línguas.

As ilustrações são feitas em traços simples, são coloridas e ocupam boa parte das páginas. Os traços de Claudius representam um recurso fundamental para contar a história do Mico Maneco e da Mona Maluca.

review-livro-mico-maneco-ana-maria-machado

resenha-livro-mico-maneco-ana-maria-machado

As gêmeas se divertiram com a leitura do livro. Com 2 anos e 2 meses acompanharam a leitura do início ao fim. Pediram para ler repetidas vezes. Na foto abaixo, a Alice estava contando a história do livro Mico Maneco para mim!

resenha-mico-maneco-ana-maria-machado

 

Sugestões para mediação da leitura do livro MICO MANECO

  • A página 17 ilustra o momento que o mico Maneco dá uma canetada na Mona maluca. Ideal para trabalharmos os desentendimentos tão comuns entre as crianças de 2-3 anos.
  • É possível trabalhar as cores e perceber os detalhes, como os laços de fita no rabo e na cabeça de mona maluca e o salto alto nos pés (página 8).
  • Quando o Mico Maneco ficou todo melado de bananada aproveite para perguntar onde a bananada caiu. Na barriga, na bochecha e no chão.

 

Ficha Técnica do livro Mico Maneco

Autora: Ana Maria Machado

Ilustrador: Claudius Ceccon

Editora: Salamandra

Especificações: Brochura | 24 páginas

Faixa etária indicada: 2 a 6 anos

 

Nossa Avaliação

review-e-resenha-de-livros-infantis-5-coracoes

 

 

 

 

Para comprar o livro Mico Maneco pela Amazon, clique na imagem abaixo.

Você também vai gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais