O livro MICO MANECO, de Ana Maria Machado e com ilustrações de Claudius, da editora Salamandra, é sem dúvida um sucesso: já está na oitava impressão. O primeiro texto foi lançado em 2011.
O livro tem dois personagens principais o Mico Maneco, que é um macaco muito levado, e Mona, a macaca meio de miolo mole, e integra a coleção que leva o mesmo nome do livro.
Já resenhamos outro livro da coleção Mico Maneco em Resenha do livro infantil NO BARRACO DO CARRAPATO.
Na parte do livro reservada à biografia, Ana Maria Machado revela:
Não estudei pedagogia. Meu negócio é contar histórias. … Já fiz uma porção de livros, mas poucos me dão tanta emoção como estes: para muitas crianças, o primeiro livro na vida. Uma espécie de chave mágica para a literatura! Vocês nem imaginam como isso esquenta o coração….
Na parte reservada à biografia de Claudius Ceccon ele escreve:
como Ana Maria, meu negócio também é contar histórias, só que as minhas eu conto visualmente. Foi gostoso dar uma cara a ideia maravilhosa que Ana Maria teve, de criar histórias divertidas para que as crianças aprendam a ler e a gostar da leitura.
O texto é bem simples e apresentado em expressões curtas que se repetem e facilitam a leitura pelos iniciantes. Ele só não é escrito em caixa alta. O livro está entre o grupo dos livros destinados às primeiras leituras na Coleção Mico Maneco.
Mico Maneco é um macaco muito levado como todo mico é. Mona é uma macaca meio de miolo mole que adora se enfeitar (como pode ser visto nas ilustrações).
Mico Maneco pede banana e Mona maluca dá bananada. Mico Maneco acaba se enrolando na hora de carregar a bananada muito mole e fica todo melado.
Mona maluca pede o caneco de bananada.
O levado do Mico Maneco dá uma canecada.
De bananada?
Nada.
Canecada na cuca de Mona Maluca.
O livro abusa das rimas e dos trava-línguas.
As ilustrações são feitas em traços simples, são coloridas e ocupam boa parte das páginas. Os traços de Claudius representam um recurso fundamental para contar a história do Mico Maneco e da Mona Maluca.
As gêmeas se divertiram com a leitura do livro. Com 2 anos e 2 meses acompanharam a leitura do início ao fim. Pediram para ler repetidas vezes. Na foto abaixo, a Alice estava contando a história do livro Mico Maneco para mim!
Sugestões para mediação da leitura do livro MICO MANECO
- A página 17 ilustra o momento que o mico Maneco dá uma canetada na Mona maluca. Ideal para trabalharmos os desentendimentos tão comuns entre as crianças de 2-3 anos.
- É possível trabalhar as cores e perceber os detalhes, como os laços de fita no rabo e na cabeça de mona maluca e o salto alto nos pés (página 8).
- Quando o Mico Maneco ficou todo melado de bananada aproveite para perguntar onde a bananada caiu. Na barriga, na bochecha e no chão.
Ficha Técnica do livro Mico Maneco
Autora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Claudius Ceccon
Editora: Salamandra
Especificações: Brochura | 24 páginas
Faixa etária indicada: 2 a 6 anos
Nossa Avaliação