Brinquedos para bebê entre 1 ano e 18 meses: quais os mais indicados?
Antes de Felipe nascer eu vivia um dilema: que presente dar em aniversário de um ano? Também ficamos na dúvida de quais brinquedos devemos comprar para os nossos filhos, de forma que sejam bem aproveitados e estimulem as crianças de acordo com as fases e com os marcos de desenvolvimento.
Até os dois anos os bebês tendem a brincar de forma paralela, ou seja, não interagem muito com outras crianças. Eles podem estar no mesmo ambiente, mas cada um com sua brincadeira individual. Somente após essa fase que eles começam a ter brincadeira colaborativa, com interação com outras crianças até chegar na brincadeira associativa, por volta de dois anos e seis meses, quando brincam com outras crianças mas por pouco tempo por conta da afirmação do ego.
Por isso é tão importante a criança brincar e ser estimulada com os elementos corretos.
Mas nada disso vale se não fizermos o principal: brincar com os nossos filhos! Claro que eles devem brincar sozinhos também, mas é fundamental que estejamos presentes nestes momentos lúdicos, estreitando laços e construindo memórias com as crianças.
Algumas dicas de brinquedos para desenvolver seu filho até 18 meses:
Colocar blocos na caneca
Esse marco consiste na capacidade do bebê colocar pelo menos um bloco dentro de uma caneca e soltá-lo. Com a coordenação motora fina mais apurada a brincadeira mais usual costuma ser empurrar, jogar no chão e tirar e colocar peças de um lugar para o outro.
Outra alternativa é deixar a criança encaixar tampas de potes na cozinha (quem nunca?). Aliás, nessa fase eles adoram mexer em panelas, vasilhas, abrir gavetas.
Essa zebrinha da Fischer Price que ilustra o post ganhamos de presente do meu tio quando Felipe fez um ano e faz sucesso aqui em casa. Felipe comemora muito cada vez que acerta cada um dos blocos no pescoço do bichinho.
1) Brinquedos para bebê: Construir (e destruir) torres
Felipe começa a se interessar em empilhar blocos, sejam os acartonados que ele ama e que podem ser montados de diversas maneiras ou esses semi-círculos da Fisher Price que ele ganhou do meu primo também no aniversário de um ano. Em geral a partir dos 2 anos a criança começa a se interessar por construir essas torres, mas como tudo no desenvolvimento infantil pode ser antes ou depois. Felipe não desenvolveu tão rápido a coordenação motora grossa, mas a fina é bem avançada, então talvez por isso ele se interesse desde cedo por esse tipo de brinquedo.
Veja aqui outras opções de brinquedos para bebês >>> https://amzn.to/3Y7bC7a
2) Encaixar peças
Por volta dos 18 meses as crianças também começam a se interessar por encaixes, seja de formas ou de peças. Felipe tem diversos brinquedos de encaixes de formas e também são bem legais para ensinarmos as cores e ir falando se é um triângulo, quadrado, retângulo, etc. Há pouco tempo também começou a se interessas por brinquedos tipo Lego, com muitos encaixes de forma. Ele encaixa e desencaixa, fica um bom tempo nessa função que é ótima para a coordenação motora fina e estimulam a concentração.
Brinquedos para bebê: Musicais
Guitarras, violões, baterias, pandeiros. Todos esses fazem sucesso com as crianças, que em geral adoram música. Estimular a musicalidade nas crianças é maravilhoso e esses instrumentos cumprem o papel com maestria, apresentando diferentes sons. Não é à toa que a música é indicada inclusive como terapia para os pequenos, principalmente para os com perda auditiva.
Veja aqui uma seleção de brinquedos musicais para bebês >>> https://amzn.to/3pTFM11
Brinquedos para bebê: Educativos de madeira
Por aqui os que mais fazem sucesso são o aramado – que permite passar as madeiras de um lado para o outro, estimulando espacialidade e raciocínio lógico – e os cilindros de madeira que devem ser batidos com um martelinho, também ótimo para desenvolver a coordenação motora fina.
Veja algumas opções de brinquedos educativos de madeira para bebê >> https://amzn.to/3K85PZf