fbpx

Os benefícios da Colônia de Férias para as crianças

por Thainá Halac
colonia-de-ferias

Começou janeiro e com ele o drama de ter a criança em casa um mês ociosa! Para quem não pode tirar férias com os filhos, é sempre uma preocupação saber o que fazer com as crianças neste período.

Esse ano Felipe ficou duas semanas com a avó e passará uma na colônia de férias. Como ele já frequenta escola, por mais que a minha mãe, que inclusive é Psicopedagoga, tente entretê-lo em atividades, leve à piscina ou para passear, sempre acho que falta o mais importante para o desenvolvimento infantil: contato com outras crianças.

Também percebi que Felipe se alimenta melhor quando está com outras crianças e que ele precisa de atividades com início, meio e fim. O excesso de televisão nas férias também é algo que me incomoda muito e fica difícil de controlar. Fora que eu precisava dar uma folga para a minha mãe – não é mole cuidar de um bebê de 1 ano e 11 meses!

Escolhemos deixa-lo na colônia de férias da escola dele porque aí já estaria adaptado às cuidadoras, ao ambiente e, principalmente, veria os amiguinhos nas férias. Também contou a favor a questão da logística, que é a mesma que já estamos acostumados ao longo do ano.

A rotina da colônia é bem diferente da escola. As atividades são mais livres, com pula-pula, banho de mangueira, piscina, borracha, velotrol, teatrinho e muito pátio para brincar ao ar livre!

Outro ponto positivo é o cardápio: apesar de ser mais “livre” do que no período escolar, as refeições são feitas sempre no mesmo horário e com todos os grupos de alimentos necessários para suprir as necessidades nutricionais da criança – o que em casa nem sempre conseguimos, já que ficamos à mercê da nossa rotina, adversidades da casa e até mesmo das compras, o que impossibilita um cardápio tão variado.

Como outras crianças que frequentam creches, nós não temos estrutura de cuidador em casa. Então não temos outro plano B – até porque contratar alguém somente para as férias implicaria ainda em mais custos, adaptação e, claro, confiança.

Em resumo, os benefícios da colônia de férias são:

  1. Socializar com outras crianças, interagindo e desenvolvendo habilidades;
  2. Prática de atividades físicas – longe dos tablets e tvs as crianças que frequentam as colônias passam o dia entretidas em atividades que estimulam a prática de esportes;
  3. Alimentação regrada e diversificada;
  4. Mantém a rotina da criança – fundamental para que nas férias elas não desregulem completamente o sono e horário de refeições;
  5. Estimula outras habilidades, como música, teatro e artesanato;
  6. Retorno às aulas – por não passar um período muito grande fora do contato com outras crianças, a volta ao ambiente escolar é feita de maneira mais suave.

Pensei que Felipe fosse estranhar ter de ir à escola mas a verdade é que ele está adorando a colônia de férias! Ele já percebeu que a dinâmica é diferenciada do período escolar e acorda feliz da vida para encontrar os amigos.

Acredito que essa foi a melhor maneira de conciliar as férias dele com a nossa rotina de trabalho. Nos próximos anos vamos tentar ajustar para que consigamos estar com ele neste período, mas se não for possível, a colônia será sempre uma ótima opção!

Seus filhos já frequentaram colônia de férias? Queremos saber!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais