É o passeio ideal para quem é curioso e gosta de entender como as coisas funcionam.
Estão expostas réplicas em miniatura de soluções antigas para vários problemas. E é incrível ver que muitas delas funcionam até hoje. O local retrata muito bem a evolução industrial e o funcionamento de várias máquinas.
Algumas das réplicas disponíveis têm cenários ricos em detalhes: Olaria (onde são fabricados telhas e tijolos que cabem nas mãos), Pedreira, Usina Termelétrica, Usina Hidrelétrica, Fábrica de Papel, entre outros.
Fachada do Mundo a Vapor
A fachada do Mundo a Vapor impressiona e é um capítulo à parte.
Ela reproduz o famoso acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros.
Visitas guiadas
Para quem prefere um passeio rico em informações, de tempos em tempos saem visitas guiadas, onde é possível saber ainda mais detalhes de cada processo apresentado no local.
Os funcionários explicam como se faz papel, o funcionamento de uma locomotiva, etc.
Passeio de Trenzinho
Uma minilocomotiva anda sobre os trilhos pelo pequeno jardim do parque.
O passeio é curtinho, mas costuma agradar os menores e já está incluído no ingresso do Mundo à Vapor.
Cabine Foto Antiga
Em Gramado, existem alguns estúdios espalhados para tirar fotos ao estilo antigo e, um deles, está dentro do Mundo à Vapor.
Você escolhe um cenário e juntos (com sua família ou amigos) e, caracterizados com roupas e adereços típicos, vocês vivenciam um pouco do estilo da época.
Espaço Kids
O Mundo à Vapor conta com um espaço infantil com alguns brinquedos, livros, mesas e cadeiras. Ideal para oferecer algum lanche ou refeição e para um descanso.
As meninas ficaram lá por uma meia hora se entretendo com os brinquedinhos.
Vinho Jolimont
No local há ainda um quiosque do Jolimont, onde é possível degustar alguns rótulos da marca e comprar a taça ou garrafa para consumo no local ou para levar para a casa.
Enquanto as meninas se esbaldavam no espaço kids, ficamos esperando tomando um vinhozinho.
Vale visitar o Mundo a Vapor?
Em nossa opinião: sim!
Inicialmente, não havia selecionado o parque para irmos, mas como tínhamos bastante tempo e estava um calor absurdo quando fomos (dez-jan) resolvemos ir.
As meninas tinham 2 anos e 10 meses e ficamos em dúvida se elas aproveitariam o Mundo a Vapor. Mas elas curtiram. Fomos duas vezes no passeio de trenzinho, ficaram no espaço kids e se interessaram por algumas das réplicas expostas.
Acho que ver tudo pequenininho sempre encanta as crianças, até os menores.
Acredito que crianças maiores aproveitem ainda mais o passeio.
Quanto custa o ingresso do Mundo a Vapor?
Quando fomos em altíssima temporada – dezembro de 2018 e janeiro de 2019 – os valores do ingresso eram R$18 meia entrada e R$36 a inteira. Crianças até 5 anos não pagam (como quase tudo em Gramado e Canela).
Há um ingresso em valor promocional combinando entrada + foto antiga.
E, o site pode oferecer melhores condições de compra do que a bilheteria. Vale conferir!
Se você ainda não escolheu a data da viagem ou está indo entre novembro e dezembro, aproveite para ler os dois artigos que escrevemos sobre o Natal Luz de Gramado: