A fotografia lifestyle, como o nome diz, retrata o estilo de vida da família, com a intenção de mostrar o que tem de mais verdadeiro na cena, captando as ações cotidianas, o que gostam de fazer, como vivem.
Eu me apaixonei por esse estilo de foto quando conheci o trabalho da fotógrafa Renata Missagia, que por sorte nossa hoje é parceira aqui no blog.
À época que meu filho nasceu, quase dois anos atrás, ela já havia me alertado, que além de ser um ensaio mais fidedigno, um verdadeiro retrato da nossa família naquele momento, seria um ensaio que exigiria menos do bebê e de nós também, já que o ensaio newborn – que como falo aqui nesse post sobre o meu arrependimento – poderia render fotos lindas do bebê com poses de revista, mas que exigem horas e horas de um serzinho que acabou de sair da barriga da mãe sem roupa, com frio, sendo manipulado e colocado em poses diversas às vezes durante quase todo um dia.
Acabei fazendo o ensaio newborn e me arrependi. Hoje teria certamente feito o lifestyle, até porque eu queria me ver, lembrar de mim e da minha família naqueles primeiros dias do Felipe conosco. Das angústias, dos medos, dos olhares. E é isso que esse tipo de ensaio se propõem a captar, registrando o que há de mais verdadeiro naquela cena. “No lifestyle até existe uma direção: eu sugiro algumas poses, arrumo a casa do cliente, vejo a luz, a melhor posição, sugiro roupa. Não é totalmente despretensioso até porque preciso impor o senso estético, mas dessa forma consigo capturar os sentimentos e expressões típicos de cada família, fazendo com que cada ensaio seja único”, explica Renata.
Outro ponto que me cativou nos ensaios da Renata é o visual “all white” das fotos, deixando tudo limpo, claro. Acho lindo, clean, sofisticado e atual.
À favor do estilo lifestyle, também enxergo que é um registro não só da família, mas da casa, das roupas, dos hábitos. De como era tudo quando o bebê nasceu. Já pensou que incrível olhar essas fotos daqui a alguns anos? Acho uma recordação e tanto e faço questão de imprimir essas memórias para revisitá-las sempre que possível.
A especialidade da Renata é fotografar famílias, desde a barriga. Ela também faz os ensaios chamados de “acompanhamento”, que é quando um fotógrafo registra, pelo menos no primeiro ano de vida da criança, as mudanças, as novas conquistas. Em geral, esse tipo de ensaio é feito a cada quatro meses, mas a sazonalidade pode variar. O resultado é bem legal. Se você tiver oportunidade de fazer, faça! São momentos que não voltarão e asseguro que é uma delícia poder rever nosso bebê tão pequenino quando quisermos com a sensibilidade e a técnica de um olhar profissional.
Recentemente fizemos o ensaio lifestyle com a Renata Missagia para registrar os 18 meses do Felipe. Sério, as fotos são incríveis! Não me canso de ver!
O que acharam da fotografia lifestyle? Compartilhe esse post!