Felipe ama banho de banheira, mesmo estando atualmente com 1 ano e dez meses. E ele gosta porque brinca muito e se diverte no banho. Temos um monte de brinquedos para esse momento e eu sempre tive a preocupação de higienizar todos, pois quando ele ainda tinha poucos meses vi saindo uma gosma preta de um deles e fiquei apavorada!
Verifiquei e o brinquedo tinha mofado por dentro! Além de ser um nojo, pode causar sérios problemas nas crianças pelo contato com esse lodo.
Nos brinquedos de plástico com furinhos, passei a esvaziá-los completamente após o uso. Mas somente isso não é suficiente: a cada quinze dias, me dedico a mergulhar os bichinhos todos em uma solução de ½ xícara de vinagre em um balde de água por uma hora. Esfrego com esponja, deixo os brinquedos absorverem a mistura internamente e repito até ficarem bem limpos por dentro.
Outra opção é fazer essa solução com água sanitária, mas acho arriscado com bebês porque é mais agressivo e se tiver resquícios pode causar alergias. Também pode ser que o brinquedo desbote, então não acho que seja a melhor alternativa para essa limpeza. O vinagre por ser um bactericida natural, cumpre bem esse papel.
Com criança é sempre bom evitar produtos a base de solventes. No mercado brasileiro já encontramos fórmulas específicas até mesmo biodegradáveis para limpar os brinquedos infantis, mas acho totalmente desnecessário investir nesses produtos.
Como o lema aqui é menos trabalho, também comecei a prestar atenção e oferecer somente brinquedos de banho sem esse furinho, que facilitam imensamente a minha vida.
Por aqui também fazem sucesso os livrinhos de banho, que por não possuírem nenhum tipo de abertura, também não acumulam sujeira e podem ser usados sem essa necessidade de manutenção constante.