Essa fase de preparativos para a chegada do bebê envolve muitas tarefas: montar o enxoval, lavar as roupinhas, arrumar a mala da maternidade, decorar o quarto, comprar o berço, etc.
Hoje trazemos dicas de como lavar a roupinha do bebê, tarefa essencial para remover a poeira, ácaros e fungos, que podem afetar a saúde do recém nascido.
Se você ainda não montou o enxoval do bebê, montamos uma lista completa dos itens que pode ser impressa em Enxoval de Bebê: a escolha das roupinhas por tamanho
Quando lavar as roupas de bebê?
Por aqui, indicamos que as roupas do bebê comecem a ser lavadas a partir da 28ª semana de gestação, assim você pode realizar a tarefa aos poucos e também tem mais tempo para que tudo fique arrumadinho para a chegada do recém-nascido. Depois desse tempo de gestação a barriga pode atrapalhar um pouco e você pode ficar menos disposta para a tarefa .
Em casos de gravidez gemelar (como foi por aqui) ou gravidez de risco prematuro, você pode antecipar um pouco essa lavagem. Assim, caso o bebê ou bebês gêmeos nasçam antes da hora você não terá mais uma preocupação enquanto estiverem no hospital.
Aqui em casa iniciamos a lavagem das roupinhas das gêmeas Alice e Lara quando estava com 24 semanas de gravidez. Foi um tempo bem tranquilo para deixar tudo organizado até a 30ª semana.
Prefira lavar as roupas de bebê em um dia quente, para que a roupa seque mais rapidamente. Assim você evita que as peças fiquem com cheiro de umidade.
Quais peças do recém-nascido lavar?
Todas as peças que terão contato com a pele do bebê devem ser lavadas: roupinhas, luvas, meias e gorros. Lembre-se também de lavar os lençóis do berço ou caminha, mantinhas, xales, toalhas, fraldas de pano e paninhos de boca.
A lavagem das roupinhas do bebê e a Bolsa de Maternidade
Você deve lavar primeiro as roupas de bebê nos tamanhos RN e P, porque serão as primeiras a serem usadas e porque também vão ser incluídas na mala para a maternidade. Já fiz 2 textos onde relacionei os itens necessários para montar a mala de maternidade completa (disponível para impressão): Mala de Maternidade: o que levar? e Bolsa de Maternidade para Gêmeos: O que Levar?
Não é indicado lavar roupas de tamanhos muito grandes porque você pode precisar lavar novamente por conta da poeira.
Quais produtos usar para lavar roupa de bebê?
Você deve usar sabão neutro ou sabão de coco para lavar as roupinhas de bebê. A finalidade é evitar a irritação da pele sensível do recém-nascido e o desenvolvimento de alergias.
Existem muitas opções de sabão próprio para lavar roupa de bebê e de sabão de coco, no mercado.
Clicando aqui você encontra algumas > https://amzn.to/3EYYvwa
Sempre gosto de selecionar os produtos com mais estrelinhas – ou seja, mais bem avaliados – e ler as avaliações para avaliar o custo benefício.
Prefira usar o sabão em barra para as lavagens à mão. Ao escolher o produto, priorize os inodoros ou com pouco cheiro.
Caso deseje usar amaciante nas roupas do bebê, procure produtos específicos para bebê. Confort, Downy e Mon Bijou têm essa linha. Veja aqui algumas opções > https://amzn.to/3ycbneM
Como lavar roupa de bebê?
Você pode lavar as roupas de bebê na máquina ou à mão.
Lavando as roupas de bebê na máquina
Se você for lavar as roupas de bebê à máquina utilize o ciclo de roupas delicadas ou de bebê (se houver) ou o menor ciclo de lavagem da sua máquina. Vale fazer uma limpeza do interior da máquina de lavar antes de iniciar a lavagem das peças do bebê (isso pode ser feito comandando um ciclo de enxágue sem nenhuma roupa dentro).
A maioria das máquinas do tipo lava e seca possuem essa opção de lavagem de roupas delicadas ou de bebê > https://amzn.to/3kMgpvx
As roupinhas de bebê sequer foram usadas e, portanto, não estão sujas de verdade. Por isso, não é preciso esfregar ou lavar por muito tempo. A lavagem da roupa do bebê é feita para tirar poeira e a sujeira das mãos de quem a manipulou.
É possível ainda utilizar a opção de secagem da lavadora, mas tenha o cuidado de verificar se alguma das roupinhas não pode ser secada dessa forma.
Você deve tomar os cuidados necessários a qualquer lavagem de roupa: verificar se alguma peça solta tinta e, nesse caso, lavá-la individualmente, utilizar a quantidade de sabão e amaciante indicada pelo fabricante do produto, respeitar a capacidade da máquina, observar as instruções da etiqueta de cada roupa.
Procure usar sacos protetores para as peças mais frágeis como roupinhas e mantas de linha e tricô.
Você também pode usar o ciclo de secagem da Lava e Seca em substituição à etapa de esterilização feita pelo ferro de passar roupa. Não é a mesma coisa, mas é uma alternativa. É o que fazia por aqui com peças mais simples. Aqui algumas opções de lava e seca > https://amzn.to/3kMgpvx
Lavando as roupas de bebê na mão
Se você for lavar as roupas de bebê à mão, vale colocar as peças de molho em água com sabão neutro ou de coco por 1 hora e, em seguida dar uma leve esfregada. Depois enxágue bem a roupinha do bebê para que não sobre resíduos do sabão usado.
Se a roupinha depois de lavada apresentar um cheiro forte de sabão, o ideal é lavá-la de novo, pois pode ter ficado resíduo de produto na peça. Mas também pode ser um cheiro característico do produto, nesse caso, avalie mudar de produto.
Secagem das roupas de bebê
Se você lavou as roupinhas à mão, o ideal é não torcer as peças com força. Por isso, você deve enrolá-las em toalhas e depois torcer a toalha para tirar o excesso de água.
Estenda as roupas no varal, de preferência em local com bastante ventilação e à sombra. Roupas brancas podem ser secas ao sol. Se em sua casa não há uma área grande para estender as roupas, prefira lavar as peças do bebê aos poucos.
Separe 1 ou 2 baldes ou bacias para uso exclusivo para as roupinhas do bebê. Depois que ele nascer você irá precisar deixar muitas roupas de molho por conta, principalmente de golfadas e vazamentos de coco.
Algumas dicas de secagem de roupas de bebê
1) Você pode usar os cabides de roupa infantil para secar macacões. Tenha cuidado apenas de colocar o cabide por baixo para não estragar a gola do macacão.
2) Se faltar pregador, use os botões do body para secar essas peças. Essa dica circulou bastante na internet nos últimos meses. Alguns criticaram, apontando que a roupa fica amassada e, por isso, a secagem não acontece de forma rápida . É verdade, mas é uma alternativa quando não se tem pregador suficiente para todas as peças.
3) Peças mais grossas que o volume possa atrapalhar a fixação dos pregadores, como toalhas e mantas, podem ser presas por pregadores na lateral.
Posso secar roupa de bebê na máquina?
Como a roupa é aquecida durante a secagem na máquina ela acaba ajudando na limpeza da roupa, cumprindo um pouco o papel do ferro de “esterilizar” as roupinhas.
Por aqui usamos a secadora nos dias em que o tempo está fechado, mas em geral deixamos secar as roupinhas das gêmeas no varal mesmo. Uma dica importante se você for secar roupa de bebê na máquina de secar é tirar as peças assim que a secagem for concluída, porque senão as roupinhas acabam amarrotando muito e você acaba tendo que passar por mais tempo até ficarem sem rugas.
É preciso passar todos os itens?
Passar as roupas do bebê é essencial. Procure passar as peças ao avesso, utilizando a temperatura média ou alta.
Como guardar as roupas do bebê depois de lavadas
Você pode guardar as roupinhas do bebê em sacos plásticos, para evitar que sujem de poeira novamente. Mas se o local onde as roupinhas fiquem guardadas tiver uma boa vedação, acho desnecessário esse passo de incluir as roupas em sacos.
Outra opção é cobrir as roupinhas e demais itens lavados com um tecido ou plástico.
Esse texto ajudou a esclarecer as suas dúvidas? Compartilhe com as amigas!
Salve este post no Pinterest clicando no botão Salvar no Pinterest no lado esquerdo superior da imagem abaixo.