O livro A vida não me assusta foi escrito pela ativista Maya Angelou e tem arte do artista gráfico Jean-Michel Basquiat, ambos artistas com uma história de vida sofrida e problemática.
Maya Angelou é uma historiadora ativista dos direitos civis, além de atriz, cantora, dançarina, professora e escritora.
A obra é um pouco diferente dos títulos voltados para o público infantil. A vida não me assusta tem um tom mais obscuro e imagens que alguns podem desgostar. A temática central da obra é o medo. Mas o livro trata também de como superá-lo.
As meninas aqui adoraram e eu gostei da proposta do livro de tratar a temática do medo e da superação dele com os recursos de arte – ainda que não sejam meus traços preferidos, acho interessante trazer diversidade ao olhar delas.
Ao que me parece, a autora utilizou metáforas para expressar sofrimentos profundos que marcam uma vida. Na verdade, muitas vidas. Em A vida não me assusta, Maya Angelou dá voz ao seu passado. A escritora foi brutalmente violentada aos 7 anos de idade e o título mostra como os medos podem ser superados.
A vida não me assusta é voltado para o público infantil mas adultos também podem apreciar a arte de Basquiat e o poema de Maya Angelou, não importa a idade.
O poema lindo e encorajador de Maya Angelou tem muito a dizer apesar das poucas palavras.