Estou devendo uma festa a vocês. Lembra que prometi fazer uma comemoração quando Felipe começasse a dormir a noite inteira? Então, esse dia chegou!!
Nunca fiz desmame noturno (até porque não existe e não é recomendado), muito menos treinamento de sono. Sempre entendi que nessa fase, nos primeiros anos, Felipe precisava de segurança e eu estaria ali à disposição, mesmo que isso me privasse de horas de sono e me deixasse exausta.
Eu tinha esperança de que o sono dele se autorregularia. E de fato foi assim que aconteceu. Sem nenhuma intervenção, com o desmame naturalmente Felipe passou a acordar menos e há mais de um mês dorme a noite inteira. Acorda mais disposto, desenvolveu muito cognitivamente e nós também estamos mais descansados e disponíveis para ele.
Assim como o desmame fluiu de forma tranquila, a regulação do sono também chegou com a maturidade dos 2 anos e 4 meses. Sei que o sono em crianças não é linear – pode ser que tenhamos alguma regressão neste caminho – mas nós precisamos lembrar que muitas vezes não dormimos a noite inteira! Importante é oferecer apoio e segurança para que a criança durma de forma tranquila. Por aqui também funciona muito ter uma rotina estabelecida (com a desvantagem dele acordar às 6h30 nos finais de semana também!), mas procuramos respeitar os horários de refeições e sonecas que ele está acostumado.
Portanto,
se você é uma mamãe que ainda não dorme a noite inteira, aguarde porque a sua
vez vai chegar! Por enquanto curta esse corpinho pequeno se aconchegando em você
na madrugada. E me cobrem a festa!!