O quarto de brincar é um cômodo projetado para a criança soltar a imaginação e se divertir. O ideal é que o projeto do quarto que está sendo montado com foco nas brincadeiras, inclua também uma área para colorir e para leitura.
Mas fique tranquila que iremos analisar os principais pontos a serem levados em consideração na hora de montar um quarto voltado para se fazer o que de melhor há na infância: BRINCAR!
Divisão por áreas
O quarto de brincar pode ser mais funcional se for dividido em áreas. Obviamente, deve ter uma área de brincar, que é a atividade para o qual o cômodo foi criado. O ideal é que haja espaço suficiente para que as crianças brinquem animadamente. Em segundo lugar, é interessante que o quarto de brincadeiras tenha uma área de leitura. Você também pode considerar incluir um espaço com televisão e jogos, para as crianças que curtem games. Por último, vale incluir ainda uma área para os seus filhos desenharem e aprenderem brincando.
Quarto de brincar e a autonomia da criança
Como qualquer outro espaço projetado para crianças, é muito importante que livros, brinquedos e demais itens do quarto de brincadeiras estejam acessíveis a elas. O projeto do cômodo deve ser feito sob a ótica de quem vai usar o espaço: a criança. Por isso, é fundamental valorizar sua autonomia para que ela possa usar e explorar o ambiente em suas brincadeiras.
Em Ideias e dicas de como montar o quarto montessoriano, a Thai falou sobre a importância do ambiente ser montado com foco na criança, de acordo com os ensinamentos de Maria Montessori.
Segurança no quarto de brincadeiras
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a segurança. Móveis com bordas arredondadas são a melhor escolha. Para os menores, o ideal é que o espaço preveja pisos emborrachados ou em E.V.A., que proporcionam maior segurança em caso de quedas.
Avalie também a necessidade em colocar travas em portas de armários e na porta do cômodo e, claro, sempre inclua rede de proteção em janelas e outros vãos.
A escolha dos móveis e acessórios para o quarto de brincadeiras
Um dos mobiliários mais importantes para o quarto de brincadeiras é uma mesa com pelo menos duas cadeiras. Além dela, você também pode usar um espelho, mini cozinha, casinha, barraca, mini camarim, baús, organizadores, tapetes, hacks de TV e armários. Um sofá ou um colchonete e almofadas também podem ser necessários no ambiente. Para a compra do mobiliário é fundamental perceber como os seus filhos vão usar o quarto.
Decoração do quarto de brincar
Para trazer ainda mais diversão ao cômodo, invista nas cores. Elas podem vir em objetos, armários, baús, papéis de parede e adesivos com estampas divertidas. As capas de livros infantis também são grandes aliadas na hora de decorar um quarto de brincar.
Nesse momento de decoração do ambiente, priorize materiais laváveis, atóxicos e antialérgicos, com a finalidade de evitar alergias respiratórias. Por isso, prefira cortinas e tapetes que possam ser lavados e limpos com mais facilidade.
Se o espaço permitir vale incluir araras para roupas de super heróis, princesas e outras fantasias. A ideia do espaço é mesmo permitir que as crianças vivenciem personagens e possam recriar as cenas imaginadas em seu interior.
Alguns elementos trazem o mundo lúdico para dentro do quarto. Quadro negro para pintura em giz ou blocos de papel para soltar o artista que há em sua casa, são alguns exemplos. A marcenaria também cumpre bem essa função.
Outra opção é pintar uma parede inteira de preto, com tinta lousa, ou um pedaço dela. Dessa forma, você cria um espaço onde seu filho poderá exercitar seus aprendizados, através da prática da escrita e do desenho. Sem contar, que boa parte das crianças sonha com um canto liberado para desenhar nas paredes.
Essa é uma ideia que estou querendo aplicar em uma parede da nossa sala. Por aqui, as meninas usam muito o lápis cera e, diante do nosso descuido, deixaram sua arte registrada nas paredes de boa parte da casa. Volta e meia descobrimos um novo desenho artístico. Minha esperança é que com um local liberado, elas concentrem a expressão artística no canto reservado para essa finalidade. 🤣🤣
Galeria de arte
Aqui está outro item relacionado à decoração.
É importante que o quarto de brincar seja convidativo e interessante. Nesse ponto, a galeria de arte é uma ótima opção para trazer cor e ainda resolver um problema. Explicando melhor: muitas vezes amontoamos os trabalhinhos dos filhos em uma gaveta e a a galeria de arte é uma ótima solução, na medida em que dá destaque ao que nos enche de orgulho.
Espaço de brincar: alternativa para quem tem pouco espaço
Como nem todos possuem um cômodo para destinar exclusivamente às brincadeiras dos filhos, vale pensar na possibilidade de dedicar um canto da sua casa à criança. Pode ser um pedaço da varanda, uma parte da sala ou mesmo um espacinho no quarto dela. Quando essa for a opção, os tapetes coloridos são um ótimo recurso para delimitar o espaço.
Quarto de brincadeiras: tudo em seu lugar!
O quarto de brincar representa uma solução bem bacana para reduzir a bagunça dos brinquedos espalhados pela casa. Quando tudo tem o seu lugar as crianças acabam se acostumando em pegar os brinquedos e outros objetos e, depois, colocá-los de volta no lugar.
O ideal é praticar o hábito de organização com seus filhos, para que, gradativamente, brinquedos, livros e outros itens da criança fiquem organizados.
Além de organizadores, ganchos, cestos, prateleiras de parede são ótimos recursos para um quarto menos bagunçado.
Separamos alguns projetos e ideias para inspiração de um quarto de brincar!
Gostou? Compartilhe esse post nas redes sociais, através dos links que aparecem acima da descrição do autor.