Ando apaixonada pelo estilo escandinavo em decoração. Cores neutras, tecidos naturais, linhas retas. Proporciona um toque de aconchego, elegância e muito conforto. Tudo que um quarto de bebê precisa, né?
A tendência também é atraente para os adeptos do viver mais com menos e do consumo consciente. O quarto com design escandinavo não fica datado com a primeira infância e pode acompanhar a criança por muitos anos.
O quarto do bebê deve ser um lugar lúdico mas sem muitos estímulos. Estudos comprovam que quartos com cores fortes ou com elementos em demasia atrapalham o processo cognitivo da criança. O método montessoriano, por exemplo, é um grande defensor dos ambientes cleans com toques de cor para estimular a criatividade. Falamos um pouco mais sobre esse método em Ideias e dicas de como montar o quarto montessoriano.
Como os brinquedos e livros infantis já costumam ter cores fortes, a ideia de ter um quarto mais neutro – proposta da decoração escandinava – me parece bem conveniente.
Pense também que o quarto precisa ser um local no qual você e o bebê se sentirão bem. O excesso de cores e decoração pode cansar com o passar dos meses. Lembre-se de que você passará muitos momentos nesse quartinho 😉
O quarto do Felipe bebeu da fonte escandinava. E, se tivesse uma menina, teria seguido a mesma linha, talvez com um toque de rosa clarinho ou azul tiffany. Ou os dois!
Separamos algumas inspirações para você:
Se quiser um quarto com inspiração escandinava, siga essas 6 dicas:
- Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais. Linhos, algodão e lã são super bem-vindos;
- As cores não fogem muito do padrão branco/bege, cinza, marrom, e preto (sim, no quarto do bebê! Fica lindo e sofisticado!);
- Cores vibrantes em pontos estratégicos – uma poltrona, quadro, acessórios de decoração e, no quarto do recém-nascido, o toque pode ficar por conta dos brinquedos;
- Linhas retas e simples, prateleiras sem muitas curvas;
- Madeira, muita madeira, de tons variados;
- Cor de cobre ou bronze em luminárias e lustres;
Elementos decorativos com toque escandinavo para sua decoração:
*Preços pesquisados em junho de 2018
** Créditos dos projetos: Blog Apartment Terapy e Blog My Scandinavian Home
Gostou da decoração com inspiração escandinava? Compartilhe o quarto do seu filho conosco!