Um desejo de muitos pais e mães é que o bebê viesse com manual de instrução. Mas eles não vêm.
E a verdade é que se viessem com manual cada um teria que ter o seu próprio.
Mas, se você é pai ou mãe de primeira viagem não se desespere. Além de informações disponíveis em blogs e sites especializados – temos muitas por aqui! – existe uma vasta oferta de títulos que visam preparar pais e mães para a chegada do bebê.
Fizemos uma seleção com 8 Livros para mães de primeira viagem e para os pais também! Informação é fundamental na vida e quando o assunto é maternidade, amamentação, cuidados com o bebê e filhos não é diferente.
E essa preparação para a chegada do bebê inclui também a compreensão de como mudamos com a chegada do nosso filho ou filha, a importância de sermos boas com nós mesmos para passar por esse período inicial com mais tranquilidade (na medida do possível! Rsrsrs…)
Escolha os livros com os quais você mais se identifica e aproveite os meses de gestação para se preparar para a chegada do bebê.
E aí vai uma dica: aproveite para lê-los durante a gravidez, porque depois que o bebê nasce sobra muito pouco tempo ou quase nenhum para ler.
Livros para mães de primeira viagem: cuidados com o bebê
Aqui agrupamos os livros que se dedicam mais aos cuidados com o bebê. Não que eles não tratem de outros assuntos, mas a maior parte do conteúdo se dedicam ao bebê em si.
Livro Boas Vindas, Bebê – por Ana Escobar
Boas Vindas, Bebê é uma série de 3 títulos que tratam das principais dúvidas de pais, mães e cuidadores.
Boas Vindas, Bebê – do Nascimento aos Três Meses de Idade
Boas Vindas, Bebê 2 – Três Meses Aos Dois Anos de Idade
Boas Vindas, Bebê 3 – Dos Dois Aos Cinco Anos de Idade.
A autora e pediatra Ana Escobar utiliza uma linguagem simples e clara e trata de tudo um pouco.
No primeiro livro da coleção, que já resenhamos aqui, a Dra. Ana Escobar discorre sobre exames, vacinas, organização do quarto, o banho, as trocas de fraldas, os cuidados com o umbigo, a higiene oral, cólicas, assaduras, amamentação, sono, os tipos de choro, o uso da chupeta e os sinais de alerta para as principais doenças, entre outros.
É uma ótima leitura para mães de primeira viagem se prepararem durante a gestação (ou mesmo depois) para a chegada do seu filho.
O grande livro do bebê – por Thatiane Mahet
No 2o título da nossa seleção de Livros para mães de primeira viagem, a pediatra carioca Thatiane Mahet, autora de O grande livro do bebê, foi uma das coordenadoras da revisão e atualização do clássico A vida do bebê, de Rinaldode Lamare.
O livro que é uma espécie de manual para se ter na cabeceira aborda os variados temas relacionados à maternidade e paternidade: das mudanças no corpo da mãe durante a gravidez à descoberta do sexo do filho; das fases do desenvolvimento do bebê aos primeiros cuidados com o recém-nascido.
O título é ricamente ilustrado com fotos e gráficos e traz uma série de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns dos pais.
Com linguagem simples e objetiva e conteúdo variado e atualizado, O grande livro do bebê é uma ferramenta de auxílio para mães e pais. Compreende cuidados com o bebê até os 2 anos de vida!
Dia a dia do bebê – por Ilona Bendefy
No livro Dia a dia do bebê, uma equipe de especialistas explica o que acontece com o bebê, em seu primeiro ano de vida. Uma análise do desenvolvimento diário do bebê: os saltos de crescimento, os cuidados com o recém-nascido, marcos de desenvolvimento, fala, primeiros passos e muito mais.
Há ainda capítulos dedicados à saúde da mãe e a do bebê, à vida em família, à carreira e profissão, ao desmame e alimentação.
A leitura pode ser feita aos poucos, de acordo com o crescimento de seu filho, já que o livro traz a evolução do bebê semanalmente.
Capa dura: 432 páginas
Editora: Senac São Paulo – 1ª Edição (2014)
Livros para mães de primeira viagem: livros sobre Maternidade e Paternidade para refletir
Aqui estão os títulos mais voltados ao exercício da paternidade e maternidade, em relação à mãe e ao pai.
Também listamos livros que abordem outros assuntos que não o cuidado com os filhos no sentido de atender suas necessidades de saúde física e cuidados físicos. Ou seja, assuntos mais relacionados à sua auto-estima e à criação dos pequenos, etc.
São leituras para refletir, se capacitar, rir, chorar e se acalmar.
60 Dias De Neblina – por Rafaela Carvalho
Conheci os textos da Rafaela Carvalho através do seu perfil de Instagram @a.maternidade
Maternidade real com muito sentimento e ensinamento.
O livro 60 Dias de Neblina traz conforto e calmaria, para um momento que costuma ser conturbado: o puerpério.
É para rir e se emocionar! O título descreve com sensibilidade e muito bom humor o dia a dia sublime e muitas vezes caótico de ser mãe.
Ideal também para presentear amigas grávidas.
A maternidade e o encontro com a própria sombra – por Laura Gutman
O livro escrito pela psicoterapeuta argentina Laura Gutman é um best-seller.
Em A maternidade e o encontro com a própria sombra, a renomada psicoterapeuta explica os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações para que possa lidar com o turbilhão de emoções que acompanham a maternidade.
O livro traz temas como parto, lactação, puerpério, realidade emocional da mãe, comunicação, sono, o direito à verdade e retorno ao trabalho.
E ainda dedica um capítulo inteiro à função do pai. Tornando-o uma ótima leitura para eles também.
É um daqueles livros que pode mudar a nossa visão de ver a maternidade, os bebês e crianças e suas necessidades.
A autora traz pontos de vista que podem transformar a nossa maneira de interpretar as necessidades da criança, ao informar que birras, gritos e choros não são exatamente malcriações, mas um modo de uma criança, ainda em desenvolvimento, expressar seus sentimentos e frustrações.
É um livro indispensável para a compreensão dos pequenos.
Capa comum: 322 páginas
Editora: BestSeller (2016)
Mãe Fora da Caixa – por Thaís Vilarinho
Autora do blog homônimo, Thaís Vilarinho, lançou o livro em 2017, mas escreve sobre o mundo materno há 5 anos.
Mãe Fora da Caixa não é só um livro de relatos de vivências maternas, é também um abraço para momentos em que precisamos de acalanto.
O livro traz crônicas e depoimentos curtinhos, o que torna a leitura fluida e fracionável. Ideal para ser lido durante a hora da mamada ou naqueles momentos de solidão materna.
A sinceridade dos relatos é envolvente. Mãe Fora da Caixa trata dos sentimentos e emoções que a maternidade nos traz.
A obra traz ainda, textos de leitores e convidados como Karina Bacchi e Marcos Piangers, que falam sobre as transformações pelas quais suas vidas passaram com a chegada dos filhos.
Um livro que deixa claro que a maternidade é realmente cheia de desafios e crescimento, mas que envolve muito amor.
Capa comum: 226 páginas
Editora: Buzz – 1ª Edição (2017)
A Autoestima do Seu Filho – por Dorothy Corkille Briggs
O foco do livro A Autoestima do Seu Filho é na educação e formação dos nossos filhos. Uma educação baseada no respeito e empatia aos sentimentos da criança.
A autora traz orientações práticas para uma educação mais respeitosa que tem o objetivo de criar condições para que nossos filhos realizem, ao longo de suas vidas, o melhor de si mesmos.
O texto nos ajuda a entender melhor o comportamento da criança e como lidar com ela de forma saudável e positiva.
É o sentimento da criança sobre ser ou não ser amada que afeta a maneira pela qual ela irá se desenvolver.
Portanto, ajudar as crianças a desenvolver sua autoestima é a chave de uma parentalidade bem-sucedida.
Pai de menina: Para ler ao lado de sua filha e construir uma relação para a vida toda – por Marcos Mion
O último título da nossa seleção de Livros para mães de primeira viagem, é um livro de linguagem simples e conteúdo amoroso, que conta a experiência de um pai participativo na educação dos filhos (em especial, de uma filha).
Pai de menina: Para ler ao lado de sua filha e construir uma relação para a vida toda serve como um manual para os papais de meninas, que pode ser sempre revisitado.
A temática principal é o amor. O amor que um pai sente e transmite para sua filha.
O livro ensina como demonstrar esse amor fortalece a amizade, o companheirismo e o respeito entre os dois.
Além da importância do ser presente!