No fundo você sabe que seu bebê te ama, mas por quê?
Ele pode não sorrir ainda, e, com certeza, não diz isso em palavras. Mas se pudesse falar, provavelmente listaria algumas das 10 razões abaixo para tanto amor.
1. Você o alimenta
Se vem do peito ou da mamadeira, pouco importa. O leite que alimenta seu bebê oferece muito mais do que nutrição. Quando ele está gritando de fome, você magicamente resolve tudo. A cada refeição, você está dizendo “Eu cuido de você”.
À medida que ele aprende essa lição, as coisas ficam mais fáceis para vocês dois.
“Se os pais responderem repetidamente para que o bebê saiba que suas necessidades serão satisfeitas, por volta dos 3 meses os bebês choram menos”, diz Elaine Zwelling, Enfermeira, PhD, diretora do Programa Lamaze International Childbirth Educator Certification da University of South. Flórida
2. Sua voz e cheiro são maravilhosos
Os bebês parecem reconhecer sua mãe instantaneamente.
“Eu já vi isso muitas vezes”, diz Laura Riley, MD, obstetra e autora de Você e Seu Bebê: Gravidez (Meredith). “O bebê acabou de nascer, sua visão não é ótima, mas no momento em que a mãe começa a falar em voz suave, o bebê se volta para ela ou abre os olhos.”
Isso porque ele podia ouvir a voz de mamãe do útero.
O bebê escuta você falando por semanas antes de ele nascer.
3. Ele adora o seu rosto
Os recém-nascidos costumam observar quem os alimenta.
Por isso, “Um dos primeiros objetos em que um bebê vai se concentrar é um rosto”, diz Elaine Zwelling.
O campo de visão do bebê é de 25-30 cm, o que o coloca no lugar certo para olhar você do seio ou da mamadeira.
4. Quando ele chora, você o conforta.
Essa associação faz com que os bebês criem vínculo e confiança.
“Você não pode estragar uma criança”, diz Zwelling com firmeza.
Para ela, quanto mais afago e consolo, melhor. “Para ser capaz de ser mimado”, acrescenta Zwelling, “você tem que ter memória cognitiva e processos de pensamento suficientes para pensar: da última vez que chorei, ela me pegou, então se eu fizer isso de novo… os bebês simplesmente não realizam esse pensamento ainda. “
5. Você ensina limites
“Um bebê com limites é um bebê que está seguro em seu mundo”, diz Caroline Winkler, coautora do The Pocket Parent (Workman). Os limites protegem o bebê das consequências, seja um dedo queimado ou sua desaprovação. E até um bebê, a partir dos 4 meses, pode aprender alguns limites.
6. Você conversa com ele
Quando seu bebê tiver idade suficiente para começar a responder, você já disse milhares de palavras para ele. Você narrou trocas de fralda, passeios, refeições e muitas histórias. E assim, ele segue aprendendo a linguagem do nosso mundo.
“Sua capacidade de compreender é muito maior do que sua capacidade de se expressar”, diz Jamie Loehr, pediatra. Quando seu bebê começar a falar, ninguém vai entendê-lo melhor do que você.
7. Você o ama e ele sabe disso!
Todos os dias você faz diversas coisas que transmitem ao seu bebê que ele é amado. Você o alimenta, o conforta, o mantém em seus braços, dá banho e o põe para dormir. Sinais que ele sabe interpretar muito bem.