fbpx

Viagens de carro com bebês e crianças

por Thainá Halac
viagem-de-carro-com-bebes

Os cuidados na estrada para viagens de carro com bebês e crianças precisam ser redobrados. As férias de julho, em geral menores dos que a de final e início de ano, costumam ser propícias para esses deslocamentos.

Além de todos os critérios que devem ser observados sempre – revisão do veículo com checagem de parte elétrica, água e óleo; freios e estado dos pneus; CNH e documentos do carro em dia; respeito à velocidade permitida; e não usar celular – devemos acrescentar itens que possam garantir ainda mais segurança para as crianças e o bem estar dos pequenos durante as viagens.

Por aqui só fizemos por enquanto viagens curtas de carro com Felipe, como Itaipava, que fica a uma hora e meia do Rio. Então, a primeira dica é essa: prefira viagens mais curtas ou programe mais paradas para que os pequenos possam suportar tanto tempo dentro do veículo.

É bom mapear os pontos de parada anteriormente, considerando no máximo duas horas entre eles. Aproveite para levar ao banheiro (ou trocar fraldas), hidratar e fazer refeições leves.

Outras 9 dicas que ajudam em viagens de carro com bebês:

  1. Programe-se para sair sempre nos horários de soneca do bebê. Por aqui, em geral por volta de 9h ou após 12h30. A criança pode passar parte da viagem descansando com o balanço do carro e as chances de irritação por tédio podem reduzir bastante;
  2. Tenha sempre uma bolsa com uma muda de roupa, casaco, cueiro, fraldas descartáveis (se usar) e sacos plásticos vazios para qualquer eventualidade em fácil acesso.
  3. A farmacinha com os remédios já usados pela criança e indicados pelo pediatra também deve estar sempre ao alcance das mãos;
  4. Coloque roupas confortáveis no bebê;
  5. Caso a criança já se alimente, leve a comida para pelo menos uma refeição, frutas e água. Por aqui também costumo incluir o biscoito de polvilho;
  6. Selecione alguns brinquedos para que a criança se distraia e também alguns livrinhos para que ela passe o tempo;
  7. Cante no carro! Sim, os bebês adoram que cantem para eles e com eles!
  8. Caso seu filho já veja telas, o Ipad ou tablet também pode ser utilizado como entretenimento. Mas se o uso em movimento causar enjoos em seu filho, suspenda o tablet em viagens.
  9. Se seu filho costuma enjoar, mantenha uma fralda de pano a mão para usar na contenção do problema; 😂😂 E, quando ele atingir o peso e idade adequados, virar a cadeirinha do bebê para a frente (na mesma direção que a do condutor) pode reduzir o enjoo durante passeios e viagens de carro. A Alice, filha da Isa, sempre vomitava em deslocamentos mais longos e viagens. Segundo ela, as ocorrências diminuíram muito depois que a cadeirinha ficou virada pra frente.

Como escolher a cadeirinha de acordo com a idade da criança?

Ponto fundamental é pensar nos assentos especiais para as crianças com menos de 10 anos de idade. Jamais transporte crianças com idade inferior a essa no banco da frente. Existem faixas de idade e de peso que devem ter o uso do dispositivo apropriado, como recomenda a Resolução 277 do CONTRAN.

Crianças de até 1 ano de idade ou 13 kg devem usar, OBRIGATORIAMENTE, o bebê conforto. Ele deve ser encaixado atrás do banco do motorista, com a criança olhando para a parte de trás do veículo. Por aqui usamos o Maxi Cosi até Felipe atingir essa idade. Aliás, Felipe usou esse bebê conforto também acoplado ao carrinho Quinny Buzz até os cinco meses de idade, conforme recomendação de ambos fabricantes.

bebe-conforto-maxi-cosi-bebes-ate-um-ano viagem-com-bebe-conforto-maxi-cosi

De 1 a 4 anos (ou peso de 9 a 18kg), as crianças devem usar a cadeirinha. Estamos nessa fase atualmente, e a nossa eleita é a Cadeira para Auto Cockpit 3 posições.

Cadeira-para-Auto-Cockpit Cadeira-para-Auto-Cockpit-para-criancas-ate-4-anos

A partir de 4 até 10 anos (ou de 15 a 36kg), os pequenos devem ser transportados com um assento de elevação

assento-elevado-para-criancas-ate-10-anos

A infração, no caso de descumprimento destas obrigações, é classificada como gravíssima. O motorista perde sete pontos na carteira, recebe multa de R$ 293,47 e pode ter o veículo retido.

 

Já programaram as próximas viagens de carro? Levem as nossas dicas na bagagem!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais