O livro GATINHO LEVADO! é uma graça! O autor e ilustrador Adam Stower conta a história de Lili que ganha um gatinho de sua mãe. Na verdade, ela queria mesmo um cachorrinho, mas sua mãe vetou! Segundo a matriarca, um cachorrinho faz muita sujeira, cheira mal e dá trabalho e, por isso, a mãe da Lili preferiu dar um gatinho a ela. Mas será que gatinhos são realmente tranquilos?
O livro infantil GATINHO LEVADO! trabalha os temas de humor, animais domésticos e selvagens, seus contrastes e a temática central de levar a culpa por algo que não se fez!
O humor do livro fica por conta da ingenuidade de Lili que não percebe o verdadeiro culpado por toda a bagunça que se instala em sua casa.
O livro GATINHO LEVADO! é uma sequência das aventuras de Lili, também protagonista do livro Oi, au-au!.
A história se desenrola toda sobre um mal-entendido: o novo gatinho de Lili acaba recebendo a culpa de todas as traquinices de um tigre fujão e bagunceiro.
A história é divertida, atraente e envolve boa parcela de suspense.
Além disso, as ilustrações são bem detalhadas, alegres, em tons pastéis e muito fofinhas.
Pelo detalhe do jornal na mesa da cozinha é possível ver a foto do felino e ler:
NOTÍCIA
PROCURA-SE!
O PARQUE SAFARI LOCAL AVISA QUE UM DE SEUS ANIMAIS FUGIU!
ESSA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ACONTECE, MAS AGORA SE TRATA DE UM GRANDE FELINO.
Na primeira cena, Lili deixa o gatinho por um momento só e é uma verdadeira catástrofe. Ela se depara com um ambiente caótico: ovos quebrados, latas abertas, café derramado e bolo para tudo quanto é lado da cozinha. E logo ela conclui: GATINHO LEVADO!
É hora de ir para sala e mais uma vez é possível ver na televisão o noticiário anunciando A Fuga do Tigre.
O gatinho fica sozinho novamente e quando a Lili volta OH, NÃO! GATINHO LEVADO!
A leitura de GATINHO LEVADO é bem divertida. As crianças adoram indicar as partes do tigre que aparecem nas ilustrações, um pedaço de pata ou de rabo, por exemplo. As meninas gostaram de sentir que sabiam quem era o verdadeiro culpado pela bagunça. Essa percepção foi bem bacana.
A conclusão da Lili sobre o gatinho é totalmente diferente da sua mãe.
VOCÊ SÓ DÁ TRABALHO.
QUANDO EU CONTAR PARA MAMÃE,
ELA VAI FICAR BRAVA!
O grande suspense fica por conta da página 27, mas o final nos surpreende.
E quando o gatinho salva a Lili do Rex, ela fica toda feliz e pensa que talvez o gatinho não fosse tão mal assim. Lili muda o seu conceito em relação ao gatinho e passa a achá-lo fantástico!
O livro é todo em caixa alta, recurso que costuma ser utilizado para facilitar a leitura das crianças que estão iniciando a alfabetização.
GATINHO LEVADO mexe com o imaginário infantil ao trazer as conversas da personagem Lili com seu gato, sobre as bagunças que supostamente fez. Algumas delas, Lili não sabe nem como ele conseguiu realizar!
Sobre o autor
Adam Stower tem uma imaginação fértil e adora histórias de fantasia e aventura. Adam escreveu Gatinho Levado! para todos aqueles que já levaram a culpa por algo que não fizeram. Ele espera sinceramente que algum dia algo que eles também não fizeram lhes traga fama e riqueza!
Mediação da leitura do livro GATINHO LEVADO!
O livro GATINHO LEVADO traz um enredo diferente em que é possível trabalhar com a criança alguns conceitos como a frustração em tomar a culpa por algo que não fez (visão do gatinho), a importância de se falar a verdade (tigre) e também o falso conceito que fazemos em algumas situações (visão da Lili se soubesse toda a verdade! 😂😂😂).
Aproveite para estimular a criança a perceber os detalhes na capa de jornal e no noticiário da TV. Pergunte para que servem as capas de jornal e o noticiário.
Pergunte se a criança lembra de outro personagem que estivesse com as listras do tigre (o Rex).
Ficha Técnica do livro GATINHO LEVADO
Autor e Ilustrador: Adam Stower
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-book
Especificações: Brochura | 36 páginas
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Nossa Avaliação