Como o título BOM DIA, TODAS AS CORES já sugere, o livro é super colorido. Ele conta a história de um camaleão que muda de cor (uma alusão a mudar de opinião) a cada nova sugestão de outros animais e insetos.
O livro BOM DIA, TODAS AS CORES! traz uma história muito bem escrita e ilustrada. O texto é sobre um camaleão que aprende, depois de um dia longo e cansativo, que quem não agrada a si mesmo não pode agradar a ninguém.
O livro já começa muito bem:
MEU AMIGO CAMALEÃO ACORDOU DE BOM HUMOR.
BOM DIA, SOL.
BOM DIA, FLORES.
BOM DIA, TODAS AS CORES!
No início do texto já fica clara a preferência do camaleão pela cor-de-rosa.
Ele está contente e feliz porque chegou a primavera. Depois de um inverno longo e frio, o sol finalmente brilhava alegre no céu.
Adorei essa positividade trazida no livro!
Durante o passeio daquele dia, o camaleão encontra com um pernilongo, o sabiá e o senhor louva-a-Deus e sua família. A cada encontro, ele recebe uma pequena crítica em relação a sua cor atual, seguida de uma sugestão para que incorpore uma nova cor. O camaleão, procurando agradar aos outros, acaba sempre fazendo a mudança de cor.
VOCÊS AGORA JÁ SABEM COMO É O CAMALEÃO.
BASTAVA QUE ALGUÉM FALASSE, MUDAVA DE OPINIÃO.
FICAVA ROXO, AMARELO, FICAVA COR DE PAVÃO. FICAVA DE TODA A COR. NÃO SABIA DIZER NÃO.
POR ISSO, NAQUELE DIA, CADA VEZ QUE SE ENCONTRAVA COM UM DE SEUS AMIGOS,
E QUE O AMIGO ESTRANHAVA
A COR COM QUE ELE ESTAVA…
ADIVINHE O QUE FAZIA
O NOSSO CAMALEÃO.
POIS ELE LOGO MUDAVA,
MUDAVA PARA OUTRO TOM…
Nesse trecho, é possível ver que o livro BOM DIA TODAS AS CORES também explora a rima. Além disso, o texto é todo em caixa alta visando facilitar a leitura dos iniciantes que estão em fase de alfabetização.
O mais bacana do livro BOM DIA, TODAS AS CORES! é a mensagem final.
– POR MAIS QUE A GENTE SE ESFORCE, NÃO PODE AGRADAR A TODOS.
Um novo dia se inicia e o camaleão passa a ter uma nova atitude! Logo encontra o sapo cururu, que mal dá bom dia e já sugere ao camaleão que ele use uma cor mais avançada, ao invés da cor-de-rosa que tanto aprecia.
Hoje a resposta é diferente e o ensinamento do livro BOM DIA, TODAS AS CORES! continua:
O CAMALEÃO SORRIU E DISSE PARA O SEU AMIGO:
– EU USO AS CORES QUE EU GOSTO,
E COM ISSO FAÇO BEM.
EU GOSTO DOS BONS CONSELHOS,
MAS FAÇO O QUE ME CONVÉM.
QUEM NÃO AGRADA A SI MESMO,
NÃO PODE AGRADAR NINGUÉM…
O livro BOM DIA, TODAS AS CORES! é ótimo para conversar sobre o tema agradar aos outros e agradar a si mesmo.
O livro faz parte da série Vou Te Contar e na última página do livro é possível ler um texto escrito por Anna Flora sobre a autora Ruth Rocha. Ao falar sobre as histórias da autora…
Agora, essas histórias estão sendo publicadas pela Salamandra. Elas mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo, o macaco e um porco que são companheiros de aventuras que saem pelo mundo ajudando as pessoas…. e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito o que pensar!
Há muitos personagens que são bichos, mas todos têm qualidades, defeitos, sentimentos e pensam que nem gente. São parecidos com muitas pessoas que conhecemos e até mesmo conosco!
Outra coisa muito legal é que a Ruth escreve com linguagem simples e ideias profundas. Parece fácil, mas escrever com simplicidade dá um trabalhão danado! Ela acredita na inteligência da criança, que é capaz de ler aquelas coisas que estão escondidas nas entrelinhas do texto. Além disso, em seus livros, a fantasia e o real estão unidos de um jeito natural. E tudo escrito com muito humor.
O livro chegou até a gente através do Projeto Vai e Vem da creche das meninas. Fizemos a leitura quando elas estavam com 2 anos e 3 meses e elas adoraram o livro. Mas como a história é um pouco longa para idade, as leituras do conteúdo foram feitas de forma parcial.
Apesar disso, como é um livro muito colorido, que trata de bichos e traz dinamismo através da mudança de cor, ele consegue entreter e divertir crianças pequenas.
Acredito que para crianças um pouco maiores – entre 4 e 7 anos – a leitura flua ainda melhor.
O livro BOM DIA, TODAS AS CORES! tem texto envolvente e desenhos, de Madalena Elek, bem chamativos que despertam a curiosidade e contribuem para a formação visual e literária de novos leitores. É uma ótima dica de leitura!
Em uma linguagem simples e cativante, a autora Ruth Rocha conta a estória de um camaleão que não segue a sua opinião. Muda de cor e de opinião a cada nova sugestão dos outros personagens. A leitura do livro BOM DIA, TODAS AS CORES! é positiva, dinâmica e com conteúdo moral. Atende perfeitamente o público ao qual se destina (6 a 8 anos).
Outros livros da série Vou Te Contar de Ruth Rocha:
- A arca de Noé
- A Cinderela das Bonecas
- A escolinha do mar
- Eugênio, o gênio
- Lá vem o Ano Novo
- Macacote e Porco Pança
- Nicolau tinha uma ideia
- Nosso amigo Ventinho
- O coelhinho que não era de Páscoa
- O menino que aprendeu a ver
- Pedrinho Pintor
- Romeu e Julieta
- Um macaco pra frente
- A fantástica máquina dos bichos
- A primavera da lagarta
- Borba, o gato
- Elefante?
- Faz muito tempo
- Mil pássaros pelos céus
- O amigo do rei
- O trenzinho do Nicolau
- Uma história com mil macacos
Ficha Técnica do livro BOM DIA, TODAS AS CORES!
Autora: Ruth Rocha
Ilustradora: Madalena Elek
Editora: Salamandra
Especificações: Brochura | 40 páginas
Faixa etária indicada: 3 a 8 anos