O livro Balde de chupetas, da editora Brinque-book na mochila é um recurso bacana para inserir um tema impactante para a criança: largar as chupetas.
Pais de crianças que usam chupetas por um tema considerável – mais de um ano e meio – tremem só de pensar em como será tirar o tão amado objeto de vez da vida da criança.
No geral, o abandono é gradual. Primeiro passa-se a usar apenas para dormir, depois apenas no sono da noite e o próximo passo é cortar de vez.
Mas, vamos à resenha do livro Balde de chupetas.
O livro conta a história de Joca que adora sua chupeta ou como a chama carinhosamente pepeta. Além da pepeta, Joca tem um soninho.
Joca já usa sua chupeta apenas para dormir e, nesse tempo ele cresceu um bocado. Já é um meninão e como menino não usa chupeta, o assunto do abandono desse hábito começa a ser tratado.
O livro traz a representação ilustrada do que, normalmente, conversamos com as crianças quando queremos que elas abandonem as chupetas. Ou seja, que ela já está se tornando uma criança maior e por isso é hora de deixar a chupeta de lado.
É nessa hora que chega a tia de Joca com um segredo genial: na casa dela há um balde mágico onde as chupetas da garotada vão parar e cada chupeta que cai dentro do balde vira um presente “pode ser um boneco , uma bola, um abraço de urso…”
Joca gosta da ideia e decide jogar a chupeta junto com as demais.
“Foi até o balde , deu um beijo de despedida na Pepeta e pediu: – quero duas coisas: uma bola nova e que ninguém me tire o meu soninho!”
Nossa experiência com o livro Balde de Chupetas
O livro aborda de forma simples e leve um assunto delicado para as crianças. Inicialmente, as meninas (gêmeas com 2 anos e 9 meses) ficaram resistentes.
Falavam: “eu não vou dar a minha pepê (como chamam por aqui)”.
Mas com o tempo começaram a escolher o que gostariam de ganhar quando abandonassem a sua chupeta. Lara, desde o início falava que queria um short de dinossauro e chinelos com o mesmo tema. Alice trocava o tempo todo! kkkk… quis bola, short de unicórnio, o Jet do Super Wings, um carro de corrida…. kkkk…
Acho que o livro foi uma boa ajuda para introduzir um assunto e para elas entenderem melhor o que já falavámos.
A contracapa traz um texto que representa bem essa etapa:
“É difícil para qualquer pessoa abandonar um hábito. E dói em qualquer ser humano perder um amor. Imagine quando essas duas coisas acontecem ao mesmo tempo na vida de uma criança pequena.”
“Neste livro, com vocabulário e imagens simples que falam diretamente ao coração das crianças, as autoras tratam com carinho dessa questão delicada, propondo uma solução divertida e criativa para o primeiro dilema da vida de muitos pequenos.”
Ficha técnica do livro Balde de Chupetas
Autora: Bia Hetzel
Ilustrador: Loro Verz
Editora: BRINQUE-BOOK
Especificações: Brochura | 32 páginas
Faixa etária indicada: para pequenos ouvintes a partir de 2 anos e para leitores a partir de 6 anos.