Em A pior princesa do mundo, a autora Anna Kemp conta a história de Soninha uma princesa incomum e bem diferente dos estereótipos de princesas que lemos por aí.
Soninha usa tênis, tem o que chamam de “maus modos” ao sentar, gosta de aventuras e seu sonho em viajar por aí em busca dessas aventuras.
Mas a verdade é que, assim como as princesas tradicionais, também espera o seu príncipe encantado. Leu todos os contos de fadas, cultivou uma longa trança e preparou suas malas para o dia em que o príncipe chegar. Ela pensa que vai sair com ele pelo mundo conhecendo coisas e lugares maravilhosos.
E o príncipe chega, mas para a infelicidade de Soninha, ele é um chato que quer confiná-la em um castelo e numa vida comum. E espera dela o que é ensinado na escola de princesas: usar vestidos desconfortáveis e sorrir, praticamente, nada mais.
Mas Soninha é diferente e tem outros objetivos para a sua vida. Acaba por unir-se ao dragão e vai ser feliz a seu modo: livre, curiosa e divertida.
É uma história sobre autonomia, liberdade e autenticidade.
O texto é rimado, divertido e muito bem pensado. Nesse ponto, costuma encantar as crianças que adoram rima.
O livro representa uma crítica aos padrões do que seria uma princesa e é inovador ao subverter esse papel e dar vida a uma personagem cheia de personalidade e dona de si.
As ilustrações de Sara Ogilvie são lindas e compõem perfeitamente a história da pior princesa do mundo.
Clique no link abaixo para comprar: