O livro A parte que falta é super bem avaliado no site da Amazon e conta a história de um personagem circular que está incompleto. Falta-lhe uma parte, o equivalente a uma fatia de pizza.
A história
Ele parte em busca da parte que lhe falta e a história se desenrola sob esse enredo. Uma analogia à vida real de muita gente: gente que busca no outro a sua felicidade. Gente que considera que só depois que encontrar alguém perfeito ou ideal, será feliz. Quem nunca?
Mas, no meio da história, ele percebe que relacionamentos são complexos, que nem sempre o perfeito nos cabe e nem sempre ele é tão perfeito assim.
E, o personagem do livro começa a perceber que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos.
Classificação de A parte que falta
O livro é classificado como infantil, mas parece escrito para adolescentes e adultos.
Essas interpretações são feitas mais por imagens e contexto e, por isso, me parece que exigem uma maturidade maior ou uma interpretação falada de quem lê para uma criança. Entendo que só assim, os menores, ou a maioria deles, entenderão.
Temas abordados
O livro A parte que falta aborda temas como identidade, autossuficiência, relacionamentos, amizade, independência, completude, pertencimento e autoconhecimento.
O livro fala da busca da completude (na visão da lógica do amor romântico, o equivalente a tão falada busca da cara-metade), mas ao final o personagem percebe que completude é ser inteiro.
A narrativa de A parte que falta é delicada, inteligente e o projeto gráfico é muito bem-feito. Os traços são muito simples e, talvez, por toda essa simplicidade sejam tão inteligentes.
Minha opinião
Em minha opinião o livro A parte que falta é bacana para pré-adolescentes pois requerem um amadurecimento para a inteligência da mensagem. Para crianças pequenas achei pouco adequado, mas muito gente pensa diferente de mim (e tá tudo bem! kkk…) – é só olhar as avaliações no site da Amazon.
Aproveite para comprar o livro A parte que falta usando o nosso link abaixo: