As meninas jogaram o Jogo Pizzaria Maluca pela primeira vez em um churrasco de amigos.
As filhas de alguns deles com 7 e 8 anos estavam jogando, elas se interessaram e, com a ajuda da mãe de uma delas, elas conseguiram participar da jogada com boa tranquilidade e adoraram!
Quando vi que estavam participando de um jogo – com 3 anos, prestes a completar 4 – resolvi me aproximar para saber como funcionava.
Sempre gostei de jogos de tabuleiro e, realmente, acredito que eles estreitam relações entre familiares e amigos.
Elas jogaram algumas partidas e foi interessante acompanhar a reação delas quando ganhavam ou perdiam “ingredientes” ou quando completavam suas pizzas (e ganhavam o jogo).
Apesar de indicado para 6 anos, as meninas conseguiram jogar com tranquilidade (mas com a supervisão e orientação de um adulto) porque o Jogo Pizzaria Maluca é bem simples.
O objetivo do jogo é completar as fatias de pizza – calabresa, marguerita, vegetariana, romana, portuguesa e toscana – com seus respectivos ingredientes. Que vale reforçar, nem sempre seguem a receita que conhecemos. Kkkk…
São 6 fatias de pizza e, cada uma delas possui 5 ingredientes diferentes que devem ser preenchidos. Podem jogar de 2 a 6 pessoas. E, quem completar sua pizza primeiro, vence o jogo!
Além das pizzas o jogo acompanha um tabuleiro circular com várias casas, que seguem alguns padrões:
Casa de ingrediente: nela você pode pegar o ingrediente indicado (ovo, presunto, queijo, milho, etc), se ele compor a sua pizza e você ainda não o tiver. Caso contrário, nada acontece;
Casa “sorte ou azar”: você tira uma carta, em forma de pizza, e, dependendo da sorte ou azar pode escolher um ou dois ingredientes, perder um ou dois, retirar de um competidor, etc;
Casa do pizzaiolo: você pode escolher qualquer ingrediente que lhe falte;
Casa do “perde tudo”: só tem uma casa dessa no jogo. Costuma ser o pior cenário, principalmente, para o participante que está com a pizza quase completa. Ao cair nela, você tem que devolver todos os ingredientes que estão em sua pizza.
Quando me aproximei para vê-las jogando pela primeira vez, achei estranho o fato do jogo vir com apenas um peão. A ideia é que cada participante, depois de jogar o dado, ande com o mesmo peão e siga a indicação da casa onde caiu.
É um jogo muito dinâmico que costuma mudar muito rápido de resultado.
Já saí do churrasco interessada em comprar e foi o que fiz na semana seguinte.
O jogo chegou na semana passada e já foram feitas algumas rodadas de pizza em família lá em casa.
Foi interessante trabalhar a contagem dos números no dado, nas primeiras jogadas, e ver que, com o tempo, elas começaram a fazer a leitura do número do dado com mais rapidez.
O passo seguinte foi ajustar a andada do peão com o número indicado no dado. Outro aprendizado.
Adoramos o jogo – eu, elas, o marido, os tios e os avós.
Comprei pela Amazon. Aproveite para comprar também:
Gostei tanto do jogo, que acabei comprando outras duas unidades para dar de presente nos próximos aniversários.