Desde antes de engravidar já sabia o tema que escolheria para a festa de primeiro aniversário do meu filho: Circo! Acho um tema alegre, tradicional, longe de modismos e ainda dizem que traz boa sorte para a criança.
Gosto de decoração de festa infantil personalizada e detesto casa de festas. Sei que chegará o momento em que ele gostará daquelas cores vibrantes e dos animadores gritando no ouvido, da música alta, mas eu detesto este ambiente. E para aniversário de um ano, o foco deve ser nas brincadeiras que a criança mais gosta. No caso do Felipe, rodinha de violão, piscina de bolas e teatro de fantoches.
O caminho natural seria fazer festa no play do prédio. Seria, se eu tivesse um. Moro em um prédio antigo, sem nenhuma infraestrutura de lazer. Pensei em um piquenique, mas o aniversário dele é em fevereiro, a data era muito próxima ao Carnaval. Além do risco das chuvas de verão, acabávamos competindo com os blocos que já estariam aquecendo os tamborins pela Lagoa Rodrigo de Freitas, que seria a nossa opção de local.
Também não me agradavam as decorações pasteurizadas, já prontas. Muito menos os cardápios cheios de frituras. Queria algo que unisse decoração personalizada, comida saudável e brincadeiras lúdicas.
Então comecei a procurar casas que se encaixassem nessa proposta. Cheguei a duas opções no Rio de Janeiro, em um bairro que era próximo de nós e da maioria dos nossos amigos: Espaço Pitanga Pitangueira (que eu já tinha ido a uma festa e amado) e Quintal Festas, ambos em Botafogo.
Optamos por fazer em dia de semana porque logo depois seria o período momesco. De quebra isso ainda nos rendeu um bom desconto (dica amiga!). Fiz os orçamentos e um belo dia meu marido apressadinho apareceu dizendo que havia feito uma surpresa e fechado na Quintal Festas.
Nunca tinha ido a um evento lá, então marquei de conhecer a casa e fazer a reunião de decoração. Fica em uma casa antiga, com mesas e cadeiras de madeira e móveis também com cara de antiguinhos. Um charme! Cheguei lá com um power point com as minhas referências de decoração e com a minha mãe a tiracolo para começarmos a planejar a festa. O contrato foi feito com cinco meses de antecedência, tempo suficiente para resolver, pagar e chegar de convidada no grande dia!
A decoração
Escolhi vermelho, azul claro e dourado. Não me agradava circo com cores fortes e primárias, apesar de ser o mais tradicional. A ideia era o circo vintage. A minha referência era esse carrossel que Felipe ganhou da minha tia, que tinha essas cores e deveria fazer parte da decoração.
Escolhi personagens em feltro. A casa já tinha no pacote o bolo e os docinhos.
Todo restante da decoração foi feita pela minha família e alguns elementos (biscoitos, pirulitos, maçãs, algodão-doce, cupcakes, doces decorados) foram encomendados com outros fornecedores para compor a mesa. A minha parte eram as ideias e correr na Saara (comércio popular no Centro do Rio) para comprar os elementos.
A parte da minha mãe foram os tubetes decorados com nariz de palhaço, caixinhas de acrílico decoradas com biscuit, baleiros de palhaço e brigadeiro de colher com coelho de biscuit decorando. Ela ainda fez com a ajuda das minhas tias brownies e pães de mel. Minha tia também fez brigadeiro de copinho na cartola de mágico de cartolina com pomba voando na colher e petit-verre de brigadeiro branco com cereja.
Minha avó (bisa do Felipe!) fez um a um dos coelhinhos de feltro que decoravam as mesas dos convidados com as cartolas.
As lembrancinhas foram encomendadas no Elo 7. Eram almofadas com personagens do Circo: bailarina, leão, palhaço, domador e mágico. Também providenciamos sacolinhas com giz de cera, bolinha de sabão e livro para colorir, tudo personalizado com a identidade visual da festa.
Para registrar, escolhemos a Bruna Alves, fotógrafa querida do coração que tem um olhar todo especial para as crianças e já havia fotografado Felipe (isso é uma boa dica, quando o fotógrafo conhece a criança previamente pode facilitar muito!).
Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor!
Era uma quinta-feira, véspera de feriado. Sabíamos que muitos não poderiam comparecer e foi uma festa íntima. Chamamos os amigos mais próximos, que participaram da vida do Felipe neste primeiro ano e família. Tivemos 115 convidados que encheram nossos corações de alegria.
O serviço da Quintal Festas foi impecável do início ao fim. Recomendo muito. A comida é ótima, bem servida, incrementada, saudável. Toda equipe muito atenciosa. E as brincadeiras fizeram sucesso entre os pequenos. Ficamos muito felizes com as nossas escolhas e foi maravilhoso chegar e sair como convidados na nossa festa. Já estou pensando no próximo ano!
Ficha Técnica:
Quintal Festas: Rua Arnaldo Quintela, 58, Botafogo
Biscoitos Decorados: Cookies in Heaven – Ana Miranda
Doces Decorados: Doçuras da Lana
Fotos: Bruna Alves Fotografia