fbpx

Desfralde diurno da Lara

por Isa
desfralde-diurno-lara

Decidimos iniciar o desfralde da Lara depois que ela começou a arrancar a fralda a todo tempo em casa. Ela tirava o short (ou já estava sem, por conta do calor carioca) e arrancava a fralda. Começou a fazer isso direto e aí entendi como um sinal de incômodo.

Era janeiro e ela estava prestes a completar 2 anos. Minha intenção não era promover o desfralde nessa idade. Mas, como a situação estava estressante, achei que era hora de encarar o desafio.

Além disso, ela já apresentava alguns sinais que estaria pronta. Fiz uma lista sobre eles em É hora de desfraldar? Confira nosso checklist!

Mas ela não pulava com os pés juntos, por exemplo, que é um dos sinais mais listados pelos pediatras.

Como ela já vinha demonstrando algum interesse em usar o vaso sanitário, sua madrinha havia dado um Penico musical para ela no Natal. Às vezes estimulávamos as nossas duas filhas a usá-lo, mas apenas para sentir a aceitação.

Até então elas apenas sentavam nele, mas nunca tinham feito xixi ou cocô.

Depois que decidimos que era hora de desfraldar a Lara, fiz bastantes pesquisas na internet e em livros. E, a partir dessas pesquisas, escrevi uma sequência de posts:

Desfralde: as 7 principais orientações – Parte 1 dos preparativos

Desfralde: comprinhas e ambiente – Parte 2 dos preparativos

Desfralde: penico ou redutor de assento?

12 TOP dicas para o desfralde

Desfralde: Alinhando a conduta com a creche

Em uma terça-feira conversei com a coordenadora da creche de que havíamos iniciado o desfralde no dia anterior e perguntei sobre quais seriam as orientações e a metodologia adotada pela creche. Depois de alinhar a conduta com ela seguimos os mesmos procedimentos em casa.

Na creche das meninas eles não fazem desfralde coletivo, respeitando o tempo de cada criança. Lá as auxiliares e professoras levam regularmente a criança até o sanitário. Inicialmente, de 15 em 15 minutos e, gradualmente, vão aumentando o espaçamento entre cada ida ao banheiro.

A orientação é que criança chegue na creche já sem fralda e, da mesma forma ela vai retornar para casa. Mas, em situações em que ela pode dormir, como uma viagem de carro, a fralda deve ser colocada. O mesmo procedimento deve ser adotado se alguma delas fosse ser daminha de um casamento ou qualquer outra situação em que um vazamento de xixi ou cocô causasse um grande inconveniente.

Fora isso a criança passa a utilizar apenas calcinha ou cueca, dando adeus para as fraldas. Em princípio, uma vez tirada a fralda a criança não volta a usá-las.

dicas-para-desfraldar-o-bebe

Os preparativos para o desfralde

Uma vez que decidimos iniciar o desfralde da Lara, passamos a fazer a leitura do livro A PRINCESA POLLY E SEU PENICO com mais frequência. É um livro bem didático. Escrevi uma resenha sobre ele aqui. Há a versão para meninos também.

Listamos outros livros indicados para o desfralde em Desfralde: 4 livros infantis para ajudar o bebê a usar o penico.

Os primeiros dias sem fraldas

Depois do primeiro dia na creche sem fraldas, o feedback dado pela coordenação foi que havia sido sucesso total, nenhum vazamento. Depois de ler que o processo é lento não imaginei que já estivesse tudo resolvido, mas fiquei muito feliz do primeiro dia ter sido bem sucedido.

Em casa foi a mesma coisa, a cada 20 minutos pegávamos ela e levávamos para o banheiro. Algumas vezes, ela usava o penico tranquilamente e, em outras, ela demonstrava resistência. Nesses casos não insistíamos. Falamos mais sobre isso em Desfralde: 4 atitudes que não devemos ter!

No segundo dia, sem vazamentos na creche.

Mas, aos poucos, fomos tendo alguns vazamentos esporádicos, tanto no colégio quanto em casa.

Nesse início, o cocô costumava ser feito na calcinha.

Mas, na medida em que fomos percebendo em que horário ela fazia cocô, tanto em casa quanto na creche, começamos a levar ela para o penico e pedir para ela fazer força com o bumbum para fazer cocô.

Nossa experiência

Depois de um tempo achei melhor comprar um assento redutor. A Lara sempre foi fã de autonomia e percebi que o assento redutor poderia dar a ela essa ideia de “fazer xixi e cocô como os adultos”. Falei mais dele em Assento Redutor com escada Dican: Testado e Aprovado!

review-assento-redutor-com-escada-dican

Ela adorou e hoje elas (isso mesmo, Alice iniciou o desfralde também!) têm utilizado apenas o assento redutor.

Nunca tivemos vazamentos em passeios ou saídas.

Além disso, quando começamos a perceber que durante o sono da tarde, a Lara acordava com a fralda seca, passamos a não colocar fralda nessa hora e pedimos para que a creche adotasse a mesma conduta. Ela nunca deixou vazar xixi ou cocô nestes momentos.

Ela também acordou muitas manhãs com a fralda seca, mas preferi deixar o desfralde noturno para o momento em que o desfralde diurno estivesse vencido. Hoje, ela já não usa mais fralda a noite. Vou contar isso em um próximo post.

Dois meses e dez dias depois de iniciado o desfralde, Lara pediu pela primeira vez em casa para fazer cocô. Os vazamentos se tornaram esporádicos e, em maio, depois de 3 meses e meio, finalmente podemos dar o desfralde diurno por concluído.

A impressão que eu tinha antes do desfralde começar é que ele ocorreria de forma mais rápida. Foram três meses. Mas, em conversa com outras mães, percebi que esse é um tempo que não é considerado elevado. É que o processo é lento mesmo.

Confesso que foi bem caótico em alguns momentos e um exercício de paciência.

Caótico porque por vezes, tínhamos que administrar o chão molhado, limpar a Lara e fazer a Alice entender que ela não podia pisar no xixi.

Um exercício de paciência porque muitas vezes tinha acabado de tentar levá-la ao banheiro, 5 minutos antes de um vazamento. Aí tinha que fazer aquela cara de tranquilidade, mas por dentro pensava, “Mas porque não fez o xixi quando te levei ao banheiro???”. Não é fácil.

Outro problema era administrar as outras pessoas da casa sobre a postura que tinham que ter diante de um vazamento de xixi ou cocô. Minha mãe nos ajuda muito, mas paciência não é o seu forte e, diante de um vazamento, estressava, quando não devia. Outro desafio!

Enfim! Tudo passa! E o desfralde também passou.

Hoje a Lara não usa mais fraldas nem a noite – e, por incrível que pareça, o desfralde noturno foi moleza por aqui. Em breve, conto mais.

Atualmente, estamos promovendo o desfralde da Alice.

Gostou? Compartilhe!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais