fbpx

Desfralde: as 7 principais orientações – Parte 1 dos preparativos

por Isa
desfralde dicas e orientacoes

A maioria dos especialistas, sugere que o desfralde seja feito a partir dos 2 anos de idade. Nesta idade, a criança começa a controlar o xixi e o cocô e já se comunica com mais facilidade para avisar que está com vontade de ir ao banheiro.

Se você ainda está em dúvida se é o momento adequado para o seu filho veja o post É hora de desfraldar? Confira nosso checklist!

1) Escolha um momento tranquilo para o desfralde

É preciso ter em mente que desfraldar uma criança, na maioria das vezes, é muito trabalhoso e não é tarefa fácil.

O ideal é iniciar o desfralde em momentos mais tranquilos.

Períodos em que a criança está encarando alguma novidade – como a chegada de um irmãozinho ou a entrada na creche – não são aconselháveis.

Não só a criança precisa estar em um momento calmo, como toda a família.

Muitas vezes o xixi e o cocô vão vazar e você irá se pegar no meio do caos, tendo que fazer “cara” de tranquilidade, enquanto pensa em uma forma de limpar a bagunça e evitar que o irmão, a irmã ou o cachorro não resolvam brincar na poça de xixi ou usar o cocô para se camuflar.

Para piorar o cenário, é possível que o bebê tenha uma diarreia no meio do desfralde. Dá vontade de chorar!

dicas-de-desfralde

2) Comemore cada conquista e torne o processo mais lúdico

Comemorar cada vitória com gestos de viva, palmas ou dancinhas são algumas formas de demonstrar o quão feliz e orgulhoso você está com o avanço da criança.

Outra dica é tornar o momento mais lúdico: sempre que vamos jogar o xixi ou cocô no vaso (e depois de dar os parabéns pela conquista) falamos “Tchau xixi! Tchau cocô”, antes de dar a descarga.

desfralde-comemore-cada-conquista

3) Vazou?! Respire fundo e seja positiva

É fundamental tratar os escapes de xixi e cocô com naturalidade. Respire fundo, seja positiva e explique que isso faz parte do aprendizado. Você pode falar que daqui a pouco ela estará fazendo todas as suas necessidades no vaso (ou penico). Seja sempre amigável e paciente.

Evite adotar uma postura negativa diante deles, tecer comentários que deixem o pequeno desconfortável ou repreendê-lo. Deixar a criança constrangida pode causar ansiedade, fazendo com que o processo se torne mais lento e penoso.

Lembre-se: desfraldar representa uma grande mudança na vida do seu filho ou filha.

orientacoes para desfralde

4) Diálogo é fundamental para o sucesso do desfralde

O diálogo é muito importante para dizer adeus às fraldas.

Fale com naturalidade sobre as necessidades fisiológicas e explique que é preciso eliminar o que não serve mais para nosso corpo e que isso é feito no vaso sanitário ou penico.

Explique que ela não é mais um bebezinho, que cresceu, mas procure não dizer que é uma “mocinha” ou ele um “mocinho” (afinal estão longe de ser).

Alguns livros procuram ajudar a criança a entender como funciona a transição das fraldas para a calcinha (ou cueca), ou melhor, para o penico ou troninho.

desfralde-dialogo-e-fundamental

5) Aproveite os exemplos e ensine a criança a usar o banheiro pela imitação

Destaque as pessoas do convívio da criança que utilizam o banheiro: o irmão mais velho, um primo, o papai e a mamãe.

É recomendável que a criança veja os pais indo ao banheiro e, se demonstrar curiosidade e vontade em usar o vaso sanitário, aproveite esse momento para fazer a primeira experimentação.

Ela vai notar a diferença no jeito de urinar de seus pais e você poderá explicar a diferença de como meninas e meninos usam o banheiro.

Vale também mostrar para as meninas que agora elas vão usar calcinha igualzinho à mamãe (aproveite para mostrar que está usando as suas). Os pais podem fazer o mesmo com os meninos.

Outra ideia é pegar uma boneca, boneco ou um bichinho de pelúcia e simular ele fazendo xixi e cocô no penico. Você pode ainda, pegar um potinho plástico para simular um peniquinho para o “amigo”. Existem algumas bonecas que acompanham penico e que podem ajudar o entendimento dos pequenos.

dicas-de-desfralde-ensine-por-imitacao

6) Envolva a criança no desfralde

Envolva a criança em todo o processo, fazendo com que ela participe da escolha das calcinhas, do penico ou do assento redutor, do livro e ajude nas adaptações da casa.

Se ela quiser colocar adesivos no penico, deixe que fique à vontade para isso. É interessante que ela saiba que o penico é seu e, por isso, ela tem essa liberdade de enfeitá-lo.

desfralde-penico-ou-redutor

7) Observe sua reação

Quando estiver explicando sobre “a hora de dar tchau para a fraldinha”, observe a reação da criança. Se ela estiver resistente, continue conversando sobre o assunto por alguns dias e reavalie se é o momento para dar o start.

dicas-para-o-desfralde

Quer ler mais sobre o assunto? Veja outros texto sobre desfralde:

É hora de desfraldar? Confira nosso checklist!

Desfralde: penico ou redutor de assento?

12 TOP dicas para o desfralde

Conhece alguém que esteja querendo saber como desfraldar o filho ou filha? Aproveite e encaminhe esse texto para ela.

Salve este PIN no PINTEREST

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais