Antes de engravidar não tinha nenhuma noção sobre como cuidar de um bebê ou criança. Nem mesmo trocar fraldas!
Meu sobrinho já tinha 4 anos quando o “ganhamos ” com a chegada de nossa cunhada em nossas vidas e, com a vida agitada, eu não acompanhava de perto o crescimento dos outros sobrinhos. Por isso, nunca acompanhei a criação e os cuidados com um bebê e não tinha intimidade com o assunto quando comecei a pensar em ser mãe.
Em razão disso, estudei muito sobre os cuidados com o bebê: como dar banho, fazer a limpeza do umbigo do recém-nascido, amamentar e também como trocar fraldas.
Eu me preparei o máximo que pude para essa grande função da vida durante a gravidez porque sabia que depois que as gêmeas Lara e Alice nascessem não ia ter tempo para esse tipo de leitura.
Aproveitei também para ouvir os conselhos e experiências de outras mães, principalmente das amigas mais próximas.
Depois das leituras e da troca de conhecimento, adotamos a rotina de troca de fraldas que detalho a seguir.
Esse é o primeiro texto de uma série de posts dedicados aos cuidados com o recém-nascido e com o bebê.
Iniciávamos o ritual de troca de fraldas, sempre que percebíamos que havia cocô ou a fralda já estava preenchida com quantidade razoável de xixi.
Em Lista completa para montar o enxoval do seu bebê estão listados todos os itens que você vai precisar para a troca de fraldas em Higiene e Saúde. Lá você encontra um link para impressão de todos os itens do enxoval do bebê.
Como trocar fraldas de Xixi
Limpeza com algodão e água morna: a limpeza da pele do bebê deve ser feita, preferencialmente, com algodão e água morna, que pode ser armazenada em uma garrafa térmica. Apenas certifique-se que a temperatura está adequada para não correr o risco de queimar o bebê, para isso, coloque um pouco de água em um algodão e sinta a temperatura com as suas mãos.
Sentido da limpeza: a limpeza de xixi ou de cocô deve ser feita no sentido da vagina ou pênis para o ânus. Assim, evita-se o risco de infecção urinária, especialmente nas meninas.
Seque a pele: depois que a pele estiver limpa, seque bem a região com um algodão, uma fraldinha ou paninho.
Dicas para a troca de fraldas dos meninos: a dica em relação aos meninos é colocar um paninho ou mesmo lenço umedecido sobre o pintinho (ou pintão!😂😂😂) a fim de evitar que você seja atingida por um xixi inesperado em uma troca de fraldas.
Creme de assaduras: depois que a pele está seca, é hora de passar o creme de assadura. Uma dica: por aqui, ao invés de seguir no automático aplicando creme de assadura em quase toda a região que mantém contato com a pele do bebê, nós aplicávamos apenas nas regiões em que elas desenvolviam alguma irritação. No caso delas, ao redor do ânus e parte da virilha. A partir do quarto mês, em algumas trocas, nós nem passávamos o creme de assadura.
Como trocar fraldas de Cocô
Retirando o excesso de cocô: Quando a troca de fralda é de número 2, retiramos o excesso de cocô com a própria fralda que o bebe está vestindo. Assim, já economizamos alguns lenços umedecidos.
Limpeza de cocôs bizarros: Quando o bebê está muito sujo, ou seja, na hora daqueles cocôs fenomenais, o melhor é fazer a limpeza com água e sabonete neutro. Essa limpeza pode ser feita na banheira ou na própria torneira da pia do banheiro, no caso dos bebês menores.
Em Enxoval de Bebê: a escolha das roupinhas por tamanho demos a dica de que os modelos de bodies que possuem uma sobreposição de tecidos, como o da foto abaixo, promovem uma boa abertura na gola e permitem que o body seja retirado por baixo. São ótimos para esses momentos em que o bebê faz aquele cocô que suja tudo e você não sabe nem por onde começar a limpar. Como não passam pela cabeça, você evita sujar o rosto e o cabelo do bebê.
Cocôs mais amenos: nesse caso, a limpeza pode ser feita com algodão e água morna.
Sentido da limpeza: a limpeza de cocô também segue o sentido da vagina ou pênis para o ânus, com a finalidade de evitar infecção urinária, especialmente nas meninas.
Seque a pele: depois que a pele estiver limpa, seque bem a região com um algodão, uma fraldinha ou paninho. Usávamos um paninho por dia para essa função e se necessário trocávamos ele antes.
Creme de assaduras: depois que a pele está seca, é hora de passar o creme de assadura.
Limpeza de bebês meninas: no caso das meninas é importante fazer a limpeza dos lábios da vagina, principalmente quando fazem cocô na textura mole e ele costuma entrar nessa região. Afaste os grandes lábios delicadamente e passe o algodão com água, sem aplicar força, para não machucar a bebê.
Hora de colocar a Fralda
O próximo passo é colocar a fralda. Para isso, com o bebê deitado, suspenda-o pelas pernas e coloque a fralda embaixo dele. Ao fechar a fralda, certifique-se que ela não ficou frouxa ou apertada demais.
Produtos que utilizamos nas trocas de fralda
As fraldas que mais utilizamos foram a Huggies Supreme Care (vermelha), a Pampers Confort sec (verde) e a Pampers Premium Care (roxa e branca). Atualmente, uso a fralda Pampers Super Sec (vermelha) durante o dia na Alice – a Lara desfraldou – e continuo usando a Huggies Supreme Care nas duas à noite.
Se estiver em dúvida sobre qual quantidade comprar ou pedir no chá de bebês, leia o post que a Thai fez sobre o assunto Chá de Fraldas: como calcular a quantidade a ser pedida?
Nos passeios, os lenços umedecidos mais utilizados foram o da linha Huggies e o da Pampers.
Para completar o ciclo da troca de fraldas, usávamos o creme de assaduras Desitin (já resenhado) no dia a dia e o Bepantol baby, nos passeios.
Cuidados que fazem a diferença na troca de fraldas
A assadura pode ser um grande problema para os bebês e, claro, para nós mães. É triste ver uma pele cheia em carne viva.
As meninas não tiveram nenhuma assadura séria, apenas princípio de irritação de pele e, acho que foi resultado das trocas constantes, com uso de água ao invés do lenço umedecido nas limpezas, até aproximadamente um ano. Além disso, o pequeno truque de secar a pele com um paninho depois de limpá-la com algodão embebido em água, fez a diferença. E, sempre que a pele começava a ficar um pouco mais irritada, aplicávamos o creme de assaduras Desitin Maximum Strength (roxa).
Mas nós sabemos que muitos bebês desenvolvem assaduras mesmo quando seus cuidadores têm todo o cuidado do mundo. Nesses casos, é importante conversar com o pediatra e com o dermatologista para a escolha do melhor tratamento.
Existem crianças que não desenvolvem alergia à limpeza com lenço umedecido e, se esse for o caso do seu filho, a limpeza pode ser feita com o lenço umedecido mesmo em casa. Mas, a maioria dos especialistas, indica a limpeza com algodão e água nos primeiros meses de vida do bebê.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!