A limpeza do coto umbilical era uma das partes que me dava mais aflição antes de ser mãe. Não fiz nenhum curso de gestante, mas as enfermeiras que me atenderam na maternidade me ensinaram tudo e ajudaram a atualizar práticas antigas e totalmente desnecessárias para que o umbigo tenha a cicatrização perfeita.
O cordão umbilical é fundamental na gestação: é por ele que o bebê recebe oxigênio e nutrientes da mãe. Ao nascer, o cordão é cortado a uns dois centímetros da barriga do bebê. O cordão não tem terminações nervosas, portanto manipulá-lo não causa dor ao recém-nascido.
Os cuidados com o coto umbilical são essenciais quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção.
Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê. No caso do Felipe, o coto caiu no 11º dia.
Três dicas para fazer a limpeza do coto umbilical:
- No banho, o coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro.
- Depois deve ser feita a secagem e limpeza. A orientação atual é que o coto deve ser limpo APENAS COM ÁLCOOL 70%, em todas as trocas de fraldas e após o banho.
- Eu usava um cotonete para passar o álcool e colocava a fralda por cima do umbigo.
Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado.
Aqui um alerta: é totalmente prescrito o uso de cinteiros, ataduras, moedas ou faixas sobre o umbigo. Pode atrapalhar todo processo de cicatrização e até mesmo infeccionar. O local deve ser mantido limpo e arejado para melhor cicatrização.
Em muitos casos o bebê pode apresentar hérnia umbilical, mas na maioria das vezes a hérnia regride sem necessidade de cirurgia.