fbpx

Como Aproveitar as Férias das Crianças Sem Preocupações – dicas de Oftamologista

por Isa
cuidados-com-os-olhos-no-verao

Nas férias precisamos ter cuidado redobrado com as crianças, isso por que é muito comum fazer calor nesse período do ano.

Por causa disso, as crianças adoram estar em contato com a água, seja na piscina ou na praia. Então, precisamos estar preparados para lidar com o cloro da água da piscina e a areia da praia ou do parquinho.

Para isso, devemos ter alguns cuidados, como:

  • Usar óculos de natação – as crianças adoram ficar de olhos abertos embaixo da água. Usar óculos de natação, além de evitar a vermelhidão nos olhos dos pequenos, ainda reduz a chance de contrair conjuntivite bacteriana através da água da piscina.
  • Usar óculos de sol – não existe uma idade mínima para começar a usar os óculos de sol, então o quanto antes melhor. Os óculos precisam ter a proteção contra os raios ultravioleta do sol – UVA e UVB e as hastes largas para dificultar a passagem dos raios solares pelas laterais. Eles também protegem da Ceratite, que são arranhaduras nas córneas provocadas pela exposição ao sol e ao vento.
  • Cuidados na praia – é preciso orientar as crianças a sempre fecharem os olhos ou usar os óculos de natação sempre que nadarem no mar. O contato direto da córnea com a areia pode causar arranhões e machucar. É importante, também, sempre ficar de olho para que não entre areia nos olhos das crianças enquanto estão montando seus castelinhos na areia.

Mas, além desses cuidados típicos dessa época do verão, precisamos nos atentar as outras doenças e traumas oculares que as crianças também podem adquirir nessa época de férias.

cuidados-com-os-olhos-no-verao
Usar óculos de sol

Terçol

Não é transmissível, mas, pode causar incômodo por inchar a pálpebra e deixa-la vermelha. As formas de evitar seu aparecimento, são:

  • Limpar as pálpebras suavemente todos os dias com água morna e shampoo neutro para bebês;
  • Evitar colocar a mãozinha ou até coçar os olhos;
  • Algumas doenças como Rosácea e Blefarite podem ser responsáveis pelo aparecimento frequente do terçol. Nesse caso é recomendável consultar seu oftalmologista para que ele possa diagnosticar corretamente e controlar as condições da doença, evitando o aparecimento de novo terçol.

Trauma ocular

Trauma ocular costuma ocorrer mais em meninos, tem sua incidência aumentada no período das férias, e a maioria dos acidentes acontece no ambiente doméstico.

O trauma ocular na infância é mais grave e tem prognóstico pior do que no adulto devido a diversas características únicas do olho infantil ainda em desenvolvimento.

Quais são os cuidados a serem tomados dentro de casa?

  • Manter fora do alcance das crianças os produtos de limpeza, perfumes, tintas e outras substâncias químicas;
  • Colocar o cabo das panelas virados para dentro do fogão para assim evitar possíveis queimaduras térmicas;
  • Proteger cantos de mesas
  • Não deixar crianças sem supervisão quando brincam com objetos pontiagudos, como lápis, tesouras e talheres.
  • Orientar constantemente as crianças a respeito de aves que podem bicar, cachorros que podem morder e gatos que podem arranhar;
  • Essas são medidas preventivas que garantem a segurança da criança na maior parte dos casos.

Mas atenção mamães de plantão! O equilíbrio é a melhor medida para manter os nossos pequenos saudáveis e felizes! Curta suas férias com seu filho, aproveite esse momento único. Cuide do seu filho, mas não enlouqueça com neuroses.

Dra. Andrea Greco Muller atende em São Paulo.

Acesse o site e fique por dentro das dicas de como cuidar da visão do seu filho: http://agmoftalmologia.com.br/


Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais