fbpx

Como amamentar gêmeos: dicas, dificuldades e posições de amamentação

por Isa
dicas-para-amamentar-gemeos

Nesse texto vou falar como amamentação de gêmeos.

Amamentar pode não ser tão fácil quanto parece, algumas mães têm muita facilidade e outras não. É uma experiência maravilhosa (para a maioria das mães) mas que também pode não ser tão natural!

O aleitamento materno exclusivo de gemelares é possível e vale muito a pena quando é um desejo da mãe. Além dos benefícios físicos para a saúde do bebê, são momentos inesquecíveis de muita cumplicidade. A Thai falou sobre os benefícios do aleitamento materno e contou um pouco de sua experiência em Amamentação exclusiva: dicas para você conseguir! e Amamentação exclusiva com leite materno: eu consegui!

A amamentação envolve muitos fatores e depende do bebê também. Conheço mães que amamentaram o primeiro filho sem problema algum e que tiveram que complementar com leite artificial o aleitamento do segundo filho.

A produção se adapta à necessidade do bebê e se por algum motivo ele não conseguir mamar direito, o leite diminui.

Quando a amamentação envolve uma mãe de primeira viagem é uma novidade para todos: mãe e bebê, ou bebês, no caso de gêmeos. Todos estão aprendendo algo novo e, todo aprendizado envolve erros e acertos.

Para uma amamentação de sucesso é preciso ter muita informação e paciência, palavras mestras quando se trata de amamentação.

Divulgar Curso de amamentação online Método Vitalia Mamãe Bebe em vídeo passo a passo feito por especialistas em aleitamento materno

Amamentação de gêmeos

Um dos pontos mais importantes e desafiadores da amamentação gemelar é a logística. O controle de mamadas é duplo e fundamental, porque senão corre-se o risco de que um bebê acabe mamando apenas o leite inicial (leite magro) e o outro o leite do meio para o final (leite gordo) e com isso o crescimento do primeiro fique prejudicado.

Se você optar por amamentar os gêmeos ao mesmo tempo, vai precisar de alguém para ajudar, marido, mãe, sogra, técnica de enfermagem, enfermeira ou babá.

A produção de leite e a gemelaridade

O que define a produção de leite materno é o estímulo. Quanto mais você amamenta, mais leite seu organismo produz, em um ciclo virtuoso.

Com bebês gêmeos a regra é a mesma. Quanto mais os bebês sugarem, mais a produção será estimulada e mais leite a mãe terá.

Também é fundamental beber bastante água, manter uma alimentação balanceada e descansar sempre que possível (tarefa quase impossível quando se tem gêmeos).

Deixe sempre uma garrafinha de água perto de você, pois a hidratação é fundamental para a produção de leite materno.

amamentacao-de-gemeos-ao-mesmo-tempo

Como amamentar gêmeos: a pega do peito pelo bebê durante a mamada

Ter dificuldades para acertar a pega no início é muito comum. Amamentar é uma novidade para você (quando se é mãe de primeira viagem) e para os bebês.

Nessa hora, consultar sua obstetra e as enfermeiras na maternidade pode representar a diferença para o ajuste.

Indico também fazer um curso de amamentação assim você se prepara melhor para esse momento tão importante da vida de vocês. Conheça o Curso de Amamentação Online Método Vitalia Mamãe Bebê feito por especialistas no assunto e aprenda como amamentar o seu bebê sem dor e sofrimento >> CLIQUE AQUI <<

Se você já estiver em casa, pode procurar ajuda nos bancos de leite ou de profissionais especializadas em amamentação. Se o ato de amamentar não for fácil para você, elas são uma boa solução.

Muitas enfermeiras da maternidade, costumam prestar esse serviço e dar uma ajuda nos primeiros dias em casa, quando, normalmente, estamos inseguras.

Existem ainda grupos de apoios nas redes sociais e vários sites e blogs com informações de qualidade.

No meu caso, preferi amamentar uma de cada vez nas primeiras mamadas, até me familiarizar um pouco mais com o aleitamento e partir para a amamentação de gêmeos ao mesmo tempo.

Por volta do segundo dia, comecei a tentar amamentar as gêmeas ao mesmo tempo e, para isso, tive o apoio das enfermeiras da maternidade.

como-amamentar-gemeos

Amamentação de gêmeos: cada bebê gêmeo possui características únicas

Cada um de seus bebês são únicos e, por isso, podem apresentar desempenhos diferentes na hora do aleitamento.

Nem sempre os recém-nascidos pegam o peito corretamente de primeira. Mas é possível ensinar a eles essa habilidade, daí a importância de se informar com profissionais experientes na área.

Informação é fundamental para a amamentação, ainda mais para a amamentação de gêmeos.

Como amamentar gêmeos ao mesmo tempo: ajuda é fundamental

Amamentar dois bebês de forma simultânea não é uma tarefa fácil. Mas, sem dúvida, é um ganho em qualidade de vida para todos os três envolvidos.

Ao realizar o aleitamento materno de gêmeos, de forma simultânea, a mãe consegue otimizar melhor o tempo dedicado às mamadas. Além disso, em muitos casos os bebês gêmeos passam a dormir nos mesmos horários, pois a digestão do leite acaba sendo feita em hora coincidente. Com isso, a mãe tem um pouco mais de tempo para descansar.

Quando os gêmeos são recém-nascidos você certamente precisará da ajuda de outras pessoas para realizar o aleitamento materno.  Uma enfermeira, o pai, a avó ou a babá são fundamentais para ajudar a colocar os bebês na posição adequada para a melhor pega do mamilo. E, também, para a hora de retirar o bebê que já terminou e colocá-lo para arrotar. Por vezes, o bico escapa da boca do bebê e é necessária nova ajuda para posiciona-lo novamente.

Na verdade, quando se trata de bebês gêmeos ajuda é fundamental sempre, não só quando o assunto é amamentação.

Depois de um bom tempo, quando os gêmeos já tiverem mais autonomia de movimento e estiverem mais durinhos, torna-se possível realizar essa tarefa sem a ajuda de outra pessoa.

Entretanto, nem todas as mães conseguem se adaptar ao aleitamento simultâneo de bebês gêmeos. Algumas entendem que esse deve ser um momento exclusivo entre a mãe e cada bebê. Uma das poucas atividades em que ele tem exclusividade e não está acompanhado de seu irmão ou irmã gêmea.

Para realizar a amamentação de gêmeos ao mesmo tempo é preciso ainda encontrar uma boa posição, realizar um controle de mamadas e torcer para que eles tenham vontade de mamar ao mesmo tempo!

Uma poltrona confortável e uma almofada de amamentação própria (de preferência) são ótimos aliados para não sobrecarregar sua coluna. Além disso, prefira sempre um local calmo e silencioso para dar de mamar.

Posição para amamentação de gêmeos

É importante que vocês três encontrem a melhor posição para a amamentação de gêmeos simultânea, em que todos fiquem confortáveis ou melhor acomodados, já que muitas vezes nos sacrificamos para o bem dos pequenos, mesmo não sendo o ideal.

Apresentamos em imagem e descrição quatro posições simples indicadas para que a mãe consiga amamentar os gêmeos ao mesmo tempo:

posicao-para-amamentar-gemeos

1) Posição Lateral para amamentação de gêmeos: apelidada nos EUA como posição do tipo bola de futebol, já que lembra a forma como os jogadores se deslocam no campo com a bola, para reproduzi-la fique sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo e coloque os dois bebês na mesma posição: um bebê debaixo de um braço, com as pernas viradas para as suas costas e o outro bebê debaixo do outro braço, também com as pernas viradas para suas costas. Apoie a cabeça dos bebês com as mãos, como mostra a imagem sinalizada como POSIÇÃO 1.

2) Posição Tradicional + Lateral para amamentação de gêmeos: sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, coloque os dois bebês de frente para a mãe e incline o corpo dos bebês para um mesmo lado, como mostra a imagem sinalizada como POSIÇÃO 2.

3) Posição Cruzada para amamentação de gêmeos: sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, coloque os dois bebês de frente para você, com as cabeças apoiadas em cada um dos cotovelos e antebraços e os pés dos bebês apontando para o centro do corpo da mãe (barriga), como mostra a imagem sinalizada como POSIÇÃO 3.

4) Posição Cavalinho para amamentação de gêmeos: sente-se de forma confortável e acomode cada bebê sobre uma almofada de amamentação, dois travesseiros ou direto no seu colo, cada um em uma das pernas, sentado de frente para o peito. As perninhas dele permanecem abertas, como se ele montasse um cavalo. As suas mãos devem sustentar parte da coluna, como mostra a imagem sinalizada como POSIÇÃO 4. Em caso de gêmeos deve ser usada quando estão mais firmes, já que não é possível usar a outra mão para sustentar a cabeça do bebê (que está ocupada sustentando a coluna do irmão). É uma posição indicada para manter a criança alerta e pode ajudar com os bebês sonolentos e prematuros. É recomendada também para bebês com refluxo, porque nessa posição o bebê fica na vertical, em vez de deitado e o leite não volta com tanta frequência.

Como amamentar gêmeos: controle de mamadas e revezamento de seios

É importante que cada bebê mame no mesmo seio a cada mamada. Não alternar o peito em uma mesma mamada é importante para que cada bebê sugue a parte gorda do leite, que “desce” após cerca de 15 minutos do início da mamada. Por ter maior teor de gordura, ela é responsável por promover sensação de saciedade na criança.

Na mamada seguinte, inverta os lados – o filho que mamou no peito direito mama no esquerdo e vice-versa. Alternar os bebês nos seios é importante para que eles fortifiquem os músculos dos dois lados da face.

Para promover esse controle vale usar uma tabelinha, como essa do modelo abaixo, para cada bebê. É só marcar com um X o seio usado na amamentação e preencher as demais informações. Assim, na próxima mamada, você oferece o outro peito.

Controle de mamadas ALICE

Dia

Mama esquerda

Mama direita

Início

Final

Duração

03/03/2018

X

 

06h15

06h40

25 min

03/03/2018

 

X

9h40

10h25

45 min

      
      

Controle de mamadas LARA

Dia

Mama direitaMama esquerdaInícioFinal

Duração

03/03/2018

 

X

06h15

06h30

15 min

03/03/2018

X

 

9h03

9h40

37 min

      
      

As rachaduras de bico e o empedramento

Um obstáculo muito comum durante a amamentação são as rachaduras no peito.

Elas geram muito incômodo e dor e, por algumas vezes, tornam o aleitamento um martírio.

Na maioria das vezes, a causa é a pega errada e, no caso de gêmeos, o prejuízo é duplo: com o mamilo machucado a amamentação dos dois recém-nascidos fica prejudicada.

Para auxiliar a cicatrização das rachaduras nos seios, indicamos de olhos fechados a pomada Lansinoh.

Passar o seu próprio leite nos mamilos ao fim de cada mamada, também ajuda a cicatrização dos bicos rachados.

Empedramentos também são muito comuns durante a amamentação. E, normalmente, vêm seguidos de dor intensa. Aproveite o tempo que estiver grávida e o tempo na maternidade, para se informar sobre como fazer, na prática, a massagem para promover o alívio da dor, e reestabelecer a normalidade dos seios nessa situação.

Divulgar Curso de amamentação online Método Vitalia Mamãe Bebe em vídeo passo a passo feito por especialistas em aleitamento materno

Concessões e privações envolvidas na amamentação gemelar

O aleitamento materno de gêmeos envolve concessões e privações.

Na verdade, a amamentação de bebês únicos também costuma envolver.

O número um deles é a privação do sono. Ter que acordar de madrugada, a cada 2 ou 3 horas, não é para os fracos! 💪💪😂😂 Se os bebês não estiverem em sintonia e estiverem amamentando em horários diferentes então nem se fale! Os intervalos são ainda menores e a mãe acaba passando boa parte do dia, da noite e da madrugada amamentando e dorme muito pouco.

Normalmente, passamos o dia com os seios de fora amamentando algum bebê. Não é fácil!

Nos primeiros meses, sair para eventos sociais acaba sendo um problema, ao invés de diversão. Se você for amamentar os dois ao mesmo tempo, a exposição dos seios é praticamente certa e, com isso, você pode preferir selecionar melhor os locais para uma saída em família ou mesmo preferir ficar em casa.

Além disso, a logística toda envolvida na rotina de dois bebês é punk! É tanta tralha para levar em um passeio e tanta função a ser cumprida que muitas vezes a mãe prefere ficar em casa onde a sua estrutura já está toda montada.

Rotina com horários para amamentação gemelar ou livre demanda?

O mais recomendado é que os bebês sejam amamentados sob livre demanda, ou seja, na hora em que demonstrarem que estão com fome.

Mas nem sempre é possível realizar o mundo ideal e cada mãe tem que trabalhar dentro da sua realidade.

Por isso, você pode tentar amamentar os dois bebês no mesmo horário ou em horários próximos, otimizando as mamadas e ganhando algum tempo de descanso.

Se um deles chora, demonstrando interesse em mamar, amamente esse bebê e depois ofereça o peito para o irmão ou irmã. Você também pode amamenta-los ao mesmo tempo.

Dessa forma, é possível que a rotina de amamentação dos gêmeos acabe coincidindo com o tempo.

Aqui, o princípio do aleitamento materno por livre demanda que não deve ser abandonado é nunca deixar o bebê passando fome com a finalidade de seguir uma rotina rígida de horários para amamentação.

E se for necessário complementar com fórmula de leite artificial?

A recomendação da OMS é a amamentação exclusiva até os 6 meses e complementar até 2 anos, mas nem sempre isso é possível.

Bico invertido, dor, baixa produção de leite, falta de apoio e informação, são alguns problemas encontrados pelas mães e que atrapalham a amamentação.

Alguns bebês podem ter dificuldade para mamar no peito e, se esse for o caso de algum dos seus bebês gêmeos, não se desespere.

Através da análise da curva de crescimento dos bebês, o pediatra irá sinalizar a necessidade ou não de complementação do aleitamento materno com leite artificial.

O motivo mais comum para a complementação do leite materno com fórmula de leite artificial é quando o pediatra avalia que o bebê não está ganhando peso suficiente apenas com a amamentação.

Em muitos casos o uso de complemento é temporário, sendo possível retomar e até mesmo iniciar (quando ele ainda não aconteceu) o aleitamento exclusivo. Em outras situações, a fórmula artificial é introduzida em complemento ao aleitamento materno e os dois convivem por um tempo.

Há ainda a opção de tirar o leite materno e oferece-lo aos seus bebês gêmeos, fazendo a ordenha de forma manual ou com bombinhas para tirar leite.

complemento-para-bebes-gemeos

Amamentar é um ato de amor, importante para mãe e filho, mas é necessário que não se trate o assunto com radicalismos.

Complementar a amamentação com leite artificial pode ser a única ou a melhor decisão para algumas mães. Foi para mim e para as minhas filhas. Assunto para um outro post.

O importante é não se sentir culpada (Ah! A culpa materna!) e nem pensar que é menos mãe que as outras porque não está amamentando seus filhos ou não está adotando o aleitamento materno exclusivo.

A dica quando o assunto é complemento de amamentação com leite artificial é buscar informação para decidir o melhor para você e seus bebês junto com o seu pediatra e, para isso, é importante escolher um profissional de confiança e que adote uma linha de pensamento que seja coerente para você.

Lembre-se também, de levar em consideração o seu sexto sentido antes de tomar decisões precipitadas sobre amamentação e complemento. E aqui falo nos dois sentidos. Assim como amamentar é um ato de amor, complementar muitas vezes também é e pode ser fundamental para a saúde do seu bebê.

Quer aprender como amamentar o seu bebê sem dor e sofrimento? Conheça o Curso de Amamentação Online Método Vitalia Mamãe Bebê feito por especialistas no assunto >> CLIQUE AQUI <<

Aproveite para salvar este post no Pinterest:

Como amamentar gêmeos: dicas e posições

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais