Com apartamentos cada vez menores e, principalmente, quartos extremamente compactos, as camas suspensas são a alternativa perfeita para melhor aproveitamento de espaço.
A cama suspensa permite que a área debaixo, que não tem nenhuma utilidade quando se trata de modelos de camas tradicionais, possa ser utilizada.
O projeto para o quarto pode prever usos variados para esse novo espaço criado com a elevação da cama. Por exemplo, um armário, um espaço para estudo, uma biblioteca ou um local reservado para brincar.
As crianças costumam adorar as camas elevadas porque acabam funcionando como uma espécie de cabana, casinha ou bunker.
Além disso, se o projeto souber explorar bem esse recurso, a cama suspensa infantil torna o ambiente mais lúdico.
Os portais especializados sugerem que para instalação da cama suspensa, o pé direito do ambiente tenha pelo menos 2,70 metros de altura. Dessa forma, sobra um espaço confortável da cama ao teto e um vão suficiente para execução de outros projetos embaixo da cama.
Mas a cama suspensa não serve apenas para ambientes pequenos. Muitas pessoas optam por esse modelo de cama por gostar do seu visual, que costuma trazer um ar mais moderno para o ambiente, já que foge ao tradicional que é a cama no chão. Além disso, a cama suspensa permite explorar o espaço de outras formas e possibilita projetar o quarto de forma mais divertida.
Nos ambientes pequenos, a ideia principal da cama suspensa é que ela libere mais espaço no cômodo. Ao suspender a cama, toda aquela área embaixo dela passa a poder ser utilizada de outras formas.
As principais vantagens da cama suspensa infantil:
Sensação de amplitude: com a cama elevada uma área maior de piso fica livre e isso faz com que o ambiente pareça maior.
Aproveitamento e otimização do espaço: com a cama suspensa a área abaixo dela fica livre para que o espaço seja aproveitado. Cria-se um espaço que antes não existia no cômodo.
Encantamento: camas suspensas costumam causar verdadeiro alvoroço entre a criançada. A ideia de ficar num plano mais alto e a possibilidade de usar a parte de baixo como uma cabaninha ou um espaço de brincadeiras por si só já costuma encantar os pequenos. Além disso, se o profissional explorar o lado lúdico que a carma elevada pode promover em seu projeto, o sucesso é garantido.
Organização: ao permitir melhor aproveitamento do espaço, com o uso de uma área que antes estava sem utilidade, a cama suspensa permite que objetos sejam melhor organizados. Se no projeto for incluído um espaço de brincar embaixo da cama elevada, abre-se espaço para que brinquedos fiquem melhor organizados.
Se quiser saber mais sobre a organização, vá para a nossa Categoria de Organização.