Estimular os sentidos de bebês e crianças é fundamental para garantir o bom desenvolvimento motor e cognitivo.
As brincadeiras com tinta oferecem uma possibilidade vasta de experimentações e fazem a felicidade da criançada!
Ver como diferentes tonalidades de tinta misturadas formam uma nova cor é uma experiência de transformação que causa um grande impacto e aguça a curiosidade das crianças.
Tato, visão e olfato estão sendo estimulados durante toda a brincadeira
Ao brincar com tinta, a criança desenvolve a coordenação motora, se expressa e se comunica.
Além de estimular a criatividade, permitir a percepção das cores, texturas e formas, brincar com tinta é um terreno fértil para que o seu filho expresse sua personalidade.
E para ficar ainda melhor, a brincadeira com tinta é uma tarefa barata e simples de ser executada que gera muitas gargalhadas, mas é preciso ter disposição para sujar a roupa, o cabelo e a pele e tomar alguns cuidados para que o caos não se instale no local! 😂😂😂😂
Se seu filho tiver por volta de 2 e 3 anos e não for muito quietinho, lembre-se de ter atenção para que ele não se estenda muito além da área reservada para brincadeira e acabe sujando paredes, sofás e tapetes. Mas nada de desespero, a tinta guache sai com água.
Você vai precisar de:
- Jornal ou plástico para forrar a superfície.
- Tinta guache
- Folhas de papel
- Formas para serem usadas como carimbo: use a sua criatividade, vale esponja, papel crepom amassado, folhas, legumes e verduras cortados.
- Plano de evacuação para o fim da brincadeira.
Se você tiver um quintal em sua casa ou uma área externa (talvez o play do prédio) para realizar essa tarefa… maravilha! Do contrário, procure escolher um cômodo mais voltado para o brincar aí na sua casa, que pode ser a varanda, o quarto ou a sala.
Para proteger o chão, forre-o com jornal ou plástico (são vendidos a metro em lojas de tecido ou plástico).
Como fizemos a brincadeira com tinta guache
Por aqui, escolhemos realizar a brincadeira na varanda.
Forrei o chão com esse plástico amarelo, que comprei no Saara (Rua Buenos Aires). Usei 2 metros, para duas crianças e achei adequado ao nosso espaço.
Preferi a varanda porque é um espaço de bagunça (onde me escondo?) daqui de casa e também porque depois que a brincadeira acabou elas foram direto tomar um banho de piscina, montada no mesmo ambiente.
Comprei dois potes grandes de tinta guache rosa e azul e tinha um outro pequeno de tinta de maquiagem prata com glitter.
Separamos algumas folhas de papel A4 e cortei duas esponjas de cozinha em formato de coração, triângulo e círculo que serviram como carimbos para serem usados nas criações artísticas das meninas.
Elas amaram! Ficaram numa felicidade só! Depois de desenhar durante um bom tempo nas folhas de papel, passaram a desenvolver o body art! Foi a hora de pintarem o próprio corpo. No final pareciam dois Avatares, do filme Avatar! Kkkkkk….
Lembre-se de ter um Plano de evacuação para o fim da brincadeira. Pense em como vai ser a logística. Por aqui, elas foram direto para a piscina. Era hora de fazer mágica e colorir a água!
Já escolheu a amiga que tem disposição para te acompanhar nessa tarefa ousada?? Mande o texto para ela!