No texto de hoje vamos falar sobre Emagrecimento pós-parto e a pressão para atingir o peso ideal após a gestação.
Muitas mulheres procuram atendimento nutricional após a gestação se queixando sobre o peso que ganharam durante esse período e que não foram eliminados.
Essa queixa é muito comum, mas vale lembrar que a gestação é um período de muitas mudanças no universo feminino e as suas necessidades, prioridades e a forma de se relacionar com o próprio corpo mudam.
Leia também > Como fica a Barriga pós parto
Depois que o bebê nasce o dia parece passar mais rápido, cada vez são realizadas mais atividades e cuidar do bebê é a prioridade. Quando você vê não sobrou nenhum tempo pra cuidar de você.
O tempo passa a valer ouro. Fazer dieta é algo que demanda muito tempo, se tornando mais um compromisso e tudo que uma mãe mais quer quando o bebê dorme é descansar, relaxar e, com isso, emagrecer se torna quase impossível!
Mas como lidar com a pressão para se ter o corpo de antes e, muitas vezes, até mais magro do que quando engravidou e ainda conseguir administrar toda a demanda do bebê?
Realmente não é uma tarefa fácil, e se você der um Google e digitar “EMAGRECIMENTO PÓS PARTO” o que não vai faltar são propagandas milagrosas mostrando mães que secaram e atingiram o “corpo perfeito”, famosas dando dicas mirabolantes, mas que parecem de outro mundo… mas será? Será que isso é pra você? Será que a realidade delas se encaixa com a sua?
Pontos importantes sobre Emagrecimento pós parto
Por isso quero explicar alguns pontos importantes pra que seu emagrecimento aconteça de forna natural e longe de radicalismos.
Talvez você já tenha se perguntado por que algumas mulheres conseguem emagrecer e outras não após o parto.
Alguns fatores precisam ser levados em conta quando se fala de emagrecimento depois de uma mudança corporal tão intensa.
Em mulheres que amamentam exclusivamente pelo seio, a perda de peso após o parto é maior nos 3 primeiros meses. A média de perda de peso esperada durante o período de amamentação costuma ser de 500g a 1 kg por mês. Porém, mulheres com sobrepeso ou obesidade que amamentam por um curto período e que realizaram pouca ou nenhuma atividade física podem apresentar maior dificuldade para emagrecer nos primeiros 6 meses.
Por isso, a perda de peso irá acontecer de acordo com o estado nutricional da gestante antes, durante e após o parto e com o tempo de amamentação do bebê.
A cobrança pelo corpo ideal
Há muita cobrança para que a mulher retorne ao peso de antes da gravidez. Normalmente, a própria mulher se cobra e os outros também. E isso tudo ocorre em um momento que a mulher está sensível, precisando muito mais de apoio que cobranças. Não se trata apenas de fechar a boca, fazer mais exercícios, ter foco, força e fé.
Mas então como atingir o corpo perfeito?
5 dicas pra facilitar o processo de emagrecimento no pós-parto
O corpo perfeito é o corpo bem nutrido! Pra isso vou te dar 5 dicas pra facilitar o processo de emagrecimento no pós-parto:
- Procure ter uma boa alimentação! Priorize o consumo de alimento de verdade (frutas, verduras, legumes, arroz, feijão). Diminua frituras. Coma devagar e mastigue bem. Sinta prazer ao comer. Se possível coma mais comida caseira do que industrializada.
- Coma quando estiver com fome, aquela que a barriga ronca, nada de ficar beliscando alimentos gostosos ao longo do dia ou terminando de comer um pouquinho da comida da criança que sobrou.
- Se possível cozinhe algo para comer, você não precisa ser a melhor cozinheira e muito menos gastar horas preparando uma refeição, dessa forma você se livra das opções altamente industrializadas que são compradas no mercado pra tirar você do sufoco. Se tem alguém que cozinha pra você, converse sobre o que é preparado, se ainda assim não resolver prepare sua comida! Seja uma agente de mudanças na sua própria vida!
- Reserve 30 min para se exercitar, a atividade física alivia o estresse, ajuda a acelerar o seu metabolismo e traz sensação de bem estar. Não tem tempo de ir à academia? Apenas se mexa, caminhe, suba de escada, troque o canal da TV no próprio aparelho, não passe o dia deitada com o bebê.
- Beba bastante água! Sabe aquela história de que a mulher pra produzir mais leite precisa comer comida com mais sustança? Mentira! Uma alimentação equilibrada e um consumo de água acima de 3,5 litros são o suficiente para que a sua produção de leite aconteça de forma natural, mas lembrando que a produção de leite é estimulada conforme a demanda, se seu bebê mama pouco a tendência é que você produza menos leite.
Essas dicas vão te ajudar a ter um corpo perfeito, afinal corpo perfeito é aquele que funciona bem!
E, aqui vai uma dica para quem quer voltar ao corpo de antes da gravidez e ter uma rotina mais saudável: o programa Mamãe Sarada, que faz parte da Queima Diária, a maior e mais completa plataforma online da América Latina dedicada à saúde e ao bem-estar.
O Mamãe Sarada é um programa específico para mães que querem voltar a ter o corpo de antes da gravidez mas não tem tempo para cuidar do corpo por causa dessa nossa rotina louca! São 14 minutos de aulas gravadas em vídeo para vc assistir na TV, no celular, no pc ou no tablet. É um programa feito de mãe para mãe. Com conhecimento dos desafios do período que a maternidade traz para a mulher.
Tem treino voltado para afinar a cintura e o Xô Diástase. Enfim é muita entrega por menos de R$1/dia. Chega de desculpa, entre em ação e seja mais feliz e saudável!
O sentimento que tenho é que se eu tivesse conhecido a Queima Diária antes (só conheci em 2020) teria conseguido retomar aos treinos e ao meu corpo antes.
Seja a melhor versão que você pode ter de você mesma e não queira ser outra pessoa.
Luana Pasqualini atende em Botafogo e na Barra da Tijuca – RJ. Com foco em emagrecimento, reeducação alimentar, tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dislipidemias. Grupos de emagrecimento, Mindfulness, Mindful Eating, Coaching de Emagrecimento online. Aproveite para acompanhá-las nas redes sociais! (21)99470-7049