fbpx

Volta às aulas: como lidar com crianças até 6 anos?

por Thainá Halac


O retorno às aulas nem sempre é encarado pelos nossos filhos como algo prazeroso, mesmo na primeira infância. Durante as férias, a rotina é mais relaxada, as brincadeiras são livres e por isso é importante reconhecer os medos e inseguranças das nossas crianças para amenizar o impacto do retorno à escola.

Por aqui já falamos que colocar a criança numa Colônia de Férias pode ajudar, já que ela não ficaria tanto tempo afastada de atividades de socialização e rotina.

Os horários também ficam trocados, então uma boca dica é retornar à rotina aos poucos, fazendo com que a criança durma mais cedo e acorde próximo da hora em que vai à escola.

Aqui, o acolhimento é palavra de ordem: converse sobre os medos, deixe seu filho seguro para encarar o ambiente escolar. Se puder, vá até a escola no retorno às aulas, apresente o novo professor.  Isso dará mais segurança, afinal, eles passarão muitos dias juntos. Um bom relacionamento com o professor é imprescindível para o bem estar na escola.

Devemos nos policiar porque por vezes também parte de nós enfatizar à criança a escola como algo punitivo. Devemos sempre associar o retorno às aulas como um ambiente agradável e nunca se referir à escola como um castigo. Sugerir recompensas como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir à escola ou estudar também não é uma opção.

Também ajuda envolver a criança nos preparativos para volta às aulas: escolher o material, arrumar a mochila, separar os uniformes. Tudo isso vai organizando mentalmente e preparando seu filho para a nova rotina.

Outro estímulo pode ser dizer que a volta permite reencontrar os amigos e fazer novas amizades, já que é comum que as crianças mudem de classe com o início de um novo ano letivo.

Buscar seu filho também é importante! Se não for possível, ao final do dia, sente-se com ele e pergunte como foi. Pergunte sobre a nova professora e os novos colegas de sala, o que fizeram ao longo da aula. Isso o deixará feliz e seguro, além de estreitar ainda mais o relacionamento entre pais e filho.

Esse post ajudou na volta às aulas? Compartilhe!

Você também vai gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais