O som faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, portanto o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer.
Não é à toa que existe uma grande quantidade de brinquedos educativos para bebês e crianças pequenas que emitem sons ou fazem barulhos: com a música os bebês podem desenvolver habilidades como fala, dicção e coordenação motora, entre outras.
Cientificamente, é comprovado que crianças que tocam um instrumento ou possuem algum aprendizado nesse segmento antes dos 5 anos apresentam a área frontal do cérebro, que mexe com o conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida.
Contudo, em bebês o principal objetivo das aulas de música é a socialização. São utilizadas canções que falam o nome de cada criança e cada um tem sua vez. Assim a criança aprende a perceber o outro e ao mesmo tempo demonstram muita alegria quando todos cantam o seu nome na roda.
As canções gestuais são usadas para que o bebê aprenda a relação do gesto com a fala e amplie seu vocabulário e expressividade. Um recurso que é muito usado pelos professores é a exploração de movimentos locomotores (andar, pular) acompanhando a música, favorecendo a expressão corporal e desenvolvendo não só a musicalidade e o vínculo afetivo com quem está dançando com ela, mas também seu raciocínio espacial-temporal.
Pequenas histórias cantadas ou sonorizadas explorando uma temática (explorando sons do corpo, da casa, dos animais e da rua), também podem ser utilizadas, pois estimulam a atenção, a concentração e a percepção auditiva, o chamado “ouvido musical”, que é desenvolvido principalmente até aos 6 anos.
E, claro, os instrumentos musicais! Acompanhar as canções com instrumentos musicais – chocalhos, tambores, sinos – variando a pulsação e o senso rítmico, intensidade (tocar forte ou fraco), percepção ao estimulo sonoro e o silêncio, lateralidade (lado esquerdo, direito, para cima e para baixo), estimulam também o desenvolvimento psicomotor da criança.
As aulas de música são indicadas principalmente a partir de seis meses, quando a maioria dos bebês já consegue sentar.