Toda vez que mamãe sai, é a mesma história. Ela me diz o que é para fazer durante o dia e depois me dá um beijo. Ela só quer o meu bem, a mamãe.
Mas esta manhã ela se esqueceu de me dar um beijo.
– Mamãe, e o meu beijo? Mas mamãe já está longe, nem pode me ouvir.
Mamãe tinha uma porção de coisas para me dizer hoje. Estava muito apressada, mas nunca tinha se esquecido do meu beijo.
Eu preciso encontrar alguém para me dar um beijo.
O livro infantil O BEIJO, da escritora e ilustradora Valérie D’Heur, conta a história da pequena ave que sente falta do beijo diário que sua mãe lhe dá antes de sair (para trabalhar?). Hoje ela esqueceu, estava muito apressada.
É possível perceber o cotidiano contemporâneo retratado no monólogo da pequena ave, quando o narrador-personagem fala que sua mãe Estava muito apressada hoje, retratando a realidade de muitos pais e mães.
O beijo e o abraço representam os maiores atos de afeto entre seres humanos. Podem ser de amor, amizade, companheirismo, gratidão ou comemoração. Mas são sempre deliciosos quando sinceros.
Quem aqui não enche os filhos de beijo como forma de expressão de todo o amor que se sente? É representação clara de carinho.
Após ter seu beijo esquecido, a pequena ave passa o livro todo buscando algum outro animal para ocupar esse vazio e lhe dar o beijo esquecido pela mamãe. Ela passa pela girafa, pela avestruz, pelo felino e pelo rinoceronte, com quem acaba criando laços mais sólidos.
Em uma primeira passagem, acaba achando que a boca do rinoceronte era grande demais.
Não posso pedir um beijo ao rinoceronte. A boca dele é grande demais. Se ele me der um beijo, só um pouco de beijo ficará na minha bochecha. A outra parte ficará perdida no ar. A minha bochecha é muito pequena para o beijo do rinoceronte.
Eu preciso achar outro alguém.
Mas, depois de não se identificar com qualquer outro animal, acaba insistindo e resolve roubar um beijo enquanto ele está dormindo.
Já sei! Eu vou dar um beijo nele. Ah! Isso é gostoso! É tão gostoso dar um beijo quanto ganhar um beijo.
A temática beijo já é fofa por si só, mas a história vem recheada de uma dose extra de sentimento, na medida, em que ficamos com pena da ave e nos colocamos no lugar da mãe, que certamente sentiu falta daquele beijo em algum momento do dia (ou vários!). Quem já não passou por isso?
As ilustrações em tons pastéis compõem o texto de forma harmoniosa, representando uma tela perfeita para falar da troca de afeto entre mãe e filho, tema tão presente e fundamental no universo infantil.
Os desenhos apresentados no livrinho representam o ambiente da Savana, habitat natural dos animais que compõem a história.
O livro O BEIJO é uma ótima opção para crianças recém-alfabetizadas, que já leem em letra de forma, uma vez que o texto é apresentado em caixa alta.
Algumas sugestões para a mediação da leitura do livro infantil O BEIJO:
- Como é o barulho e a expressão de um beijo? Vamos representa-lo?
- Aproveite e pergunte sobre a rotina da família: por quem são acordados, quem costumam encontrar pela manhã, como dão bom dia às mães (se as beijam, abraçam, se só dizem bom dia), se tomam café da manhã juntos, quem sai primeiro, como é a hora da despedida, etc.
- Comente sobre as formas de manifestações de afeto entre mães e filhos, pais e filhos, mães e pais (beijo, abraço, palavras carinhosas, etc).
- Proponha que a criança desenhe a rotina amorosa que tem com sua mãe ou pai, ao acordar ou antes de ir à escola. Se forem muito pequenos para essa tarefa, você pode sugerir que o seu filho desenhe um beijo ou uma pequena ave.
- Pergunte como seu filho reage quando sua rotina amorosa com sua mãe não é cumprida.
- Pergunte quem é o narrador da história (uma pequena ave), quais animais participam da história? (ave, rinoceronte, avestruz, girafa e felino), quais os outros animais que apenas aparecem na história sem participar? (antílope, zebra e elefante).
Boa parte dessas sugestões foi retirada da cartilha que a editora BRINQUE-BOOK montou com dicas e motivações para a leitura do livro.
Ficha Técnica do livro O BEIJO
Autora e Ilustradora: Valérie d’Heur
Editora: BRINQUE-BOOK
Especificações: Brochura | 28 páginas
Faixa Etária: 2 a 8 anos