Depende. É uma festa, dá trabalho organizar, tem custos que poderiam ser revertidos para a compra das fraldas sem a necessidade do evento. Pragmaticamente esse seria o raciocínio mais lógico. Mas pensa bem: olha que momento incrível para reunir parentes e amigos mais próximos, todo mundo ali curtindo a barriga e comemorando o bebê que nascerá em breve?
Então o meu conselho para você é: se puder, faça! Foi um momento único, tenho tantas boas lembranças da boa energia que rolou no dia do Chá de Fraldas do Felipe!
No cálculo – veja aqui como saber a quantidade e tamanhos que devemos pedir -, claro que devemos considerar o tipo de festa. À época orçamos um piquenique e acabamos fechando em um pacote com buffet e decoração no salão de festas da casa da minha tia, já que assim poderíamos chamar mais pessoas que eram muito importantes para nós. Então considere se você quer um chá à moda antiga, com cada um levando o que for comer ou beber – o que é ainda mais vantajoso financeiramente – ou uma pequena confraternização mesmo, com os pais do bebê oferecendo a festa e arcando com os custos, como fizemos. Ou, se você puder, um festão de arromba!
Optamos por uma decoração bem simples. Tenho a sorte de ter uma família muito prendada. Então lembrancinhas, doces e chocolates ficaram com custo bem reduzido. Já que a ideia é ser rentável, considere essa opção também!
Se a questão econômica for preponderante para a decisão de fazer ou não o Chá de Fraldas, vale multiplicar o valor médio das fraldas pelo número de convidados e comparar com os custos da festa.
Agora, sobre a parte prática: Felipe hoje tem um ano e três meses e eu nunca comprei um pacote de fraldas. Estimo que tenhamos estoque garantido até ele completar um ano e meio pelo menos. Tá certo que os meus convidados foram bem generosos – mas creio que em geral a média é essa mesmo.
Pedimos somente as fraldas, mas ganhamos também pomadas, lenços umedecidos, xampu e sabonete líquido. O estoque de produtos de higiene (que repito, nem foi solicitado!) durou até os 10 meses do Felipe.
Mais do que a economia, considero também a comodidade de não ter que sair a toda hora para comprar fraldas.
Posso sugerir tamanho e marcas no convite?
Sugerimos no convite as marcas e tamanhos que gostaríamos de ganhar. No nosso caso, pedimos Pamper’s Premium Care Branca ou Supreme Care Verde e Huggies Turma da Mônica Meninos. Ambas nos tamanhos M ou G. Para a família mais próxima pedimos tamanho P – que foi usado apenas no primeiro mês.
Ganhamos também um pacote da RN, que usamos na maternidade e na primeira semana de vida do Felipe e foi um presente da minha avó.
Já em casa, preferimos organizar as fraldas em estoque, organizando por tamanho e data de validade, colocando para uso primeiramente as da Huggies, que têm a forma menor do que a Pamper’s.
Aqui vale outra dica para quando o bebê parar de evacuar depois de cada mamada noturna (o que em geral acontece até os três meses): prefira usar a fralda Pamper’s branca, que é noturna e segura bem a noite toda. Também vale usar uma fralda de tamanho acima durante o sono (por exemplo, se o bebê está usando M, colocar a G para dormir).
E se eu optar por pedir fraldas ecológicas?
Atualmente pode-se optar também pelas fraldas ecológicas – a antiga de pano repaginada. Hoje temos diversos modelos que vão à máquina de lavar e podem ser uma opção mais sustentável. Acho bem bacana, mas nesse caso a restrição fica por conta de achar um modelo e marca que se adapte às suas necessidades. Por isso é sempre bom pedir indicação para alguma amiga que já tenha tido a experiência. A quantidade é bem reduzida em relação às descartáveis, já que a ideia é o reuso mesmo.
Hoje há diversos fornecedores disponíveis no mercado nacional e internacional. Talvez uma boa ideia seja eleger algumas pessoas para pedir essas fraldas e disponibilizar no convite o site para compra online. Ou ainda solicitar um fundo para que depositem o valor referente à fralda e depois você mesma efetua a compra. Há ainda a possibilidade de pedir que o fornecedor esteja no Chá de Fraldas, e aí os convidados poderiam comprar durante a festa.