fbpx

12 regras ao visitar um recém-nascido!

por Isa
dicas-ao-visitar-um-recem-nascido

Imagem Thais Camara Fotografia

Para a maioria das famílias, os dias na maternidade e os primeiros dias em casa são exaustivos, permeado por descobertas, incertezas, frustrações e alegrias.

Até nos acostumarmos com a nova dinâmica, demora um pouco.

Por isso, quem visita o novo bebê deve seguir algumas regras básicas.

Listamos algumas, baseadas em nossas experiências!

É claro que se você for um parente bem próximo (avós e tios, por exemplo) ou a melhor amiga da mãe, a maioria das regras não se aplica a você. Mas é sempre bom perguntar antes e lembrar que bom senso é fundamental!

Uma dica aos pais: vale combinar antes qual será a conduta na hora das visitas e orientar toda a “equipe de apoio”. Pais, avós e acompanhantes desenvolvem um papel fundamental, seja pedindo para as visitas higienizarem mãos, falarem baixinho ou se retirarem na hora das mamadas (se esse for o desejo da mãe).

 

1) Faça uma visita rápida

É importante permanecer apenas o tempo necessário para felicitar os pais e conhecer o bebê.

A família está recebendo outras visitas e ainda precisa de tempo para descansar, amamentar, cuidar e dar atenção aos outros irmãos (se já existirem!), entre outras tarefas.

Na maternidade, procure ficar por 10 a15 minutos.

Quando a visita é feita em casa, 30 minutos me parece o ideal.

Se perceber que a mamãe está cansada, avalie diminuir esse tempo.

regras-e-dicas-para-visitar-um-recem-nascido

 

2) Prefira conhecer o recém-nascido na maternidade

A visita feita ainda na maternidade, facilita a vida da mãe, pois ela não precisa se preocupar com os protocolos a serem seguidos para receber um convidado.

Se a visita for feita em casa, sugiro que seja feita pelo menos 1 mês após o nascimento. Os primeiros dias são cansativos e a família está se adaptando à chegada do novo membro.

 

3) Jamais apareça (em casa) de surpresa

A visita deve ser marcada com antecedência, de acordo com a disponibilidade da família. Pergunte qual o melhor dia e horário.

 

4) Nunca visite a família depois das 20h

Se o nascimento for durante a semana, a maioria das visitas só consegue ir no fim da tarde, mas nunca chegue depois das 20h. A mãe certamente já teve um dia exaustivo e está ansiosa por descanso.

 

5) Não peça para pegar o bebê no colo!

Você só deve pegar o recém-nascido no colo, se for para atender um pedido da mãe.

Do contrário admire o bebê no bercinho, no colo da mãe ou onde ele estiver, sem pegá-lo.

 

6) Não beije bochechas e mãos do recém- nascido

Como o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, não devemos beijar o rosto e as mãos do bebê. Prefira acariciar cabeça e pezinhos.

 

7) Fotos do bebê só com permissão e sem flash!

Antes de tirar uma foto do recém-nascido, pergunte se a mãe autoriza. Mas sempre desligue o flash antes do clique. Publicar em redes sociais sem autorização dos pais, nem pensar!

dicas-para-visitar-um-recem-nascido

 

8) Evite levar crianças

Se der para evitar, não leve crianças para visitar um recém-nascido. Crianças tendem a tumultuar o ambiente e, no geral, querem pegar e tocar o bebê. O que a família mais precisa nesse momento é tranquilidade e descanso.

 

9) Deixe mãe e bebês sozinhos durante a amamentação

O momento das mamadas é, na maioria das vezes, tenso. Portanto, deixe mãe e bebê a sós. Aproveite para finalizar a sua visita ou, se tiver acabado de chegar, saia do quarto e retorne quando for chamado pela mãe. É preciso dar espaço e tempo à mãe, respeitando a sua privacidade.

12-dicas-para-visitar-um-recem-nascido-em-casa

 

10) Nunca visite um recém-nascido se estiver doente

Qualquer resfriado ou indisposição é indicativo de que a visita deve ser cancelada. Como falamos anteriormente, o sistema imunológico do recém-nascido está em formação e, por isso, todo cuidado é pouco!

12-dicas-para-visitar-um-recem-nascido

 

11) Higienize as mãos e evite fortes odores

Assim que chegar para visitar um recém-nascido higienize suas mãos com álcool ou se dirija ao banheiro para lavá-las. É um ato de proteção ao bebê.

Evite cheiros fortes de perfumes e cigarro.

12-regras-para-visitar-um-recem-nascido

 

12) Não dê palpites, se não for convidada a fazê-lo

Conselhos inoportunos podem deixar a nova (ou veterana) mãe irritada, insegura ou frustrada. O que ela menos quer ouvir nesse momento são sugestões sobre como cuidar do seu filho. Deixe-a conduzir a maternidade da forma que escolheu para si.

12-dicas-para-visitar-um-recem-nascido-na-maternidade

 

 

Dicas e Sugestões na hora da visita ao recém-nascido

Levar ou não flores para a mãe?

Flores são sempre uma ótima pedida e a mãe merece todos os mimos do mundo, principalmente quando todo o foco está no bebê. Mas as flores podem causar alergias aos recém-nascidos e por isso, algumas maternidades já aderiram ao hábito de deixa-las do lado de fora do quarto. Prefira levar revistas, um livro ou algo do agrado da mãe.

 

E quando tem um irmão ou irmã mais velho(a)?

A chegada de um irmãozinho é sempre difícil para o primogênito. Todas as atenções estão voltadas para o novo membro da família. Para que os mais velhos não se sintam preteridos, leve um agrado para ele(a) também!

 

Atenção aos sinais

É importante ainda estar atenta ao ambiente e aos sinais dos pais e do bebê.

Percebeu que o quarto a maternidade está muito cheio pela concentração de visitas em determinado horário? Bebê ou os pais estão irritados? Abrevie o tempo de visita!

Seguindo esses conselhos você estará contribuindo com a família que está concentrada no acolhimento de um novo membro.

 

Esse é um tema de utilidade pública, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações tão importantes. Você estará contribuindo para a tranquilidade de uma mãe recém-parida! 😂😂😂😂

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais