Depois que o bebê completa um ano as necessidades do quarto começam a mudar: de um ambiente asséptico, com cara de berçário, começa a ter decoração com preferências da criança, que já tem poder de escolha e cada vez mais autonomia.
É nosso papel estimular a independência nos nossos filhos. Um dos caminhos é o quarto montessoriano, como já falamos aqui. Algumas adaptações são bem simples de fazer e garantem que o quarto se prolongue pelo menos até os cinco anos de idade da criança.
Por aqui já começamos algumas alterações no quarto do Felipe: o berço vai virar cama (ele é com regulagem adaptável) e para isso sai de cena o kit-berço e entram em cena novas roupas de cama. Outro atrativo é a prateleira de livros – elas foram instaladas de modo que ele possa acessar sozinho, tanto do berço quanto do chão, permitindo que ele escolha o livrinho que vamos ler.
Os sacos de brinquedo também são ótimos para organizar a bagunça. Vou confessar um segredo: eu nunca comprei nenhum brinquedo para o Felipe. A maioria ele ganhou. E se você fez ou fará festa de um ano para o seu filho, se prepare! Aqui temos dicas também de brinquedos para até 18 meses e de como organizar para que todos possam ser aproveitados.
As primeiras mudanças, antes ainda dos 12 meses, foram retirar o trocador – desde que Felipe começou a querer se virar as trocas de fraldas são feitas no berço ou na cama – e o móbile do berço, que já não é mais indicado para a fase dele (18 meses atualmente).
Como adequar o quarto de um bebê a partir de um ano de idade?
- Cama – não existe um consenso sobre o momento de mudar a criança do berço para a cama. O ideal é observar seu filho e verificar se ele começa a querer sair do berço sozinho para migrar para a caminha. Aqui a Isa já deu várias dicas de como escolher a cama ideal para os pequenos. Muitos compram o berço que vira caminha, como é o meu caso. Essa decisão pode adiar a compra de uma cama até os três anos de idade, dependendo do tamanho da criança.
- Prateleiras para livros – é muito importante estimular a leitura com os pequenos. E isso se dá de duas maneiras: exemplo (a criança perceber que os pais têm a leitura por hábito) e acesso. Sou contra ler livro para criança na hora de dormir porque creio que não devemos associar leitura a sono, então o ideal é que eles tenham como escolher os livros quando bem entenderem e deixar expostos os títulos que mais agradam as crianças pode ser uma boa estratégia.
- Organizadores de brinquedos – aqui em casa usamos sacos específicos para organizar os brinquedos e os separo por tipos: encaixar, bonecos, bolas. Os baús também são uma boa alternativa, caso caibam na sua decoração! Outro recurso usado são as prateleiras ou estantes de brinquedos, mas aqui um alerta: deixar todos os brinquedos expostos pode fazer com a criança não tenha foco em nenhum. É bom fazer um rodízio de (poucos) brinquedos por dias ou semanas, de modo que todos sejam utilizados.
- Mesa e cadeira de atividades – são fundamentais para que a criança possa desenvolver a coordenação motora fina com massinha e desenho, por exemplo. Se seu filho ainda não frequenta creche é ainda mais importante pensar em adquirir essa dupla. Alguns são com diversas funções, como esse 4 em 1 da @anacondakids que é mesinha, cadeirinha, cadeira de alimentação e torre de aprendizagem.
- Closet montessoriano – esse também está na lista aqui de casa. A nossa teoria aqui é que menos é mais, então só tenho o essencial de roupa para Felipe naquele período. Hoje ele ocupa um compartimento do armário do Alexandre (que fica no quarto dele). A cômoda seria mantida, mas a ideia é ter esse armário para estimular a autonomia e a organização da criança.
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