fbpx

Transição do quartinho do bebê a partir de 18 meses

por Thainá Halac
quartinho-de-bebe

Foto: Renata Missagia

Depois que o bebê completa um ano as necessidades do quarto começam a mudar: de um ambiente asséptico, com cara de berçário, começa a ter decoração com preferências da criança, que já tem poder de escolha e cada vez mais autonomia.

É nosso papel estimular a independência nos nossos filhos. Um dos caminhos é o quarto montessoriano, como já falamos aqui. Algumas adaptações são bem simples de fazer e garantem que o quarto se prolongue pelo menos até os cinco anos de idade da criança.

Por aqui já começamos algumas alterações no quarto do Felipe: o berço vai virar cama (ele é com regulagem adaptável) e para isso sai de cena o kit-berço e entram em cena novas roupas de cama. Outro atrativo é a prateleira de livros – elas foram instaladas de modo que ele possa acessar sozinho, tanto do berço quanto do chão, permitindo que ele escolha o livrinho que vamos ler.

Os sacos de brinquedo também são ótimos para organizar a bagunça. Vou confessar um segredo: eu nunca comprei nenhum brinquedo para o Felipe. A maioria ele ganhou. E se você fez ou fará festa de um ano para o seu filho, se prepare! Aqui temos dicas também de brinquedos para até 18 meses e de como organizar para que todos possam ser aproveitados.

As primeiras mudanças, antes ainda dos 12 meses, foram retirar o trocador – desde que Felipe começou a querer se virar as trocas de fraldas são feitas no berço ou na cama – e o móbile do berço, que já não é mais indicado para a fase dele (18 meses atualmente).

Como adequar o quarto de um bebê a partir de um ano de idade?

  1. Cama – não existe um consenso sobre o momento de mudar a criança do berço para a cama. O ideal é observar seu filho e verificar se ele começa a querer sair do berço sozinho para migrar para a caminha. Aqui a Isa já deu várias dicas de como escolher a cama ideal para os pequenos. Muitos compram o berço que vira caminha, como é o meu caso. Essa decisão pode adiar a compra de uma cama até os três anos de idade, dependendo do tamanho da criança.

    como-escolher-a-cama-que-para-transicao-do-bebe-renata-missagia

    Foto: Renata Missagia

  2. Prateleiras para livros – é muito importante estimular a leitura com os pequenos. E isso se dá de duas maneiras: exemplo (a criança perceber que os pais têm a leitura por hábito) e acesso. Sou contra ler livro para criança na hora de dormir porque creio que não devemos associar leitura a sono, então o ideal é que eles tenham como escolher os livros quando bem entenderem e deixar expostos os títulos que mais agradam as crianças pode ser uma boa estratégia.

    prateleiras-organizadas-com-livros-infantis-foto-renata-missagia

    Foto: Renata Missagia

  3. Organizadores de brinquedos – aqui em casa usamos sacos específicos para organizar os brinquedos e os separo por tipos: encaixar, bonecos, bolas. Os baús também são uma boa alternativa, caso caibam na sua decoração! Outro recurso usado são as prateleiras ou estantes de brinquedos, mas aqui um alerta: deixar todos os brinquedos expostos pode fazer com a criança não tenha foco em nenhum. É bom fazer um rodízio de (poucos) brinquedos por dias ou semanas, de modo que todos sejam utilizados.
  4. Mesa e cadeira de atividades – são fundamentais para que a criança possa desenvolver a coordenação motora fina com massinha e desenho, por exemplo. Se seu filho ainda não frequenta creche é ainda mais importante pensar em adquirir essa dupla. Alguns são com diversas funções, como esse 4 em 1 da @anacondakids que é mesinha, cadeirinha, cadeira de alimentação e torre de aprendizagem.
  5. Closet montessoriano – esse também está na lista aqui de casa. A nossa teoria aqui é que menos é mais, então só tenho o essencial de roupa para Felipe naquele período. Hoje ele ocupa um compartimento do armário do Alexandre (que fica no quarto dele). A cômoda seria mantida, mas a ideia é ter esse armário para estimular a autonomia e a organização da criança.

Gostaram das nossas dicas? Compartilha com as mamães que você conhece!

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se estiver de acordo, clique em aceitar. Aceitar Leia Mais